Psicanalise: Singularidade e Diversidade



Baixar 45,5 Kb.
Página1/5
Encontro26.03.2018
Tamanho45,5 Kb.
  1   2   3   4   5



Conferência Internacional de Clínica Psicanalítica

Rio de Janeiro, Novembro 2006.




Psicanalise: Singularidade e Diversidade
O Analista Trabalhando: seus modelos e teoria da técnica na atualidade.
Miguel Sayad.

Rio, Out.2006

Este é um trabalho em busca de trocas sobre nossa atividade clínica cotidiana e de comparações entre nossos pontos de vista sobre a Psicanálise baseados em nossas experiências de formação pessoal e reflexão ao longo do tempo.

O contraste entre psicologia social ou de grupo e a psicologia individual, que a uma primeira impressão parece muito significante perde grande parte de sua significação quando é submetida a um exame mais íntimo... Na vida mental do individuo alguém está sempre envolvido, seja como modelo, objeto, auxiliar ou adversário; e assim a psicologia individual é desde o início psicologia social, num sentido amplo, porém plenamente justificado” (Freud.SE.XVIII.p.69)


Introdução
Escrever e tornar publico o escrito tem um valor especifico e objetivo, não só para a evolução da análise pessoal do psicanalista,( ao abrir fissuras e fendas em defesas solidificadas, particularmente na área do narcisismo), mas também por contribuir para a evolução da Psicanálise.

Assim, a própria escrita deste texto e sua publicação insere-se no movimento contínuo e incompleto da evolução da técnica do analista e de seu envolvimento e aproximação com novos modelos. Estes serão sempre modelos de outros, portanto convite e provocação `a alteridade e `a mundos desconhecidos. Desafio ao nosso narcisismo.

Espero comunicar um pouco de minha experiência:

1 - Quanto ao uso que fiz e os efeitos do processo psicanalítico sobre mim, isto e’, sobre a minha evolução e transformação e também seu efeito sobre as vidas de meus clientes, o que e’ material da mesma substância e natureza.

2 - Quanto aos efeitos e eficácia da psicanálise na redução dos sintomas e na transformação criativa. Estes efeitos manifestam-se tanto nos clientes como nos psicanalistas. Podem ser efeitos inesperados e podem causar novos problemas.

3 - Além disso, gostaria de apontar sentidos em que este processo, o processo psicanalítico, pode ser utilizado como elemento de interferência em conflitos entre grupos sociais, religiosos e nações. Psicanálise aplicada.


Os Modelos e a Técnica
Os modelos e as técnicas podem variar entre limites bem amplos, em acordo com a personalidade e as afinidades de cada psicanalista, sem que o caráter específico de processo psicanalítico fique comprometido.

Gostaria de ressaltar que estou tratando do processo psicanalítico e de sua clínica, e não de psicoterapias ou tratamentos psicológicos que utilizam os conhecimentos e hipóteses sobre o Inconsciente, o desenvolvimento infantil, a sexualidade, o comportamento e sintomatologia, advindos da pesquisa psicanalítica, portanto psicanálise aplicada à psicoterapia.


O futuro provavelmente atribuirá muito mais importância à Psicanálise como ciência do Inconsciente do que como procedimento terapêutico.”(Freud em seu artigo para a Enciclopédia).



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal