Recife, 22 de dezembro de 2005 – ano 4



Baixar 28,74 Kb.
Página1/8
Encontro30.09.2018
Tamanho28,74 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

Recife, 27 de dezembro de 2005 – ano 4

Aluno de Engenharia Ambiental desenvolve projeto na Alemanha

Por Juliana Carneiro

O aluno de Engenharia Ambiental da UNICAP Bruno Esteves Távora está de malas prontas para a Alemanha. Nos próximos três meses ele vai estar na Universidade de Karlsruhe desenvolvendo a primeira etapa do seu projeto de conclusão de curso. O tema do trabalho é Avaliação da influência dos atributos do solo no coeficiente de distribuição de chumbo. Na bagagem, além de muita expectativa, o estudante leva 19 amostras de solos colhidos na Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. O objetivo é analisar a capacidade de cada tipo de solo de absorver o metal. Bruno explica que o interesse pelo assunto surgiu desde os primeiros períodos do curso. “Desde o 3º período faço pesquisa sobre solos, inclusive a que desenvolvi no Pibic”, lembra o aluno.

A orientadora do projeto, professora Arminda Saconi Messias, destaca a importância da pesquisa. “A partir dessa avaliação, saberemos qual o tipo de solo que resiste melhor à poluição, evitando a contaminação de lençóis freáticos”, enfatiza. Enquanto estiver na Alemanha, Bruno será orientado também pelo professor Wolfgang Höll.

Quando voltar para o Brasil, já com o levantamento dos dados, Bruno pretende elaborar um modelo matemático para explicar o comportamento de cada tipo de solo na presença do chumbo. “Com esse modelo estatístico será possível fazer avaliações sem necessariamente ter a amostra do solo”, explicou.

Enquanto estiver na Alemanha, Bruno estará também pensando no futuro. “Estou bastante concentrado no meu projeto, mas pretendo fazer contatos e quem sabe consegui cursar uma pós-graduação por lá”, afirmou o aluno.

A ida do aluno faz parte do projeto de Intercâmbio Estudantil entre a UNICAP e a instituição alemã. Bruno é o segundo aluno que viaja através do convênio. Em 2004, o estudante Heleno Bispo também desenvolveu parte de seu projeto na Karlsruhe. Dois alunos alemães também já passaram pela UNICAP.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal