Projeto de Pós-Doutorado Título: Emotividade versus Razão: Por uma Pedagogia do Amor (do Coração)



Baixar 0.67 Mb.
Página1/13
Encontro23.05.2018
Tamanho0.67 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13

Projeto de Pós-Doutorado

Título: Emotividade versus Razão: Por uma Pedagogia do Amor (do Coração)

Balduino Antonio Andreola

  1. Introdução

Antes de definir o objeto de investigação deste Projeto, parece-me necessário responder à pergunta: Por que um Pós-Doutorado a esta altura de minha vida? A resposta a esta pergunta eu a devo a mim mesmo, antes ainda do que à instituição onde atuo como docente, o UNILASALLE de Canoas, à UFRGS, onde pretendo realizar o meu Pós-Doutorado, e à CAPES, agência da qual espero um apoio financeiro. Devo a mim a resposta, porque ao defender minha tese de doutorado, há 30 anos, decidi que nunca pensaria em pós-doutorado. Mas as coisas mudaram muito, e não apenas da minha parte. Aqui, no UNILASALLE, até o 1° semestre de 2014, só tínhamos Mestrado. Tendo sido aprovado pela CAPES o Doutorado em Educação, na primeira reunião do Colegiado foi-me dito: “Agora, que tens orientação e disciplina obrigatória no Doutorado, não podes sair antes de três ou quatro anos”. Na mesma hora reagi, dizendo: “Então vou fazer o que nunca pensei em fazer, até hoje, vou realizar um Pós-Doutorado”. E para isto estou tendo todo o apoio da instituição onde atuo.

Minha trajetória, como professor universitário, foi bastante variada. Antes de fazer concurso na UFRGS, em 1978, eu já lecionava, desde agosto de 1976, no CEL – Centro Educacional La Salle, hoje UNILASALLE – Centro Universitário La Salle, onde permaneci até 1981, quando fui para o doutorado. Em 1976 me classifiquei no concurso em 2 disciplinas na UCS – Universidade de Caxias do Sul, onde lecionei até a hora de concentrar as atividades na UFRGS. Em 1976 lecionei também um ano na PUCR/RS, como professor convidado, substituindo a Professora Zilá Totta, uma das maiores educadoras do Rio Grande do Sul, em licença por um ano. Aposentado como Professor titular na UFRGS, em 1996, por vários motivos, lá continuei atuando, como professor colaborador convidado, até 2003. De 1998 a 2001, fui professor visitante no PPG/EDU da UFPel, em Pelotas, dois anos como bolsista da CAPES e um ano da FAPERGS. Tendo sido convidado pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, para colaborar na criação de um Mestrado em Educação, lá permaneci, como docente, até 2006, quando participei na seleção para o Mestrado em Educação no UNILASALLE de Canoas, onde continuo até hoje. Acrescentando minha caminhada de professor desde 1953, completo, neste ano, 62 anos como educador.

Esta andarilhagem teve, para mim, dois aspectos positivos. Em primeiro lugar, a gratificação de ver meu trabalho sempre valorizado em todas estas instituições em que atuei. Em segundo lugar, a riqueza muito grande de experiências. Todavia esta itinerância trouxe consigo também o preço da dispersão. Um Pós-Doutorado se oferece a mim como um tempo de retomada de minha longa trajetória, e de elaboração de uma síntese das muitas experiências valiosas, integrando na mesma inclusive as aprendizagens das dispersões e dos erros cometidos. Esta síntese me será possível ao concentrar-me num tema preferencial não apenas para mim, num sentido pessoal, mas também como uma contribuição que valha a pena, como exporei, ao longo deste Projeto, frente ao desafio de problemas que se apresentam hoje a todos nós, em nível de urgência.




  1. Baixar 0.67 Mb.

    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa