Projeto escolinh



Baixar 0.71 Mb.
Página1/2
Encontro16.09.2018
Tamanho0.71 Mb.
  1   2






PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL MENINOS DO VILA NOVA



FORMANDO CIDADÃOS E ATLETAS PARA O FUTURO
LIMA DUARTE/MG

2014

ÍNDICE

1. SÍNTESE

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVOS GERAIS

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS



5. METODOLOGIA

6. PÚBLICO ALVO/ FUNCIONAMENTO

7. EQUIPE DE TRABALHO

8. MATERIAL A SER USADO

9. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃOE ACOMPANHAMENTO

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

11. REFERÊNCIAS



12. ANEXOS
SER UM CRAQUE DE FUTEBOL NÃO É QUERER REALIZAR COISAS IMPOSSIVEIS”... MAIS SIM, REALIZAR SONHOS QUE MUITOS GAROTOS ALMEJAM..., E QUE APENAS OS MAIS PERSEVERANTES CONSEGUEM...


1. SÍNTESE

Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade. Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futebol, onde é uma paixão nacional que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.

O referido projeto tem como perspectiva em dar continuidade a Escolinha de Futebol Meninos do Vila Nova “FORMANDO CIDADÃOS E ATLETAS PARA O FUTURO”, sediado na cidade de Lima Duarte, tendo também, pretensões futuras de angariar recursos com projetos estruturais no âmbito desportivo (reforma do campo, construção de vestiários) para o distrito em questão.



2. JUSTIFICATIVA

A Sociedade Recreativa Vila Nova completou 50 anos no ano de 2014, sem muitos recursos o clube vem se mantendo com ajudar de alguns membros de sua comissão. Com o intuito de oferecer uma opção de lazer, a diretória desafiou-se à ajudar a sociedade no combate as drogas entre os jovens.

O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, já que irão frequentar um ambiente social e apaixonante devido o contexto da profissão. Diante de um país em que os problemas sociais são inúmeros e que está sediando eventos esportivos de maior importância mundial, tais como: Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). A Sociedade Recreativa Vila Nova - SRVN, sendo um órgão que se insere neste contexto, tem o dever moral e ético de exercer a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a infância e a adolescência. Tais conceitos estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Carta dos Direitos da Criança no Esporte.


3. OBJETIVOS GERAIS

Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes da Comunidade de Lima Duarte, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.



4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

► Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.

►Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento psico-físico-social da criança em questão, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico.

► Realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do



futebol;

►Promover a aprendizagem em grupos;

►Proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos;

► Incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção às

doenças;

Combater a evasão escolar e a repetência;

►Desenvolver a prática regular de atividades físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;

► Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária;

Descobrir novos talentos, possibilitando um ponto de partida para uma possível ascensão social.


5 METODOLOGIA

5.1 DAS CONDÕES DE INGRESSO

A participação do aluno estará condicionada a matrícula e freqüência escolar em torno de 80%, através da apresentação de declaração comprobatória expedida pela escola;

Acompanhamento das médias escolares (trimestralmente), que deverá ser no mínimo média 6.0 (seis);

5.2 DAS ATIVIDADES

Será empregada uma metodologia baseada no trabalho voltado a doutrina de treinamento específico de futebol, onde os treinadores que farão parte do presente projeto sejam capacitados (conhecimento técnico).



6.PÚBLICO ALVO/ FUNCIONAMENTO

6.1 FAIXA ETÁRIA

Compreendido entre 09 e 17 anos, que contemplará as seguintes categorias, segundo a BID/ CBF nº09/91: mirim ou sub-13 (09 a 12 anos), infantil ou sub-15 (13 a 14 anos) e juvenil ou sub-17

(15 a 17).



6.2 ESPECIFICIDADE DO PÚBLICO

Participará todo público externo (comunidades circunvizinhas do distrito); desde que atendam o item 5.1 deste projeto.



6.3 DAS TURMAS / DIAS E HORÁRIOS
As turmas serão compostas por 30 (trinta) alunos, tendo 02 (dois) encontros por semana; nos turnos matutinos ou vespertinos, ficando a cargo de negociação entre as partes.

7. EQUIPE DE TRABALHO

7.1 DA COORDENAÇÃO

A Coordenação do projeto e seleção da equipe de treinamento ficará a cargo da SRVN (Sociedade Recreativa Vila Nova). A distribuição será de acordo com as funções;







Baixar 0.71 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa