Psicanalise: Singularidade e Diversidade



Baixar 45,5 Kb.
Página1/5
Encontro26.03.2018
Tamanho45,5 Kb.
  1   2   3   4   5



Conferência Internacional de Clínica Psicanalítica

Rio de Janeiro, Novembro 2006.




Psicanalise: Singularidade e Diversidade
O Analista Trabalhando: seus modelos e teoria da técnica na atualidade.
Miguel Sayad.

Rio, Out.2006

Este é um trabalho em busca de trocas sobre nossa atividade clínica cotidiana e de comparações entre nossos pontos de vista sobre a Psicanálise baseados em nossas experiências de formação pessoal e reflexão ao longo do tempo.

O contraste entre psicologia social ou de grupo e a psicologia individual, que a uma primeira impressão parece muito significante perde grande parte de sua significação quando é submetida a um exame mais íntimo... Na vida mental do individuo alguém está sempre envolvido, seja como modelo, objeto, auxiliar ou adversário; e assim a psicologia individual é desde o início psicologia social, num sentido amplo, porém plenamente justificado” (Freud.SE.XVIII.p.69)


Introdução
Escrever e tornar publico o escrito tem um valor especifico e objetivo, não só para a evolução da análise pessoal do psicanalista,( ao abrir fissuras e fendas em defesas solidificadas, particularmente na área do narcisismo), mas também por contribuir para a evolução da Psicanálise.

Assim, a própria escrita deste texto e sua publicação insere-se no movimento contínuo e incompleto da evolução da técnica do analista e de seu envolvimento e aproximação com novos modelos. Estes serão sempre modelos de outros, portanto convite e provocação `a alteridade e `a mundos desconhecidos. Desafio ao nosso narcisismo.

Espero comunicar um pouco de minha experiência:

1 - Quanto ao uso que fiz e os efeitos do processo psicanalítico sobre mim, isto e’, sobre a minha evolução e transformação e também seu efeito sobre as vidas de meus clientes, o que e’ material da mesma substância e natureza.

2 - Quanto aos efeitos e eficácia da psicanálise na redução dos sintomas e na transformação criativa. Estes efeitos manifestam-se tanto nos clientes como nos psicanalistas. Podem ser efeitos inesperados e podem causar novos problemas.

3 - Além disso, gostaria de apontar sentidos em que este processo, o processo psicanalítico, pode ser utilizado como elemento de interferência em conflitos entre grupos sociais, religiosos e nações. Psicanálise aplicada.


Os Modelos e a Técnica
Os modelos e as técnicas podem variar entre limites bem amplos, em acordo com a personalidade e as afinidades de cada psicanalista, sem que o caráter específico de processo psicanalítico fique comprometido.

Gostaria de ressaltar que estou tratando do processo psicanalítico e de sua clínica, e não de psicoterapias ou tratamentos psicológicos que utilizam os conhecimentos e hipóteses sobre o Inconsciente, o desenvolvimento infantil, a sexualidade, o comportamento e sintomatologia, advindos da pesquisa psicanalítica, portanto psicanálise aplicada à psicoterapia.


O futuro provavelmente atribuirá muito mais importância à Psicanálise como ciência do Inconsciente do que como procedimento terapêutico.”(Freud em seu artigo para a Enciclopédia).



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa