Relatório



Baixar 125,11 Kb.
Página1/37
Encontro06.07.2018
Tamanho125,11 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37

Relatório (minha contribuição)

L.F.S. Coelho


A comissão de Ensino a Distância (EAD), ou Semi-presencial (SP), organizada pelo Conselho Universitário, foi composta por: três membros desse colegiado, quatro membros do Conselho de Ensino de Graduação, dois representantes docentes da Faculdade de Educação e o pro-reitor de Graduação (ou seu representante no CEDERJ).
I) Resumo das atividades da Comissão:
Foram efetuadas sete reuniões, nos dias 4/11/05, 22/11/05, 15/12/05, 9/06/06, 19/10/06, 31/10/06 e 14/11/06. Nas duas primeiras reuniões foram levantadas as questões-chave e discutidos os objetivos da comissão. Na terceira reunião foi apresentado um relatório oral pela coordenação do curso de licenciatura a distância em Física (professores Luiz Felipe Canto e Leandro de Paula) que a UFRJ oferece no consórcio Cederj. Na quarta reunião foi similarmente apresentado relatório oral pela coordena-ção do curso de licenciatura a distância em Biologia (professora Masako Masuda), também oferecido pela UFRJ no consórcio Cederj. Na quinta reuni-ão o professor Leandro fez uma apresentação detalhada do curso de Licen-ciatura em Física, entregando relatório. Na sexta reunião a professora Masako fez o mesmo para o curso de Biologia, sendo acompanhada pela professora Maria Fernanda (diretora do IB/UFRJ) e pelas professoras Magda Ventura e Margarete Macedo, da equipe do curso. Na sétima reunião foram essencialmente finalizadas as discussões.
II) Breve histórico da EAD no Brasil, no Rio de Janeiro e na UFRJ:
Três documentos legais recentes (1996, 2001 e 2005) estabelecem a importância vital da Educação a Distância. Os dois primeiros – a Lei de Diretrizes e Bases e a Lei que apresenta o Plano Nacional de Educação – tem seus trechos relevantes sobre Ensino a Distância descritos nos Apêndices I e II. O terceiro, um decreto específico sobre EAD, é integralmente apresentado no Apêndice III. Como todos sabemos no entanto a concretização de decisões ou de recomendações legais exige recursos materiais e humanos e agilidade administrativa. Afortunadamente no Estado do Rio de Janeiro a criação de um consórcio de universidades públicas, o CEDERJ, permitiu essa concretização e está prestes a formar as primeiras turmas.
A UFRJ participou com apenas dois cursos - nas áreas vitais de licencia-tura de física e de biologia - e nestes o número de alunos já supera em muito o dos cursos presenciais correspondentes. Relatórios dos dois cursos são apresentados nos Apêndices IV e V.
Recentemente, 22 de setembro de 2006, foi feita a Avaliação Externa des-ses cursos (ver Anexo VI) que concluiu de forma francamente elogiosa em:
"Considerações Finais:
Feitas essas observações a Comissão de Avaliação conclui que os cursos do CEDERJ, como todo o sistema de Educação a Distância criado, está trilhan-do um caminho original e desafiador. E, mais importante, nos parece estar na direção certa.
Como foi expresso, há pontos a melhorar, como sempre haverá quando se persegue a excelência. No entanto a contribuição que vem sendo dada para a expansão e a democratização da educação superior é significativa e deve sempre mais ser perseguida, de modo a que a população do Estado do Rio de Janeiro, e quiçá inspirado nele, a população do Brasil, possa ter acesso cada vez mais fácil a uma educação superior de qualidade."
A avaliação feita pela Comissão, a partir das apresentações dos coordena-dores dos dois cursos da UFRJ, é igualmente elogiosa. Há no entanto di-versas ações a serem tomadas para consolidar os cursos existentes e am-pliar o leque de cursos oferecidos pela UFRJ.


Catálogo: ~coelho


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa