Saberes e Sabores, uma experiência prazerosa



Baixar 19.4 Kb.
Página1/4
Encontro07.10.2018
Tamanho19.4 Kb.
  1   2   3   4

Saberes e Sabores, uma experiência prazerosa”

GT 1 – Arte, cultura e linguagens.
Beatriz Pinto Viana (EEAAR/SEDUC)-viana.bia@hotmail.com

Maria de Lourdes Conceição de Souza (EEAAR/SEDUC)-conceicaolourdes@hotmail.com



Maria do Carmo Barros Saraiva Saad(EEAAR/SEDUC)-carminha2014@gmail.com

Munir Kassen Fares (EEAAR/SEDUC)- munirkassen@gmail.com
Resumo

O presente pôster foi elaborado partindo da experiência pedagógica interdisciplinar com as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio, do período matutino do ano de 2015, na Escola Estadual André Avelino Ribeiro. Teve como objetivo desenvolver no educando o hábito da leitura e da escrita, para que o mesmo auxilie na formação e desenvolvimento intelectual do aluno. O recurso metodológico aplicado foi pautado no levantamento das poesias e musicas dos mais diversos gêneros, em diferentes suportes. Organização do material, separação de gêneros textuais adequados para cada faixa etária, numa perspectiva interdisciplinar. Após o desenvolvimento de todas as atividades pudemos perceber a motivação, satisfação e a sensibilização dos alunos, que quanto mais um indivíduo lê mais integrado com o seu meio estará.

Palavras chave: Escola; Leitura; Aprendizagem.
1 Introdução
Nos últimos anos, observa-se a preocupação com os alunos no baixo desempenho de avaliações institucionais (PROEB/SIMAVE, PROVA BRASIL e ENEM), o que provoca nos educadores inquietações. Para buscar alternativas que reduza esse índice de média baixa principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, percebemos que a escola necessita criar mecanismo para não só aumentar o índice institucional, mas despertar o gosto em aprender de forma diferenciada e assim superar as dificuldades de aprendizagem. É importante que a escola adote práticas pedagógicas que estimulem a criatividade, a curiosidade e o prazer da leitura.

Diante desse contexto que assola a educação brasileira, propusemos na Sala do Educador, um subprojeto interdisciplinar para desenvolver habilidades de leituras e interpretação de textos.

Sabemos que não é tarefa fácil trabalhar a leitura nas diversas áreas do conhecimento, pois a leitura é a chave para a aprendizagem de todos os conteúdos, contudo é o eixo central do ensino.

Neste mundo globalizado onde as tecnologias imperam, o ato de ler tornou-se obsoleto. É essencial despertar no jovem o gosto pela leitura nas diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, este subprojeto focado em práticas de leitura e em formação de leitores é relevante, pois indicaram novos caminhos para enfrentarmos os problemas.

O subprojeto “Saberes e Sabores” foi desenvolvido com os alunos do 3º Terceiros Anos do Ensino Médio da Escola Estadual André Avelino Ribeiro no ano de 2015, procurou enfatizar o objetivo de desenvolver no educando o hábito da leitura e da escrita, para que o mesmo seja auxiliado na sua formação e desenvolvimento intelectual.

Nesta ótica o incentivo às atividades de leitura poéticas e musicais, priorizou uma leitura prazerosa diante das sequências didáticas .

O trabalho buscou ainda contribuir para o redimensionamento das relações pedagógicas na escola, estimulando o desenvolvimento profissional dos professores, a inovação de recursos didáticos e de estratégias de ensino.



Baixar 19.4 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
Curriculum vitae
oficial prefeitura
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
outras providências
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
secretaria municipal
Dispõe sobre
Conselho municipal
recursos humanos
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
psicologia programa
ministério público
língua portuguesa
público federal
Corte interamericana