Súmula do projeto pedagógico



Baixar 452,5 Kb.
Página1/35
Encontro11.06.2018
Tamanho452,5 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   35

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO


CURSO: Educação Física

MODALIDADE PRESENCIAL COM OFERTA DE

DISCIPLINAS AMPARADAS PELA

PORTARIA MEC Nº 4.059/04

Unidade Campus

Toledo
2006

1. HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Educação Física foi implantado no ano 2000, funcionando em dois turnos distintos: matutino e noturno. Nestes cinco anos de existência foram formadas três turmas matutinas (houve vestibular em julho de 2000) e duas turmas no noturno, tendo sido formados mais de 250 profissionais de Educação Física.

O Curso de Educação Física funciona no Campus II e conta com a seguinte estrutura física: salas de aulas (4 para graduação, 1 para pós-graduação e 1 multimídia), 2 (duas) piscinas térmicas (adulta e infantil), 1 piscina olímpica e 2 (duas) piscinas de uso infantil, ginásio poliesportivo com 2 quadras polivalentes e ginásio específico para ginástica e lutas, academia de musculação, sala dei danças e salão de eventos. Ainda estão instaladas as clínicas de: Fisioterapia e Nutrição, onde os acadêmicos fazem seus estágios profissionalizantes atendendo à comunidade local.

O curso de Educação Física da UNIPAR CAMPUS TOLEDO tem se destacado pelas importantes atividades realizadas junto à extensão comunitária no município. Uma parceria da Unipar com a Prefeitura Municipal tem permitido a avaliação física e acompanhamento do desempenho das principais equipes esportivas do município, casos do Futebol de Campo, Futebol de Salão, GRD e Natação.

Destaca-se também o atendimento aos portadores de necessidades especiais que podem praticar a Natação, onde são atendidos os alunos da APAE, o Judô para Deficientes Visuais e o Handebol em Cadeira de Rodas, modalidade que está sendo adaptada pelo Curso de Educação Física da UNIPAR CAMPUS TOLEDO/PR

Outra área de atendimento comunitário é a Natação onde, através de parceira cm a Escola de Natação TCHIBUUMM são atendidos desde escolares (Jogos Colegiais), até a terceira idade, passando pela comunidade acadêmica universitária e adulta (Campeonato Paranaense Master).

O Curso de Educação Física desenvolve importantes projetos de pesquisa, que contam com acadêmicos inseridos em programas de iniciação cientifica (PIBIC e PIC). Estes projetos contam com a orientação de professores mestres e doutores e já tem obtido importantes resultados e publicações cientificas em congressos da área, contando com apoio dos órgãos de fomento federal (CNPq) e estadual (Fundação Araucária).

O Curso de Educação Física da UNIPAR CAMPUS TOLEDO/PR por intermédio de seus estágios proporciona ao acadêmico o domínio do ambiente escolar, desenvolvendo projetos nas escolas como forma de retribuir a receptividade, além de colaborar na organização dos Jogos Escolares de Toledo.

O estágio procura ampliar a visão das diferentes áreas de atuação do profissional, desenvolvendo também projetos em Academias, Clubes, Associações, que podem inclusive ser desenvolvido dentro da própria UNIPAR, através do Programa Institucional de Lazer e Esporte na Universidade.

No âmbito do ensino a implantação da disciplina de Fundamentos Metodológicos dos Esportes Ecológicos demonstra a preocupação com o atendimento da realidade regional e o incentivo à diversidade.

A qualidade de ensino é garantida pelo apoio institucional das ações docentes, que além de possuírem estrutura física e material, contam com programas de incentivo à formação continuada e valorização profissional.

A pesquisa também é elemento fundamental na evolução do curso com a realização de projetos de pesquisa financiados pela instituição e contando com a participação de discentes, através dos programas PIBIC e PIC e que a partir de 2005 passa a apresentar resultados significativos.

A extensão tem sido encarada como momento de síntese entre ensino e pesquisa, por possibilitar a aplicação prática dos conteúdos ministrados em sala e permitir a coleta de dados que são utilizados na produção de trabalhos científicos, além de propiciar o atendimento à comunidade, levando o acadêmico a vivenciar de forma controlada e orientada a experiência profissional no mercado de trabalho.









Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   35


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa