Psicologia Geral 1 – Semestre 1/2002



Baixar 5,04 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho5,04 Kb.

Psicologia Geral 1 – Semestre 1/2002

Roteiro de Estudos


Bouchard, T., Lykken, D., McGue, M., Segal, N., & Tellegen, A. (1990). Sources of human psychological differences: The Minnesota study of twins reared apart.

Questões





  1. Explique a polêmica natureza vs. ambiente (nature vs. nurture) e como, segundo o autor, o behaviorismo moldou a visão atual da sociedade sobre esta questão.

  2. Explique porque é difícil isolar as influências de genes das influências ambientais e qual foi o método usado por Bouchard e colaboradores para isso.

  3. Apoiando-se na Tabela 1, explique os resultados encontrados por Bouchard e colaboradores e quais as conclusões que podem ser extraídas deles.

  4. De acordo com Bouchard e colaboradores, qual é a extensão em que inteligência e personalidade são determinados geneticamente?

  5. Explique: “A suposição básica subjacente à pesquisa de Bouchard e Lykken é que as características humanas são determinadas por alguma combinação de influências genéticas e ambientais. Assim, quando o ambiente exerce menor influência, as diferenças devem ser atribuídas em maior grau aos genes. O inverso também é verdadeiro: à medida que forças ambientais criam uma influência mais forte sobre diferenças em uma característica particular, diferenças genéticas serão mais fracas.

  6. Pensava-se que o ambiente influencia as características das pessoas, mas Bouchard e colaboradores sustentam que são as características das pessoas que moldam o ambiente delas. Explique como isto é possível, explicando também a citação de Bouchard e colaboradores:

A causa proximal [imediata] da maior parte da variância psicológica envolve provavelmente a aprendizagem através da experiência, exatamente como os ambientalistas radicais sempre acreditaram. As experiências efetivas, contudo, em uma importante medida, são auto-selecionadas e esta seleção é guiada pela pressão estável do genoma.

  1. Seria correto dizer que, sendo a inteligência, personalidade e o comportamento das pessoas tão influenciados pelos genes, os esforços para educar e mudar as pessoas seriam em vão? Explique as idéias de Bouchard e colaboradores sobre isso.



Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal