Seedf/cret



Baixar 324,67 Kb.
Página1/12
Encontro09.09.2018
Tamanho324,67 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12

QSD área especial 02, Taguatinga Sul



centrodeensino09@gmail.com
Grupo 149

SEEDF/CRET

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 09 DE TAGUATINGA

Unir-se é um bom começo,



manter a união é um progresso

e trabalhar em conjunto

é a vitória.”

Henry Ford

Sumário


1.

1- Apresentação

O Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga/CEF 09 buscou para construção deste documento a participação de todos os seguimentos da comunidade escolar (diretora, vice-diretora, supervisora pedagógica, coordenadoras pedagógicas, professores, orientadoras educacionais, servidores da carreira assistência à educação, funcionários terceirizados, alunos, pais e familiares e representantes da comunidade vinculada ao processo educativo da escola) para elaborarem juntos esta proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem. A produção coletiva e democrática possibilita que aflore o sentimento de pertencimento em alunos, familiares e comunidade escolar. Essa integração promove a imagem pública da instituição para a construção coletiva de um plano de trabalho.

O projeto político pedagógico também ajuda na organização do trabalho pedagógico da escola, ao apontar não apenas o que fazer, mas como fazer para que cada profissional e todos os alunos avancem em suas relações de aprendizagens, contribuindo para a vida social da instituição, superando conflitos e agregando valores humanizadores. A proposta pedagógica do CEF 09 alicerça prerrogativas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – LDB 9394/96, na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica – Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; na proposta de estruturação curricular do DF – O Currículo em Movimento e Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 3°Ciclo.

Nesta perspectiva a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças e na consideração das peculiaridades dos adolescentes no Ensino Fundamental de 9 anos atendidos por esta Unidade Escolar do 3° Ciclo de Aprendizagem que dividi-se em dois blocos: 1° Bloco (atuais 6° e 7° ano) e 2° Bloco (atuais 8° e 9° ano).

Considerando que os alunos desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea, este documento tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todos eles, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixas etárias por meio de ações que propiciem o desenvolvimento de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Considerou também as relações diretas e indiretas dessas práticas com o perfil da comunidade escolar, convocando toda a comunidade para esta reflexão e promovendo debates acerca de vários temas. Objetivou-se uma análise sobre as expectativas, pois conhecendo seus anseios, necessidades, formas de sobrevivência, valores, costumes, manifestações culturais e artísticas é que iremos atender a comunidade e direcionar nosso aluno e nossa prática pedagógica, auxiliando-o a ampliar sua compreensão e transformação do mundo.

Baseados nesta convicção é que justificamos este projeto, que já está norteando o fazer administrativo e pedagógico do CEF 09.

Este projeto foi elaborado baseado nas discussões realizadas na semana pedagógica no período 06 a 09 de fevereiro com a diretora, vice-diretora, supervisora pedagógica, coordenadoras pedagógicas, os professores, orientadoras educacionais, servidores da carreira assistência à educação e funcionários terceirizados. No dia 15 de fevereiro, no primeiro dia letivo, os professores conversaram com os alunos ouvindo suas histórias, suas ideias, seus conhecimentos e suas expectativas. No dia 24 de fevereiro durante a reunião com os pais e responsáveis explicou-se o funcionamento do 3° Ciclo. Também nesta reunião foi entregue um questionário para diagnose da realidade familiar. No dia 19 de março foi aplicada pelos professores uma avaliação diagnóstica inicial e no dia 11 de abril uma reunião com representantes de todos os seguimentos da escola para apreciação e avaliação do PPP.
2-Histórico




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa