Área de Arquitetura e Urbanismo



Baixar 56.78 Kb.
Página1/39
Encontro16.06.2018
Tamanho56.78 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   39

Área de Arquitetura e Urbanismo

A prova do Enade 2017 terá, no componente específico da área de Arquitetura e Urbanismo, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Art. 5º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de Arquitetura e Urbanismo, tomará como referência para o perfil do concluinte as seguintes características: I. ético e responsável no âmbito socioambiental e cultural; II. solidário no exercício da cidadania; III. sensível às necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo; IV. crítico, reflexivo, criativo e inovador nas questões relacionadas ao seu fazer profissional; V. resiliente e colaborativo no trabalho em equipes, na compreensão de processos e tomada de decisões com visão integrada nas diversas áreas de sua competência; VI. comprometido com a conservação e valorização do patrimônio construído e com a proteção do equilíbrio do ambiente natural.

Art. 6º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de Arquitetura e Urbanismo, avaliará se o concluinte desenvolveu, no processo de formação, competências para: I. realizar a leitura e análise de contextos locais, regionais e globais e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído; II. reconhecer as questões da paisagem que subsidiam as ações de projeto; III. conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo em todas as suas escalas; IV. considerar os conhecimentos da história das artes e da estética na produção de arquitetura, urbanismo e paisagismo; V. refletir criticamente, na pesquisa e na prática projetual, os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando a sua produção no contexto social, cultural, político e econômico; VI. conceber estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional; VII. empregar adequadamente materiais e sistemas construtivos no projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo; VIII. gerenciar, coordenar, planejar e compatibilizar os processos de projeto desenvolvidos por equipes multidisciplinares, desde a concepção até estudos de pós-ocupação; IX. gerenciar, dirigir e executar obras de arquitetura, urbanismo e paisagismo. X. definir o sistema estrutural e conceber o projeto estrutural; XI. reconhecer as condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e considerá-las na concepção da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo; XII. planejar e implantar soluções tecnológicas e projetuais adequadas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades; XIII. conceber, analisar, representar e expressar o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo através de várias linguagens, tais como desenho, modelos físicos, modelos digitais e sistemas de informações; XIV. realizar e interpretar estudos topográficos para a organização de espaços em projetos de arquitetura, de urbanismo, de paisagismo e no planejamento urbano e regional.

Art. 7º A prova do Enade 2017, no componente específico da área de Arquitetura e Urbanismo, tomará como referencial os conteúdos que contemplam: I. Estética e História das Artes; II. Estudos Sociais e Econômicos; III. Estudos Ambientais; IV. Desenho e Meios de Representação e Expressão; V. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo; VI. Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo; VII. Planejamento Urbano e Regional; VIII. Políticas públicas e habitacionais; IX. Tecnologia da Construção; X. Infraestrutura urbana; XI. Gestão e Coordenação de Projetos; XII. Gestão e Coordenação de Obras; XIII. Sistemas Estruturais; XIV. Conforto Ambiental; XV. Sustentabilidade; XVI. Mobilidade e Acessibilidade; XVII. Técnicas Retrospectivas; XVIII. Preservação do patrimônio; XIX. Informática aplicada à Arquitetura e Urbanismo; XX. Topografia.



Baixar 56.78 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   39




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa