Projeto de pesquisa



Baixar 43,71 Kb.
Página1/6
Encontro15.08.2018
Tamanho43,71 Kb.
  1   2   3   4   5   6


Aluno: Benedito Maurílio Fagundes


PROJETO DE PESQUISA
Área de interesse: Epistemologia

Tema: O Conhecimento como a maior virtude do homem, na qual todas as outras virtudes se completam, e estabelece uma convivência agradável entre os semelhantes.

Problema de pesquisa

Delimitação: Conscientizar de que ninguém manipula o conhecimento para si mesmo, mas para compartilhar com os outros e com o mundo exterior, tendo como fundamento o saber mais.

PROBLEMATIZAÇÃO: Analisando a questão do conhecimento percebemos as diferenças existentes entre as varias classes sociais. Cada uma manipula um tipo de conhecimento. Não podemos esquecer do conhecimento, popular, que é o mais comum de todos, que existi inclusive entre os indígenas, no conhecimento das ervas medicinais. Porem neste projeto será apenas trabalhado o conhecimento cientifico.

O autor escolhido para este aprofundamento é David Hume. Juntamente com Francis Bacon e John Locke, David Hume é considerado um dos maiores filósofos ingleses e uma das maiores figuras do seu século. Desde já aproveito para fazer uma comparação entre Hume e Adam Smith. Quem influenciou sobre quem? Hume vê fundamento da moral apenas no sentimento e Adam Smith que fala da "moral da simpatia". Hume no entanto não construiu um sistema, como fez Adam Smith.

Voltando ao nosso autor principal podemos então levantar algumas questões, tais como: Hume, filosofo cético e empirista, será que toda fonte do conhecimento vem do empirismo? Podemos nós sair do mundo subjetivo e atingir o mundo objetivo, isto é, podemos conhecê-lo imediatamente ou medianamente na sua existência e na sua natureza? De onde me vem os princípio conhecimento? A qual impressão corresponde essa idéia?

Para David Hume a idéia do conhecimento está em investigar seriamente a natureza do entendimento humano:

“(...) investigar seriamente a idéia do entendimento humano, e mostrar, mediante uma analise exata de seus poderes e capacidade que ele não se ajusta de modo algum a assuntos tão abstrusos e remotos”. (HUME, 1973,p. 132)

Percebemos os pontos de vistas de Hume pelos titulos de suas obras. Por exemplo: Investigações sobre o entendimento humano; Resumo de um tratado da natureza humana; etc.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal