Qual a diferença entre religião e espiritualidade?



Baixar 67.61 Kb.
Página1/15
Encontro05.09.2018
Tamanho67.61 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15






Pergunta: "Qual a diferença entre religião e espiritualidade?”
Resposta:
Antes de explorarmos a diferença entre religião e espiritualidade, precisamos primeiramente definir os dois termos. Religião pode ser definida como “crença em Deus ou deuses a serem adorados, geralmente expressada em conduta e ritual” ou “qualquer sistema específico de crença, adoração, etc., que geralmente envolve um código de ética”. Espiritualidade pode ser definida como “a qualidade ou fato de ser espiritual, não-físico” ou “caráter predominantemente espiritual, como demonstrado no modo de pensar, vida, etc.; tendência ou tom espiritual”. Para resumir, religião é um conjunto de crenças e rituais que clamam colocar seus seguidores em um relacionamento correto com Deus, e espiritualidade é o foco em coisas espirituais e no mundo espiritual ao invés de em coisas terrenas e físicas.
O engano mais comum sobre religião é que o Cristianismo é apenas mais uma religião como o Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, etc. Triste dizer que muitos que afirmam ser seguidores do Cristianismo o praticam como se fosse apenas uma religião. Para muitos, o Cristianismo não é nada mais do que um simples conjunto de regras e rituais aos quais uma pessoa tenha que aderir para poder ir ao céu depois da morte. Isso não é o Cristianismo verdadeiro. O Cristianismo verdadeiro é ter um relacionamento com Jesus Cristo. Ele não é uma religião, mas sim ter um relacionamento correto com Deus ao receber Jesus Cristo como o Salvador-Messias, através de graça pela fé. Sim, o Cristianismo tem suas “regras” a serem seguidas (ex: não matarás, ame uns aos outros, etc.). No entanto, esses rituais e regras não são a essência do Cristianismo. Os rituais e regras do Cristianismo são o resultado da salvação do cristão. Quando recebemos salvação através de Jesus Cristo, somos batizados como uma proclamação da nossa fé. Participamos da santa ceia como uma lembrança do sacrifício de Cristo. Seguimos uma lista de “faça” e “não faça” por amor a Deus e gratidão pelo que Ele fez por nós e também como resultado da influência do Espírito Santo habitando em nossas vidas.
O engano mais comum sobre espiritualidade é que há várias formas de espiritualidade, e todas são igualmente válidas. Meditar ao manter seu corpo em posições estranhas, conversar com a natureza, procurar ter uma conversa com o mundo espiritual, etc., podem até parecer “espirituais”, mas são na verdade uma espiritualidade falsa. Espiritualidade verdadeira é possuir o fruto do Espírito Santo de Deus como resultado de receber salvação através de Jesus Cristo. Espiritualidade verdadeira é o fruto que o Espírito Santo produz na vida de uma pessoa: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Espiritualidade é tornar-se como Deus, o qual é Espírito (João 4:24), e ter o nosso caráter moldado de acordo com a Sua imagem (Romanos 12:1-2).

RELIGIÃO

ESPIRITUALIDADE









Conjunto de crenças e rituais que clamam colocar os seus seguidores num relacionamento correto com Deus

Foco em coisas espirituais e no mundo espiritual em vez de em coisas terrenas e físicas



Baixar 67.61 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
minas gerais
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
outras providências
secretaria municipal
ResoluçÃo consepe
políticas públicas
Dispõe sobre
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Colégio estadual
conselho estadual
ministério público
consentimento livre
psicologia programa
público federal
Serviço público