Psicologia do Esporte



Baixar 33,88 Kb.
Encontro04.03.2018
Tamanho33,88 Kb.

Plano Didático

“Psicologia do Esporte




PLANO DIDÁTICO

Disciplinas de caráter geral e propedêuticas

N. horas de lição EAD

N. horas didática alternativa on-line

N. horas de estudo individual

Título das atividades

Professor


SSD

CFU

Estrutura dos créditos

Psicologia do Esporte

Cardaci

Lombardo




3

50

10

15

Prevenção e promoção da saúde

Lavanco

Romano




3

50

10

15

Total







6

100

20

30

Disciplinas da área psicológica específica

N. horas de lição EAD

N. horas didática alternativa on-line

N. horas de estudo individual

Título das atividades

Professor


SSD

CFU

Estrutura dos créditos

Educação esportiva e motora

Mignosi E.




3

50

10

15

Esporte e qualidade de vida

Lavanco

Mandalà




3

50

10

15

Gestão de equipes: dinâmicas de grupo


Venza




3

50

10

15

Total







9

150

30

45

Disciplinas de caráter aplicativo e estratégia

para intervenção

N. horas de lição EAD

N. horas didática alternativa on-line

N. horas de estudo individual

Título das atividades

Professor


SSD

CFU

Estrutura dos créditos

Esporte e fatores de risco

Lavanco

Mandalà




3

50

10

15

Esporte e handicap



Messina S.




3

50

10

15

Total








6

100

20

30

Total das horas








21

350

70

105


Prova final

4

100



Total

CFU

Total de horas

(350 horas de lição EAD + 70 horas de didática alternativa (chat, forum, tutor) + 105 horas de estudo individual + 100 horas de prova final)


Total

25 CFU

625

Disciplinas:


Psicologia do Esporte

A disciplina irá introduzir os elementos fundamentais da Psicologia do Esporte. Após um breve enquadramento histórico da disciplina serão examinadas as habilidades motoras e as principais atividades cognitivas envolvidas no esporte (atenção, memória etc) em diversas tipologias de esporte (esporte individual ou de grupo). Serão então descritos a correlação emotiva e motivacional da atividade esportiva, entendidos como fatores reguladores (ou disfuncionais) da performance (emoções, ansiedade, estresse, motivações, arousal etc). Por fim serão tratados elementos de Psicologia da Personalidade aplicados às atividades esportivas, com particular referência às características da personalidade dos atletas, aos estilos de coping, ao locus of control etc.


Prevenção e promoção da saúde

A primeira parte da disciplina se propõe a fornecer aos estudantes os principais modelos teóricos que introduzem ao estudo da prevenção, a partir do âmbito epidemiológico, no qual o conceito de prevenção foi formulado e aprofundado, até a promoção do bem-estar, própria da psicologia comunitária e da psicologia da saúde. Em particular serão abordadas as várias concepções do termo saúde, tratando a importante passagem da idéia de saúde como ausência de doença até a concepção de saúde como posição positiva do organismo humano entendido como indivíduo social, em constante relação com o contexto. Na segunda parte, serão aprofundadas as estratégias de promoção de saúde nos vários contextos da vida social do indivíduo (família, organização, escola, comunidade), abordando em particular as técnicas de self-change, os programas de formação, as intervenções educativas sobre o estilo de vida, as intervenções de empowerment e assim por diante.



Educação esportiva e motora

A princípio a disciplina abordará o conceito de educação esportiva e motora a partir de uma perspectiva histórica e epistemológica, referindo-se aos diferentes conceitos no tempo e às diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Paralelamente será feito um paralelo entre as diferentes culturas, com destaque pare a cultura oriental. Será realizado em seguida um estudo aprofundado sobre a perspectiva psicomotora segundo diferentes abordagens (ver Vayer, Le Boulch, Aucouturier) e a atual concepção da unidade psico-corporal, mesmo à luz das novas aquisições no âmbito da Neurociência. Será dada especial atenção à comunicação não-verbal na educação e à linguagem corporal expressiva nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da auto-imagem. Finalmente, serão fornecidos alguns detalhes operacionais quanto à observação da dimensão não-verbal e de possíveis percursos educativos em diferentes contextos, diferenciando o âmbito puramente esportivo daquele educativo.




Esporte e qualidade de vida

A disciplina, em sua primeira parte, se propõe a fornecer aos estudantes as principais teorias que introduzem ao estudo da prática esportiva como fenômeno social complexo, a ponto de influenciar a vida do indivíduo e dos grupos (esporte e envolvimento emocional, a liderança em âmbito esportivo e o poder, a motivação, a auto-eficiência, os processos de grupo e a coesão no grupo esportivo). A segunda parte do curso abordará a relação entre esporte e crescimento psico-físico do indivíduo. Será aprofundado o conceito de bem-estar físico e psicológico e os benefícios derivados de uma correta prática esportiva nas diversas fases do crescimento do indivíduo, particularmente na fase da adolescência (atividade, jogo e competitividade). Por fim, serão tomados em consideração os aspectos sociais que regulam o relacionamento entre bem-estar e saúde e o estudo da função da atividade física nas intervenções de reeducação para jovens e adultos.



Gestão de equipes: dinâmicas de grupos

O objetivo da disciplina é a exposição dos principais temas da dinâmica de grupo, tanto no que diz respeito aos aspectos teóricos quanto aos aplicativos, individualizando aqueles mais pertinentes ao perfil profissional a formar.

No que tange a dimensão teórica, nos aprofundaremos acima de tudo nas questões relativas às problemáticas definitórias do pequeno grupo considerado como elemento relevante dos diversos níveis das relações sociais, nas principais características estruturais e nas tipologias descritivas mais utilizadas, para depois voltarmos aos principais argumentos mais delicados e dinâmicos, como a função psicológico-social de um grupo pequeno, a coesão, o conformismo, a mudança, a interdependência das relações, a liderança.

No que diz respeito ao lado aplicativo, a atenção será voltada para a interação entre deveres e processos dinâmicos, para as relações entre aspectos racionais e aspectos afetivos na vida de grupo, os instrumentos de observações, team-building e as técnicas para intervenções orientadas para o crescimento individual e coletivo.


Esporte e fatores de risco

A primeira parte da disciplina se propõe a fornecer aos estudantes as principais teorias que introduzem ao estudo da disciplina esportiva (motivação, personalidade, atenção, processos de auto-regularização e ativação, ansiedade) analisando sob uma visão psicológica algum dos mais importantes temas ligados à prática da atividade física competitiva e não-competitiva. A segunda parte da disciplina abordará os fatores de riscos consequentes de uma prática incorreta do esporte, em particular a dependência do esporte não associada (dependência esportiva primária) e associada a outras patologias como anorexia e bulimia (dependência esportiva secundária) e ao doping. Por fim, serão tomados em consideração os aspectivos qualitativos e quantitativos do exercício físico e os fatores de riscos responsáveis pelas formas disfuncionais da prática da atividade física: exercises addiction e overtraining sydrome.


Esporte e handicap

A disciplina se propõe a aprofundar a ligação que ocorre entre esporte e portadores de handicap seguindo as conotações historico-sociais e evidenciando os aspectos psicológicos, educativos e de intervenção em um contexto de promoção do bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Partindo do tema de evolução do conceito de handicap dentro da prática esportiva, o curso abordará os seguintes temas:


- o crescimento do conceito de reabilitação e de integração;

- a dimensão do tempo livre como aspecto fundamental da promoção do bem-estar dos portadores de necessidades especiais;

- o esporte profissional das pessoas com necessidades especiais (o perfil do atleta com necessidades especiais, as federações e as competições profissionais);

- as políticas para promover o esporte para portadores de necessidades especiais em um contexto integrado entre família, escola e comunidade.






Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal