Seminário de ensino gem. Fis: Grupo de Estudos Multidisciplinar em Fisiologia e a promoção da saúde



Baixar 29.75 Kb.
Encontro30.06.2018
Tamanho29.75 Kb.

SEMINÁRIO DE ENSINO

GEM. FIS: Grupo de Estudos Multidisciplinar em Fisiologia e a promoção da saúde

Daniela Mardegam Razente /danimardegam@hotmail.com

Cátia Gazzola Carissimi/ pknatita@hotmail.com

Luis Fernando Guerreiro/ lfernandoguerreiro@hotmail.com

Camila Wally/ camilawally@hotmail.com

André Peres Koth/ andrekoth@hotmail.com

Eduarda Santa Helena/ dudinha_taurouco@hotmail.com

Franciele Rech./ francielyrech@hotmail.com

Luciane Letícia Lampert/ Luciane_leticia@hotmail.com

Bruno Rodrigues de Oliveira / brunobio2008@hotmail.com

Marcel Gräve Oliveira/ m4rc3l@hotmail.com

Renata Vasconcelos Ottes/ renataottes@hotmail.com

Sandra Isabel Moreno Abril / pluieag@gmail.com

Carla Amorim Neves Gonçalves/ camorimgon@gmail.com



Introdução

Uma das principais preocupações da comunidade científica, na área da saúde pública, vem sendo a busca de alternativas que possam reverter a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados à obesidade, sedentarismo e conseqüentemente das doenças crônico-degenerativas. Ações multidisciplinares e a capacitação de profissionais da área de saúde são de fundamental relevância para um bom resultado no tratamento e prevenção das doenças crônicas degenerativas.

Imbuído deste espírito, foi proposto o projeto “O ensino de fisiologia e a promoção da saúde no ensino básico municipal – resgatando o papel do professor de ciências e de educação física” com o objetivo de aprofundar entre a comunidade acadêmica da FURG (cursos das áreas de saúde e ciências biológicas) conhecimentos de fisiologia humana aplicada em indivíduos saudáveis ou patológicos, visando sua práxis profissional, e discutindo as formas pelas quais seu papel como promotor da saúde pública pode ser posto em prática.

Metodologia

Para a criação do grupo multidisciplinar de estudos em fisiologia humana (GEM.FIS) primeiramente foram selecionados alunos da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e alunos da graduação das áreas da saúde e ciências biológicas para compor a equipe executora (2 bolsistas REUNI, 2 bolsistas FURG). Foi realizada a divulgação através de cartazes e as inscrições foram realizadas via e-mail. As atividades do GEM.FIS são realizadas na FURG, campus da saúde. Os encontros quinzenais ocorrem aos sábados pela manhã com duração de duas horas. Como metodologia de estudo propõe-se leitura de artigos científicos previamente selecionados por todos inscritos, apresentações de seminários pela equipe executora, participações de palestrantes especialistas nos temas em estudo, discussões e reflexões orais e avaliações escritas sobre o tema proposto. Como avaliação da primeira unidade de estudo sedentarismo e obesidade, foi proposto um estudo de caso (Figura 1) para o qual cada participante era convidado a dar direcionamentos de conduta ao “paciente” considerando sua futura atuação profissional.



Resultados e Discussão

Inscreveram-se para participar do GEM.FIS acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Odontologia, bem como profissionais formados de outras áreas. No período de maio a agosto, foram realizados 6 encontros, sobre os temas: sedentarismo, obesidade e atividade física, foram lidos e discutidos os artigos apresentados nas referências. Em cada encontro a média de participantes da graduação foi de 80%. Na avaliação da primeira unidade 90% dos alunos dos participantes recomendaram a reeducação em casa, com orientação alimentar e pela prática de atividades físicas. Quando há a possibilidade de contar com o auxílio de outros profissionais, é importante a figura de um médico a fim de avaliar o quadro, prescrever medicamentos e investigar fatores genéticos e uma possível prevenção familiar. Também foi considerado importante o encaminhamento a um nutricionista para uma proposta de reeducação alimentar, auxílio de um educador físico para a prática de atividades que melhorem o desempenho tanto físico quanto metabólico e o encaminhamento a um psicólogo que possa auxiliar o lado emocional e melhorar a auto-estima para que se tenha mais adesão ao tratamento.

Considerações Finais

Como conclusões preliminares do GEM.FIS identificamos que independente da área de atuação de cada participante, foram obtidas condutas comuns demonstrando que todos estão conscientes da importância de cada profissional para a resolução do problema proposto, e que a prática multidisciplinar para a resolução de problemas em saúde, se faz imprescindível no nosso cotidiano. Isto nos leva a sugerir que em breve vários jovens profissionais estarão sendo formados como uma experiência que embora não formal, lhes permitirá a inserção profissional em ações multidisciplinares cônscios dos valores de cada um para o sucesso da atividade.

Palavras chaves: Ensino de Fisiologia - Promoção da Saúde – Multidisciplinaridade

Referências Bibliográficas.

Alexandre Palma. Exercício Físico e Saúde; Sedentarismo e Doença: Epidemia, Causalidade e Moralidade. Motriz, Rio Claro, v.15 n.1 p.185-191, jan./mar. 2009


S.F.M. Chastin , M.H. Granat. Methods for objective measure, quantification and analysis of sedentary behaviour and inactivity. Gait & Posture 31 82–86 2010.
Rosely Sichieri, Rita Adriana de Souza. Estratégias para prevenção da obesidade em crianças e adolescentes. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24 Sup 2:S209-S234, 2008

Juan Pablo Rey-Lopez, German Vicente-Rodrıguez, Mireia Biosca, Luis A. Moreno. Sedentary behaviour and obesity development in children and adolescents. Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases 18, 242 e 251 2008.

Baixar 29.75 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa