Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013



Baixar 31,47 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho31,47 Kb.




.

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.



PIBID: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

BEIERSDORFF, Luciani Wienke

TEIXEIRA, Mary Margareth


OSÓRIO , Mara Rejane Veira
lu_wienke@hotmail.com
Evento: 12ª Mostra de Produção Universitária (MPU)

Área do conhecimento: Seminário de Ensino
Palavras-chave: Educação Ambiental, ensino, interdisciplinaridade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Educação Ambiental (EA) da FURG. As atividades acontecem na Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Neves e têm como foco a horta orgânica. A partir de estudos sobre a EA (Loureiro, 2012, Carvalho, 2004 e Reigota, 2008, Segura, 2001), estamos construindo com a comunidade escolar uma proposta que tem como objetivo pensar a questão ambiental como um tema interdisciplinar e pautado por princípios socioambientais. Inicialmente trabalhamos com dois vídeos “A Ilha das Flores” e “A História das Coisas” com os alunos participantes das turmas das oitavas séries. E a partir desses vídeos fomentamos discussões sobre o consumo, vida sustentável, liberdade, capitalismo, a vida em sociedade, cidadania, entre outros.

Nesse processo, destacamos as contribuições do PIBID EA no fortalecimento da formação docente, do trabalho docente e na prática escolar. Como sabemos, mesmo sendo legalmente obrigatória a EA nas instituições formadoras, é possível dizer que esse é ainda, um grande desafio a ser enfrentado.



2 MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)
Iniciamos o trabalho no PIBID EA realizando um diagnóstico da Escola com a finalidade de conhecer, a estrutura, a comunidade, os projetos, as ações desenvolvidas naquele espaço. Para este trabalho utilizamos observações, questionários, saídas de campo, entrevistas e fotografias. Com os dados coletados e analisados, discutimos, pensamos e construímos um projeto de EA.

A horta orgânica pareceu-nos um bom instrumento pedagógico para começar a fluir o tema ambiental nesta escola. Pensamos que a partir da horta é possível desenvolver uma gama de atividades associadas as diferentes disciplinas e seus conteúdos programáticos. Assim, estão em andamento oficina temáticas que se desenvolvem em constante dialogo com o corpo docente e gestores da escola.




3 RESULTADOS e DISCUSSÃO
Esta é uma experiência inicial e os resultados ainda são poucos. Podemos dizer que um resultado importante foi possibilidade de entrar em contato com o tema EA, seus objetivos, princípios, variadas concepções e, principalmente, reconhecer a sua importância para a formação e trabalho docente. Na escola, em conjunto com a professora supervisora, estamos conseguindo chamar a atenção para a temática e constituindo um espaço educativo com as contribuições da EA.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O PIBID EA é um grande desafio, pois trata de uma temática que ainda não conseguiu muita atenção e importância no campo da educação escolarizada. Quando chegamos à escola precisamos construir um espaço, seduzir a comunidade e muita dedicação. Contudo, essa experiência de iniciação à docência fortalece e complementa nossos saberes sobre a escola, sobre a EA e sobre o trabalho docente.

Assim, o projeto do Pibid EA se justifica na produção multidisciplinar, ecológica e sustentável, referente às ações educativas complementares à sala de aula, fomentando atividades culturais, artísticas e ambientais. Possibilita à práxis, o intercâmbio cultural e vivências cooperativas flexíveis, permitindo que as pessoas envolvidas se tornem ativas, proporcionando um ambiente viável para a troca de conhecimentos, aberto às variadas relações dos participantes das atividades entre si e com o meio.



REFERÊNCIAS
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

PPP- Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Neves- 2011 e (2012 em construção).

REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. A educação ambiental frente ao esfacelamento da cidadania no governo Lula (2002-2006). In M. A. T. Ribeiro, J. Bernardes & C. Lang (Eds.), A produção na diversidade: Compromissos éticos e políticos em Psicologia (PP. 1-272). São Paulo - SP: Casa do Psicólogo, 2006.



SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua a consciência critica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa