Secretaria de esportes e lazer



Baixar 114,82 Kb.
Página1/3
Encontro21.09.2018
Tamanho114,82 Kb.
  1   2   3




PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO

SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER

Da Criança ao Idoso, Esporte e Lazer para todos”!




Diagnóstico

O Programa Idoso em Movimento funciona no município de Toledo desde agosto de 2013, e foi uma iniciativa do prefeito, da secretária de assistência social e da secretária de esportes que, tem como objetivo principal o atendimento aos 42 grupos de idosos do município que abrangem aproximadamente 4.000 idosos com atividades físicas, recreativas e de lazer voltadas a promoção das saúde, que antes do programa ficavam desassistidos pela assistência social, uma vez que esta pasta tem como prioritário o atendimento aos idosos em situação de vulnerabilidade social e com violação de direitos.

Justificativa

A ideia de formar grupos de idosos está se propagando em todas as regiões do país. Interagir socialmente, sobretudo com amigos da mesma geração, possibilita ao idoso construir novos laços de relação com os pares favorecendo dessa forma o bem-estar físico, psicológico e social dos idosos. Quanto mais atuantes e integrados em seu meio social, menos ônus trarão para a família e para os serviços de saúde (ALMEIDA et.al. 2010).

Para tanto, buscando colocar em prática os procedimentos preconizados na Política Nacional do Idoso (Lei Federal do Brasil nº 8.842, de 04/01/1994), que garante ao acesso ao esporte e ao lazer para o idoso, a administração implantou em 2013 uma política pública de esportes e lazer voltada à promoção e manutenção da saúde do idoso buscando melhorar a qualidade de vida e a autonomia dessa população, e de acesso livre a todos os idosos do município.

A proposta foi à criação de um setor específico dentro da Secretaria de Esportes e Lazer, implantando assim o Programa Idoso em Movimento. A adesão e a participação ativa das lideranças dos grupos de convivência no processo de tomada de decisão e na implantação do programa contribuíram significativamente para o sucesso e proporção dessa política pública. Assim, a Secretaria Municipal de Esportes e lazer criou estratégias para o atendimento a 42 Grupos de Idosos e demais idosos do município, sem a obrigatoriedade de estar vinculado a algum grupo de idosos.

Nesse sentido Jacobi (2000), diz que a participação ampliada da comunidade na tomada de decisões, configura a possibilidade dos cidadãos representarem um papel relevante no processo, e, a participação se consolida na medida em que viabiliza a capacidade dos indivíduos se organizarem para influenciar direta ou indiretamente a formulação de Políticas Públicas.

Logo, a implementação de políticas públicas democráticas podem funcionar como uma ponte entre as ações administrativas e o cidadão enquanto sujeito social dotado de direitos e deveres.

Nas palavras de Souza (2001), a formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.

Descrição

Para Braga (2001), é inconcebível que a sociedade ainda não compreenda que aquele homem que envelhece continua existindo e manifestando os mesmos desejos, os mesmos sentimentos, as mesmas reivindicações, assim como na sua juventude. Ser um cidadão é poder atuar ativamente nas manifestações e fiscalizações, cumprir deveres e cobrar os direitos (reservados na Constituição de 1998). É poder participar plenamente no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

As atividades do Programa Idoso em Movimento se concentram na cidade e no interior do município, nos ginásios esportivos, associações de moradores, parques e praças, sempre com acompanhamento de profissionais de educação física gerando aproximadamente 4.000 atendimentos mensais.

Quanto aos recursos financeiros, a secretaria de Esportes e Lazer dispõe de uma dotação orçamentária própria para o setor do Idoso em Movimento de aproximadamente 347.000,00 ao ano que são divididos entre repasse de convênios e compra de material e pagamento de transporte para a manutenção do programa.

A administração contratou seis profissionais de educação física, que se deslocam até os Grupos de Idosos, associação de moradores ou algum espaço público destinado a prática de atividades físicas e de lazer e realizam as atividades, sempre com uma boa adesão.

Além das atividades físicas e recreativas que os idosos participam de maneira gratuita, uma vez ao mês a secretaria organiza algum evento para socializar um grande número de idosos em um mesmo local. “Há meses que acontecem caminhadas, e para auxiliar solicitamos o apoio da secretaria da saúde que faz aferição de pressão, exames de HGT e demais orientações, todos os participantes recebem um brinde motivacional, frutas e sucos custeados pelo patrocinador. Todo ano no mês de maio acontecem os Jogos dos Grupos de Idoso, é uma semana intensa de atividades envolvendo jogo de bocha, trilha, canastra, dominó bolãonzinho de mesa, truco e quatrilho, eles que escolheram as modalidades, e neste ano será a terceira edição com mais de 1.100 participantes”. E além das atividades esportivas, a secretaria de esportes e lazer, organiza festival cultural, matines gincanas e passeios.

Dentre as atividades que compões o Programa Idoso em Movimento, a secretaria de esportes e lazer firmou convênio com uma Universidade privada local, para o desenvolvimento do “Projeto Pilates na Geriatria”.

No projeto Pilates na Geriatria os idosos do município de Toledo participam gratuitamente das atividades em que acadêmicos de fisioterapia supervisionados pelos seus professores oferecem aulas de Pilates nos grupos de c de idosos. Através desta parceria, idosos que não tem condições de pagar por uma aula de Pilates, tem a vivência gratuita da prática.

Outro benefício que os idosos acompanhados pelo Programa Idoso em Movimento podem usufruir é o “Projeto ÁguAtiva”.Duas vezes por semana, atividades aquáticas como natação e hidroginástica fazem parte do rol de atividades disponibilizadas no programa para a população idosa.O Projeto tem capacidade para atender 150 pessoas e funciona na piscina pública municipal.

Um projeto cultural dentro do programa é o “Projeto Meu Município, Minha História” que acontece todas as segundas- feiras. Segundo a secretária de esportes e lazer, o ônibus da secretaria é disponibilizado e as professoras do programa Idoso em Movimento acompanham 40 idosos em pontos turísticos do município que incluem o aquário municipal, um parque linear, e o acervo do museu histórico. Os idosos também são recebidos no gabinete do prefeito no dia do passeio. A principal finalidade do projeto é oportunizar o acesso a locais turísticos do município, aproximar a população ao gestor público e resgatar a memória cultural da construção da história de cada um através da visita ao museu.

Com a finalidade de promover a inclusão social da pessoa idosa e o fortalecimento dos vínculos, desde o ano de 2013 a administração municipal, através de projeto de lei e de dotação orçamentária da Secretaria de Esportes e Lazer, repassa recursos financeiros aos Grupos de Idosos através do “Programa de Apoio aos Grupos de Idosos”, desde que estes manifestem interesse em receber o recurso, e, estejam com a documentação em dia, de acordo com as exigências do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e da Controladoria Interna do Município. Após a documentação encaminhada, é firmado um convênio entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a entidade beneficiada, tendo esta, um prazo pré-estabelecido para gastar o dinheiro e fazer a prestação de contas, conforme um plano de aplicação devidamente aprovado. Os recursos são repassados de acordo com a quantidade de participantes dos grupos.

Em 2016, também iniciaram as atividades do Centro de Desenvolvimento Físico e Funcional para o Atleta e para o Idoso, que contará com academia de musculação e sala de fisioterapia. O objetivo destes dois espaços é atender atletas de rendimento e a população idosa que faz parte do Programa Idoso em Movimento, com foco principal na prevenção das doenças crônicas degenerativas decorrentes da idade na manutenção da saúde através de atendimento individualizado.

O Programa Idoso em Movimento também tem dois patrocinadores que investem no marketing esportivo: uma empresa de colchões e outra da linha fitness, que custeiam as despesas dos eventos, como ornamentação dos locais, brindes, compra de frutas, e em troca podem utilizar dos espaços dos eventos para divulgar sua marca.

Nas palavras de Okuma (1998), a atividade física é essencial para estimular varias funções do organismo, sendo não só importante no tratamento e controle de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, mas também é essencial na manutenção das funções do aparelho locomotor, esse que por sua vez, tem uma função muito importante no idoso, que é o desempenho das atividades diárias.

A autora destaca ainda que à medida que as pessoas permanecem fisicamente ativas, ou recuperam suas possibilidades corporais e de movimento, percebem que são diferentes do modelo de ser velho socialmente estabelecido, rompendo com uma visão negativa sobre si e sobre seu envelhecimento.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa