Psicologia Aplicada



Baixar 83.5 Kb.
Página1/13
Encontro21.04.2018
Tamanho83.5 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13

Psicologia Aplicada:

Dra. Maria Luiza C. E.
DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL:

A psicologia do desenvolvimento (Zigler, 1963), é o estudo das modificações do comportamento, ao longo do tempo, através das mudanças na forma e na organização das respostas. O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Entretanto, apesar das diferenças e da incerteza que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa seqüência, válida para todos. Isto é, todas as pessoas, ao se desenvolverem, passam por essas etapas embora varie a idade e as características.

Fases do desenvolvimento: O desenvolvimento humano, não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto, em alguns momentos ocorrerão maiores

alterações como por exemplo, o crescimento físico na infância e na adolescência e

mais acentuado, e perceptível do que na idade adulta, que é um período de maior

estabilidade. A maturidade significa o nível de desenvolvimento em que a pessoa se encontra, em comparação com a maioria das pessoas de sua idade. Os vários tipos de maturidade estão interligados; um não se desenvolve sem que os outros também se desenvolvam.

A maturidade pode ser dividida em quatro dimensões principais:

*Maturidade emocional – diz respeito à expressão e ao controle das

emoções nas diversas idades. Parte fundamental da vida humana.

*Maturidade social – compreenda a evolução da sociabilidade, no sentido de superação do egocentrismo infantil, na contribuição para o bem-estar

social e a participação nas decisões de interesse social.

*Maturidade física – engloba o desenvolvimento das características

físicas, estatura, peso, sexo, ser canhoto, índio, etc.

*Maturidade intelectual – refere-se à maneira como a pessoa vai

conhecendo a si mesma e ao mundo que a cerca.

O desenvolvimento mental envolve:

- A ampliação dos horizontes: o indivíduo torna-se sempre mais capaz de compreender e de pensar o passado, o presente e o futuro, a criança pequena só tem condições de perceber e viver o presente.

- Há um aumento da capacidade para lidar com abstrações e símbolos.

O exemplo mais característico é o da linguagem, por volta dos 2 anos a criança

usa 150 palavras; aos 7 anos pode utilizar aproximadamente 2500 palavras e com o desenvolvimento torna-se cada vez mais complexa e rica em expressões e

idéias.

-A capacidade de atenção e concentração por períodos cada vez mais



longos; quanto mais nova a criança, menor sua capacidade de atenção e concentração em uma tarefa. Ela se cansa mais facilmente e tende a mudar de atividade.

- Um declínio do devaneio e fantasia; os sonhos devaneios e fantasias infantis não constituem fuga da realidade, mas são normais e necessários para o desenvolvimento da criança.

- O desenvolvimento da memória; não é na infância que a pessoa tem maiores possibilidades no campo da memória , pois a linguagem, as experiências, as percepções e a compreensão infantis estão longe de ter atingido o seu desenvolvimento máximo para essa possibilidade.

- Um aumento da capacidade de raciocínio; o raciocínio será mais ingênuo e egocêntrico na fase infantil.

Jean Piaget (1896-1980) é um dos cientistas do século XX que acredita que o desenvolvimento humano se faz através de estágios, que se sucedem na mesma ordem em todos os indivíduos. E todas as pessoas, desde que tenham um desenvolvimento normal, passam por estas fases, na mesma ordem, embora possam variar as idades.

Os principais períodos do desenvolvimento mental, segundo Piaget e as principais características de cada um são:

0-2 anos- período Sensório- motor: A atividade intelectual é de natureza sensorial e motora. A criança percebe o ambiente e age sobre ele, por isso é essencial a estimulação nos primeiros dias de vida. Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência.

2-7 anos período pré-operatório: Desenvolvimento da linguagem, a partir de 2 anos desenvolve-se mais rapidamente; com três conseqüências para a vida mental a) socialização da ação (atividades de faz de conta, desenhos, sonhos), com trocas entre os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês, causa/efeito), animismo(presume que todos os objetos têm vida e sentimentos) e artificialismo: c) desenvolvimento da intuição.

7-12 anos- período das operações concretas: Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para

classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de substância, peso e volume.

12 anos- operações formais: Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos de amor, justiça, democracia, etc.; do pensamento concreto, sobre coisas, passa para o pensamento abstrato, “hipotético dedutivo”, isto é, o indivíduo se torna capaz de

chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior que B e B é maior que C, A é maior que C.




Baixar 83.5 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público