Rtigo3 Tema excepcionalidade



Baixar 30,22 Kb.
Página1/3
Encontro16.06.2018
Tamanho30,22 Kb.
  1   2   3

A rtigo3

Tema
EXCEPCIONALIDADE

O Conceito de Excepcionalidade: uma Abordagem Histórica

The Concept Of Exceptionality: A Historical Approach
Nelson Dagoberto de Matos
1- INTRODUÇÃO

Este ensaio tem como objetivo fazer uma análise do conceito de excepcionalidade, por meio de uma revisão teórica que evidencie as proposições conceituais dos pesquisadores, na literatura sobre o tema.

A conceituação de um determinado objeto de estudo pode ser entendida como um recurso acadêmico para delimitar suas características, fornecendo um quadro que possibilite o seu trato nas diversas instâncias da sociedade. Esta delimitação, em algumas situações, ocorre como exigência de um paradigma de ciência que leva à distinção de certos fenômenos ou fatos sociais, apontando claramente como será abordado o tema central no trabalho científico. No campo político-econômico, conceituar atribuindo características peculiares ao objeto de estudo define os critérios de distribuição ou locação de recursos, principalmente, financeiros, por parte do Estado. Para além do campo científico e político-econômico, há que se considerar os valores morais e éticos humanos, segundo os quais conceituar pode conduzir à inculcação de determinados atributos que ferem a dignidade do homem.

Assim, o termo excepcionalidade, enquanto símbolo que expressa uma condição ou fenômeno humano, pode ser compreendido à luz destes aspectos, resultado da dinâmica social.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal