ResoluçÃo nº 016/98 consepe



Baixar 132.07 Kb.
Página1/2
Encontro09.05.2020
Tamanho132.07 Kb.
  1   2


RESOLUÇÃO Nº. 016/98 - CONSEPE

Altera dispositivos da Resolução 25/95, que reformulou o Curso de História do Centro de Ciências da Educação – FAED.

O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONSEPE, da Fundação Universidade Estado de Santa Catarina-UDESC, no uso de suas atribuições, considerando a deliberação do plenário relativa ao Processo n°. 407/984, tomada em sessão de 24 de junho de 1998,


R E S O L V E:
Artigo 1° - O artigo 2° da Resolução n° 025/95-CONSEPE, de 26 de julho de 1995, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 2° - O curso de História – Bacharelado e Licenciatura Plena – terá a carga horária total de 2.910 (duas mil, novecentos e dez) horas – 194 (cento e noventa e quatro) créditos, integralizáveis em, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 7 (sete) anos letivos.”
Artigo 2° - O “caput” do artigo 3° da Resolução n° 025/95- CONSEPE, de 26 de julho de 1995, passa a vigorar com a seguinte redação, permanecendo inalterados os seus parágrafos:
Art.3° - O curso de História – Bacharelado e Licenciatura Plena - obedecerá a seguinte grade curricular:
1ª FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

Pré-História Geral e do Brasil

60

04

---

História Antiga I

60

04

---

Elementos de Geografia

60

04

---

Sociologia Geral

60

04

---

Produção de Textos

60

04

---

Educação Física Curricular I

45

03

---


2º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Antiga II

60

04

---

Teoria da História I

60

04

---

Antropologia Cultural

60

04

---

Epistemologia

60

04

---

Psicologia da Educação

60

04

---

Educação Física Curricular II

45

03

---


3º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Medieval I

60

04

---

História Medieval II

60

04

---

História da América I

60

04

---

Teoria da História II

60

04

---

História da Educação

60

04

---


4º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Moderna I

60

04

---

História da América II

60

04

---

História do Brasil I

60

04

---

Teoria da História III

60

04

---

Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2° Graus

60

04

---


5º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Moderna II

60

04

---

História da América III

60

04

---

História do Brasil II

60

04

---

Teoria da História IV

60

04

---

Didática

60

04

---

Estágio Curricular: Metodologia e Prática de Ensino de História I

60

04

---


6º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Contemporânea I

60

04

---

História da África I

60

04

---

História do Brasil III

60

04

---

História de Santa Catarina I

60

04

---

Teoria da História V

60

04

---

Estágio Curricular:

Metodologia e Prática do Ensino de História II



60

04

Estágio Curricular: Metodologia e Prática do Ensino de História I;

Psicologia da Educação;

História da Educação;

Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2° Graus;

Didática;

Pré-História Geral e do Brasil;

História Antiga I;

História Antiga II;

História Medieval I;

História Medieval II;

História Moderna I;

História Moderna II;

História da América I;

História da América II;

História da América III;

História do Brasil I;

História do Brasil II;

Teoria da História I;

Teoria da História II;

Teoria da História III;

Teoria da História IV.



7º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História Contemporânea II

60

04

---

História do Brasil IV

60

04

---

Metodologia da Pesquisa em História

60

04

Teoria da História I;

Teoria da História II;

Teoria da História II;

Teoria da História IV;

Teoria da História V.


Estágio Curricular:

Metodologia e Prática do Ensino de História III



180

12

Estágio Curricular: Metodologia e Prática do Ensino em História II;

História do Brasil III.




8º FASE

DISCIPLINAS

C/H

CRED

PRÉ-REQUISITO

História de Santa Catarina II

60

04

---

História da Arte Geral e do Brasil

60

04

---

Orientação de Trabalho Monográfico

120

08

Metodologia da Pesquisa em História.

Artigo 3° - O artigo 2° da Resolução n° 025/95-CONSEPE, de 26 de julho de 1995, que, erroneamente, sucede o artigo 3° da mesma Resolução, fica remunerado para artigo 4° e passa a vigorar com a seguinte redação:


Art. 4° - As disciplinas do Curso de História – Bacharelado e Licenciatura – terão as seguintes ementas:


  1. Pré-História Geral e do Brasil: Idéias de Pré-História. Métodos e problemas de datação. Hipóteses da formação da Terra. Teoria da evolução, origens da vida e processo de hominização. Transformações culturais e periodização: a pedra, o fogo, os sepultamentos, os metais, a agricultura e o pastoreio. Primeiras aglomerações de moradia. O homem na América. Pré-História do Brasil.




  1. História Antiga I: Os vales dos rios e as grandes civilizações do Oriente (Tigre e Eufrates, Nilo, Hoang-Ho e Indo). Importância da religião e teocracia. Os Impérios Mesopotâmios. O Império Egípicio. O Império Chinês. Culturas do Indo. A irradiação do comércio e das produções culturais. Os grandes legados das civilizações orientais.




  1. História Antiga II: A gênese econômica, política e cultural da Antigüidade Clássica. Grécia: estruturas políticas e sociais, escravismo, imperialismo e guerras. Mito e religião entre os antigos gregos. Macedônia, Alexandre e o helenismo. Roma: estruturas políticas e sociais, escravismo, imperialismo e guerras. As lutas sociais e civis. O Império Romano: apogeu e decadência. Os legados greco-romanos para a constituição do mundo ocidental.




  1. História Medieval I: O conceito de Idade Média. A desagregação do Império Romano. A economia e a organização político-administrativa do Império Bizantino. A religião Ortodoxa e a cultura bizantina. Bizâncio e sua relação com o Ocidente. A formação do Império Árabe-Muçulmano. O Islã e sua relação com a Europa. O Império Chinês. A África anterior às grandes navegações européias.




  1. História Medieval II: O conceito de Idade Média. A transição da Antigüidade para a Medievalidade. Os reinos bárbaros. O Império Carolíngeo e o Sacro Império Romano-Germânico. O feudalismo: formação, expansão e crise. As cruzadas e o renascimento comercial. A Igreja Cristã medieval. As universidades. A arte bárbara. O Românico e o Gótico. Cultura Popular e mentalidade medievais.




  1. História Moderna I: O conceito de Idade Moderna. O desenvolvimento do capitalismo e suas consequências sócios-econômicas. O Renascimento. A expansão ultramarina, os sistemas coloniais e o mercantilismo. As reformas religiosas. O Estado Absolutista. O Barroco e o Neo-Clássico. A cultura popular e as mentalidades modernas.




  1. História Moderna II: O conceito de Idade Moderna. A Revolução Industrial, o imperialismo e o neocolonialismo. As revoluções inglesas e francesa e seus impactos. A restauração e as revoluções européias no século XIX. O movimento operário, o socialismo e o anarquismo. A partilha do continente africano. As intervenções nos países asiáticos. O Romantismo, o Realismo e o Impressionismo. A cultura popular e as mentalidades modernas.




  1. História Contemporânea I: 1º Guerra Mundial: da paz armada a guerra civil européia. Revolução BolcheviqueOO ,klkljlk: o marxismo enquanto opção para a sociedade russa. A renovação asiática: a República Chinesa e a emergência no Japão. Primeiras experiências de luta pela independência em África. O entre-guerras. esgotamento e esperanças da sociedade européia. O Dadaismo, o Surrealismo e o Modernismo. O American Way of Life e a crise de 1929. A crise das democracias liberais e a ascensão dos totalitarismos. A 2º Guerra Mundial e o fim da hegemonia européia.




  1. História Contemporânea II: A Guerra Fria: Macarthismo e Stalinismo. O mundo capitalista: geopolítica, economia e sociedade. O mundo socialista: geopolítica, economia e sociedade. O Terceiro Mundo: subdesenvolvimento e descolonização. A África contemporânea. O renascimento do Islã. A nova ordem mundial no final do século XX. Os novos movimentos sociais: feminismo, pacifismo e ambientalismo. O Pós-Modernismo.




  1. História da África I: As civilizações africanas entre os séculos XVI e XIX. O impacto da colonização européia e a escravidão moderna. A presença das culturas islâmicas. A partilha do continente africano.




  1. História da América I: A cultura ibérica na época da conquista e colonização da América. O povoamento pré-histórico da América. As culturas pré-colombianas. A montagem do sistema colonial espanhol e português. O período colonial na América espanhola e na América Anglo-Francesa.




  1. História da América II: A crise do sistema colonial. Revolução americana e movimentos de independências na Américas Espanhola. Formação dos Estados Nacionais na América Latina. Os estados Unidos da América no século XIX: a conquista do Oeste e a Guerra da Seceção.




  1. História da América III: Revoluções latino-americanas. A emergência dos Estados Unidos da América. O processo de industrialização no sec. XX. O populismo. As ditaduras militares na América Latina no contexto da Guerra Fria. América Latina hoje. Estados Unidos da América como potência mundial depois de 1945.




  1. História do Brasil I: O Brasil Colonial: antecedentes e contextos. Economia, Sociedade, Política e Cultura no Período Colonial.




  1. História do Brasil II: A Independência do Brasil: antecedentes e contextos. A construção e as crises do estado Monárquico. Economia, Sociedade, Política e Cultura no Brasil Imperial.




  1. História do Brasil III: A República no Brasil: antecedentes e contextos. A construção do Estado Republicano. Economia, sociedade, Política e cultura no Brasil Repúblicano até a década de 1930. Tensões e mudanças ao fim da Primeira República.




  1. História do Brasil IV: O Brasil do Estado Novo aos tempos atuais. Sociedade e economia. Desenvolvimento e crise. Modelos Políticos: ação civil e militarismo. Ideologia e cultura no Brasil Contemporâneo.




  1. História de Santa Catarina I: Os primeiros contatos dos europeus com o território e os indígenas do atual estado de Santa Catarina. Bandeirismo e colonização vicentista. A vinda dos açorianos. Imigrações do século XIX: Alemães, italianos e outros. Primórdios da urbanização.




  1. História de Santa Catarina II: A transição para a república e a Revolução Federalista. Ascensão econômica e política das áreas coloniais. A Guerra do Contestado. A revolução de 30, o integralismo e a nacionalização compulsória. As peculiaridades da industrialização em Santa Catarina. Pluralidade e diversidade cultural. Separatismo e integração regional.




  1. História da Arte Geral e do Brasil: A arte como documento para pensar a História. Religião e política na produção artística: Pré-História, Antigo Oriente e Sociedades Pré-Colombianas. Dimensões sobre a vida pública e privada através da arte: gregos e romanos. Valores artísticos entre cristãos, bizantinos, islâmicos, românicos e góticos. O mundo moderno: Faces e obras urbanas: Renascimento, Barroco e Romântico. Modernidade e Pós-Modernidade na arte. Diversidade cultural, tendências e embates da arte no Brasil.




  1. Teoria da História I: Mito, memória e pensamento sobre o passado na Antiguidade Clássica. O nascimento da idéia de História. A influência do cristianismo na concepção de tempo. A idéia de tempo nas sociedade medievais européias.




  1. Teoria da História II: Idade Moderna e suas repercussões no pensamento sobre a História. O Iluminismo e o nascimento da História enquanto disciplina. As principais correntes da historiografia no século XIX: positivismo. liberalismo, marxismo, historicismo, empirismo.




  1. Teoria da História III: A construção das propostas historiográficas no século XX. Os Annales, o Historismo e o Neo-Marxismo inglês. Os novos objetos e abordagens da História.




  1. Teoria da História IV: A desconstrução pós-estruturalista, Foucault e Nietzche. A nova hermenéutica. O Pós-Modernismo. A Nova História Cultural.




  1. Teoria da História V: A produção da História no Brasil desde a Colônia até a República. A historiografia brasileira contemporânea. O conhecimento histórico em Santa Catarina e sua renovação ao final do século XX.




  1. Tópico Especial - Cultura e identidades: Cultura e identidades numa perspectiva histórica. Diversidade cutural e formação de identidades em Santa Catarina. A crise contemporânea do Estado-Nação e a emergência de movimentos separatistas.




  1. Tópico Especial - Imagens da Cidade: A cidade como arquivo de Histórias. Remodelação urbana e preocupações urbanísticas na modernidade. A cidade como palco das lutas sociais e das experiências culturais. Memórias urbanas.




  1. Tópico Especial - Catolicismo e Educação Escolar em Santa Catarina: O Catolicismo Romanizado. A laicização do Estado e as congregações religiosas. As escolas paroquiais. As escolas privadas confessionais. Ensino Público e Educação Religiosa.




  1. Tópico Especial - Negros em Santa Catarina: A presença das populações de origem africana em Santa Catarina. Escravidão e mundo urbano. Imagens negras na imprensa branca. Sociedades recreativas. Movimentos anti-racistas. Manifestações culturais e territórios negros no século XX.




  1. Metodologia da Pesquisa em História: Pesquisa: conceitos e objetivos. Pesquisa pura e aplicada. Etapas do projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipóteses, objetivos, quadro referencial teórico, procedimentos metodológicos (população e amostra, técnicas de coleta de dados primárias e secundárias, técnicas de tratamento quantitativa e qualitativa dos dados, perspectiva de estudo, operacionalização de variáveis, cronograma físico e de custo.




  1. Orientação de Trabalho Monográfico: o conceito de método e técnica. Monografias: conceitos e tipos. Citações. Composição estrutural dos trabalhos monográficos. Dados: técnicas de coleta e de organização das informações. Apresentação gráfica. Referências bibliográficas. Alternativas de enfoque teórico-metodológicos.




  1. Psicologia da Educação: Dinâmica de classe e relacionamento professor-aluno. As bases do comportamento humano: aprendizagem-conceito, formas e avaliação. Estudo especial da infância e da adolescência. Implicações pedagógicas.




  1. História da Educação: Conceito de História da Educação. Evolução da Educação, das sociedades primitivas à época contemporânea. Educação na América. Educação no Brasil.




  1. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus: Evolução da estrutura social brasileira e da estrutura de ensino. Políticas educacionais implantadas e respectivas reformas. Estrutura e funcionamento do sistema de ensino atual. Estrutura e organização do sistema escolar (componentes de organização técnicos-administrativa e pedagógica da escola) Realidade educacional brasileira. O movimento escolar brasileiro-catarinense: condições e desafios da gestão escolar. A formação do educador e o profissional de História. A função social da escola e o papel do profissional de História no contexto atual.




  1. Didática: A reconstrução didática numa perspectiva histórico-crítica. O processo de ensino e suas relações. A relação teoria-prática na formação do educador. Contribuição da pesquisa para a construção do saber sobre Didática. O método dialético da Didática. A sala de aula como objeto de análise: objetivos, conteúdos, organização. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação. Concepções, procedimentos e instâncias da avaliação escolar.




  1. Estágio Curricular: Metodologia e Prática do Ensino de História I: O ensino da História no ensino médio. Vivências Educacionais. Novas abordagens teórico-metodológicas. A prática interdisciplinar e o ensino da História. Produção, seleção e uso de materiais, novas tecnologias e novas linguagens.




  1. Estágio Curricular: Metodologia e Prática do Ensino de História II: Metodologia e Prática no Ensnino de História. História, educação e a didática da História. Práticas de avaliação. Projetos de estágio. Vivência em campos de estágio. O cotidiano escolar.




  1. Estágio Curricular: Metodologia e Prática do Ensino de História III: A prática do ensino de História. Estágio supervisionado nas escolas. A regência de classe. Elaboração de relatórios de estágio. Seminário de Estágio.




  1. Elementos de Geografia: Cartografia: forma e dimensão da Terra; coordenadas geográficas e fusos horários. Escala. Geo-História: o meio geográfico e as criações culturais e políticas. Espaço geográfico : a ocupação do espaço e o meio ambiente.




  1. Sociologia Geral: O contexto histórico do surgimento da sociologia. A modernidade e o pensamento sociológico. Objeto, método e temática dos clássicos. Marx, Durkheim e Weber. Indivíduo e sociedade para as diferentes correntes. Os desdobramentos contemporâneos do marxismo, positivismo e culturalismo.




  1. Produção de Textos: Estrutura frasal: formas de organização e implicações no processo de comunicação. Idéias central e secundárias. Emprego de conjunções e dos pronomes relativos. Parágrafo: formas de estrutura. Organização da idéias núcleo, desenvolvimento e conclusão. Estudo comparativo de texto técnico-científico e literário: finalidade, linguagem, estilo. Estudo da descrição: tipos e características. Estudo da narração: tipos e características. Estudo da dissertação: tipos e características. Produção de textos descritivos, narrativos e dissertativos, com ênfase aos últimos. A arte de tomar apontamentos: tipos de ficha: descritiva, resumo, resenha crítica, position paper.




  1. Antropologia Cultural: Antropologia como campo de conhecimento. Cultura e Sociedade. Interpretando a Evolução Humana. Usos da Antropologia.




  1. Epistemologia: Ciência, filosofia, conhecimento comum, história e evolução. Estrutura, categorias e paradigmas científicos. Convencionalismo, geracionalismo e instrumentalismo.




  1. Educação Física Curricular I: A consciência do corpo; Fundamentos da aptidão física relacionada à saúde; O conhecimento do corpo articulado à totalidade do processo social; Capacidade de movimentos e sentimentos nas ações humanas; Valores ético-políticos do corpo; Estilo de vida e conceito de saúde; Nutrição, peso e exercício físico; “Stress” e Fadiga. Atividades práticas.




  1. Educação Física Curricular II: Autodidaxia em atividade física; Princípios básicos do condicionamento; Metodologia, planejamento, prescrição, controle e avaliação da atividade física. Atividades práticas.

Artigo 4º - O artigo 4º da resolução nº 025/95 – CONSEPE, de 26 de julho de 1995, fica renumerado para Artigo 5º, permanecendo inalterada a sua redação.


Artigo 5° - O artigo 5º da Resolução nº 025/95, de 26 de julho de 1995, fica renumerado para artigo 6º e passa a ter a seguinte redação:
Art. 5º - Os alunos com matrícula trancada ou em atraso deverão graduar-se na forma curricular vigente à época de ingresso, cumprindo, se necessário, disciplinas do currículo estabelecido na presente Resolução eqüivalentes àquelas que forem sendo extintas, conforme o seguinte quadro de equivalência:



Catálogo: consepe -> resol-docs -> 1998 -> doc
resol-docs -> Ofício Circular secon nº 248/2006 Florianópolis, 21 de novembro de 2006
resol-docs -> ResoluçÃo nº 030/2017 – consepe aprova reforma curricular do Curso de Licenciatura em Informática, na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância cead, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – udesc
resol-docs -> ResoluçÃo nº 029/2017 – consepe aprova reforma curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade a distância, criado pela Resolução nº 20/2015-consuni
resol-docs -> Universidade do estado de santa catarina fundaçÃo de arte e tecnologia curso de especializaçÃo latu sensu em moda modalidade: Mercado de trabalho Florianópolis, Julho de 99
resol-docs -> Centro de artes departamento de desenho
doc -> ResoluçÃo nº 025/95 consepe

Baixar 132.07 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa