Projeto de Extensão Universitária



Baixar 9,17 Kb.
Encontro30.09.2018
Tamanho9,17 Kb.

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

COOPERATIVA DA COLABORAÇÃO


Coordenadora: Heidi Miriam Bertolucci Coelho (Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada - CPPA)

Grande Área *

Ciências Humanas

Área temática 1 *

Direitos Humanos

Área temática 2 (opcional)

Espaços Construídos

Objetivos: Criar dentro da universidade uma central de informações, onde pessoas com capacidades diversas possam oferecer serviços a usuários do Campus e aos participantes do Programa da 3º Idade. As habilidades oferecidas pelo projeto constam na base de dados levantadas na população acadêmica, com o intuito de favorecer a troca de dons, talentos e habilidades no espaço universitário. Também são produzidas oficinas mensais que atendem de forma artística e cultural a comunidade.

O Projeto tenta construir um espaço de integração para a comunidade acadêmica, através de uma central de informações, onde os alunos serão cadastrados conforme suas habilidades, talentos e disponibilidade de tempo a serviço de outrem, que tenha a necessidade de trabalhos eventuais, tais como, aulas particulares de inglês, português, francês, alemão, italiano etc, digitação de trabalhos, dissertações, acompanhamento terapêutico a pessoas especiais, serviço de estimulação a pessoas necessitadas, serviços de motorista de carro, animação de festas infantis, serviços de garçons em festas, preparação de pratos especiais sendo salgado ou doce, entre outros trabalhos solicitados pelos usuários. O projeto também promove oficinas de habilidades específicas de cunho empreendedor, que acontecem mensalmente, como manutenção básica de bicicletas, culinária, confecção de bijuterias, aulas de dança etc. Esse projeto nasceu de dados obtidos no Plantão Psicológico do CPPA, onde os alunos expressam necessidade de integração à comunidade, desejo de desenvolverem suas potencialidades e também necessidade de obterem recursos financeiros.

Beneficiários/Clientela: 10 alunos monitores, sendo 02 de cada curso do Campus que se responsabilizam pelo projeto, 120 alunos, comunidade acadêmica que está cadastrada na base de dados, para a prestação de serviços, 200 alunos, que participam das atividades e oficinas oferecidas, 100 funcionários da Unesp, usuários dos serviços, 80 participantes do Programa da 3º Idade, também como usuários.



Esse projeto tem intenção de favorecer a integração dos alunos com os solicitantes dos serviços, atendendo às demandas que surgem. O projeto vem reforçar a integração também entre a Universidade e a comunidade assisense, abrindo canais para trocas de conhecimento do senso comum e propiciando vivências partilhadas. O projeto vem recuperando a possibilidade de contatos solidários, com pessoas da melhor idade, pessoas em condições frágeis economicamente, buscando ultrapassar os preconceitos até então evidenciados por nossa cultura contemporânea.

O projeto ganhou espaço e divulgação dentro da universidade e também visibilidade na comunidade através de seus usuários participantes que levam informações para a cidade. Ainda é divulgado por meio de apresentações de seus trabalhos em eventos científicos. Existe um site informativo que estará no ar em breve.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa