Projeto: Redução de Danos – Drogas



Baixar 70,1 Kb.
Página1/15
Encontro05.03.2019
Tamanho70,1 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15

Cód: 4.1

1 – Identificação do projeto

1.1 - Título: Redução de Danos – Drogas

1.2 - Coordenadoria: região oeste

1.3 - Unidade: Penitenciária Estadual de Pacaembu

1.4 - Autores

Alessandra Ferreira Barbosa Ramos (Monitora de Educação FUNAP)

Mirella Carla Vendramin de Arruda (Monitora de Educação FUNAP)

Débora Ribeiro de Lima (Assistente Social)

Sônia Regina da Silva Santos (Assistente Social)

Simone Butarelo (Psicóloga)



1.5 - Contato:

Tel: (18) 3862-1821


e-mail: jvcppac@ig.com.br
2 - Justificativa

A construção de uma sociedade totalmente sem drogas é impossível.

A história mostra que as sociedades humanas sempre conviveram com o uso de algum tipo de droga. Para viver em uma sociedade totalmente sem drogas, teríamos de pensar na eliminação, total, do álcool e do café, entre nós. Mesmo considerando, somente, essas substâncias, a sua eliminação seria impraticável.

A guerra às drogas contraria princípios éticos e direitos civis, ou seja, o combate a todo, e qualquer, padrão do uso de drogas fere o direito individual de cada um de dispor, livremente, do seu corpo e de sua mente e de poder alterar seu estado de consciência pelo uso de drogas se assim o quiser. Não se trata de estabelecer limites entre o que é certo e o que é errado, mas, sim, de garantir direitos individuais. Numa sociedade de homens livres, torna-se difícil, para não dizer impossível, controlar hábitos de consumo de escolhas individuais.

Esses argumentos mostram que é mais eficiente e ético, trabalhar no campo da prevenção para reduzir os danos que o uso abusivo das drogas traz aos indivíduos e à sociedade.

A proposta de redução de danos, destinada a diminuir os riscos associados ao uso de drogas é bem diferente das recomendações feitas pelos defensores de um mundo sem drogas, centradas na repressão.

Este modelo propõe o fornecimento de informações sobre drogas de modo imparcial e científico. A partir das informações, as pessoas poderão tomar decisões conscientes e bem fundamentadas sobre as drogas.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal