Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem



Baixar 34,55 Kb.
Encontro16.10.2019
Tamanho34,55 Kb.


Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos

Observação sistemática, (criança de 3anos):

1ºdia > A criança demostrou sua autonomia para ir ao banheiro, escovar os dentes, tomar banho, toma café e almoçar, sendo monitorado pela mãe. Fica chateada quando é chamada a atenção, faz birra e chora. Gosta de conversar, Sente timidez com pessoas estranhas e sente vergonha ao arrotar, soltar gases, e fazer xixi na roupa quando não consegue segurar. Quando acorda demostra desanimo e preguiça mais logo fica ativa.

Análise: Nesta fase do desenvolvimento é chamada infância (do nascimento aos doze anos) na qual se encaixa na teoria de Sigmund Freud e Erik Erikson ou seja o desenvolvimento da personalidade, e o envolvimento psicomotora e emocional.

2ºdia > Observei sua agilidade ao caminhar e firme. Gosta de rabiscar na folha e dizer que é a mãe, o pai ou o cachorro, pessoas ou coisa de sua referência de sua imaginação. Ela demostra interesse em mexer em tudo que lhe chame a atenção, e gosta de compartilha brincadeira, demostrando carinho ao falar da sua boneca como sua filha

Análise: Tendo em fase do Desenvolvimento Cognitivo, o raciocínio da criança de dois a seis anos apresenta o Egocentrísmo, o animismo e a irreversibilidade . Cória-Sabini (2010) diz que a criança a partir de dois anos fica mais ativa, diferente das pessoas e objetos que os rodeiam.

3º dia > Notei que ela demostra desconfiança por pessoas que não conhece, tem medo de algumas brincadeiras, animais e barulhos. Também tem certas dificuldades na fala em algumas palavras, Já não usa mais fraudas, consegue contar até um determinado número,



Análise: Sendo os aspectos emocionais e Social das crianças de dois a seis anos de vida, tendo o conhecimento no fator de apoio à auto identidade, como as roupas, os brinquedos, os objetos de uso pessoal. Aplica-se também o desenvolvimento físico, cognitivo e de aprendizagem.





Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal