Ronilda Iyakemi Ribeiro



Baixar 1,03 Mb.
Página1/99
Encontro05.09.2018
Tamanho1,03 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   99

Ronilda Iyakemi Ribeiro

ALMA AFRICANA NO BRASIL
OS IORUBÁS

Todos os direitos para a língua portuguesa reservados pela Editora Oduduwa.


Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, guardada pelo sistema retrieval ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este eletrônico, mecânico, de fotocópia, de gravação ou outros, sem prévia autorização por parte da Editora.

Revisor - Ralf Correia-Rickli

Revisor do Iorubá - Síkíru Sàlámi

Índice para catálogo sistemático:

Direitos reservados à Editora Oduduwa

Rua São Bartolomeu, 83

CEP 05014 - 030 Sumaré. São Paulo. SP

Tel: (011) 62.9256 - Telefax (011) 65.0962

Sou grata a Olodumare e aos Senhores do Karma pelo privilégio de servir de porta-voz da Tradição Iorubá, que tanto amo. Sou grata também aos meus companheiros no ideal de construir uma sociedade justa, onde imperem o Amor e a Paz. O compromisso com esses ideais maiores e com a tarefa de resgate da importância da sabedoria e dignidade do homem africano compartilho mais estreitamente com as seguintes pessoas: Sikiru Salami, fundador da Federação Internacional de Tradições Africanas e Culto aos Orixás- FITACO e do Centro Cultural Oduduwa, docente do Curso de Língua e Cultura Yoruba da USP; Rubens Eduardo Ferreira Frias, poeta e pensador, docente/pesquisador da UNESP de São José do Rio Preto; Ralf Correia-Rickli, escritor; Kabengele Munanga, docente/pesquisador do Centro de Estudos Africanos da USP; Babalorixá Falagbe Esutunmibi, presidente da FITACO; William E. Nelson, Jr., docente e pesquisador na Ohio State University e expressivo membro da African Heritage Studies Association; Ruth S. Hamilton, docente e pesquisadora da Michigan University, coordenadora do African Diaspora Research Project; Hélio Santos, coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial para Valorização da População Negra (Brasília DF).

Sou grata a Akin Agbedejobi, pela ajuda no trabalho de campo em Abeokuta e P. Ade Dopamu, da Universidade de Ilorin, pelo diálogo fecundo. Chief Wulemotu Alake, Iya-nla, mulher sábia de Abeokuta. Wilson Gomes Pinto, do IAMSPE e Iya-Obaluwaiye, de Abeokuta. Orientandos e orientados, discípulos/mestres desta caminhada. Amigos e companheiros da African Heritage Studies Association (USA); do Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro da USP - NEINB/USP (São Paulo); da Associação Brasileira de Capoeira Angola (Bahia); da Associação de Artistas e Animadores Culturais da Cachoeira (Bahia); do Núcleo de Consciência Negra (São Paulo), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, particularmente Jacques Marcovitch, Fundação Cultural Palmares, particularmente Dulce Maria Pereira.

Sou profundamente grata a

Osvaldo Ribeiro e Julieta Strefezza Ribeiro, meus pais: elos de ouro com os já idos e Eduardo, Marília, Rodrigo, Oluwakemi, Adeniyi, Dimitri: elos de ouro com os que estão por vir.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   99


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa