Programa de pós-graduaçÃo em psicologia



Baixar 141.42 Kb.
Página1/6
Encontro25.03.2018
Tamanho141.42 Kb.
  1   2   3   4   5   6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ



INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA



Processo Seletivo - Edital no 001/2012/PPGP

TURMA 2013
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará torna públicas as instruções para o processo de seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (nível Mestrado), na área de concentração: Psicologia, para o período letivo que terá início em março de 2013.
1. CALENDÁRIO


Etapas da seleção

Datas / Períodos

Inscrições

01 a 22 de outubro de 2012

Homologação das Inscrições

29 de outubro de 2012

Prova Escrita

05 de novembro de 2012

Resultado da Prova Escrita

09 de novembro de 2012

Resultado da análise dos Projetos de Pesquisa

19 de novembro de 2012

Entrevistas

21 e 22 de novembro de 2012

Resultado das Entrevistas e da análise dos Currículos

23 de novembro de 2012

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

26 de novembro de 2012

Divulgação do resultado final

28 de novembro de 2012

Matrículas

04 a 08 de março de 2013

Início das aulas

11 de março de 2013

Término das aulas do 1º semestre

21 de junho de 2013


2. VAGAS

2.1- Serão oferecidas até 22 (vinte e duas) vagas assim distribuídas:

Linha de Pesquisa

Professor(a)

Vagas


Psicanálise, teoria e clínica.

Profª. Dra. Ana Cleide Guedes Moreira

02

Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves

01

Prof. Dr. Maurício Rodrigues de Souza

02

Prof. Dr. Paulo Roberto Ceccarelli

01

Profª. Dra. Roseane Freitas Nicolau

02

Psicologia, sociedade e saúde.

Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla

01

Prof. Dr. Carlos Alberto Batista Maciel

02

Prof. Dr. Janari da Silva Pedroso

02

Profª. Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos

02

Prof. Dra. Airle Miranda de Souza

03

Prof. Dr. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira

01

Profª. Dra. Adelma do Socorro Gonçalves Pimental

01

Prof. Dr. Pedro Paulo Piani

02

OBS: As descrições das linhas de pesquisa estão no Anexo I deste Edital.

2.2- Serão reservadas até 4 (quatro) vagas do total de 22 (vinte e duas) vagas oferecidas, aos candidatos docentes e técnicos administrativos da UFPA que serão preenchidas obedecendo integralmente as normas do presente edital.
3. INSCRIÇÕES

3.1- As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, nas formas descritas neste edital, no período de 01 a 22 de outubro de 2012, das 09h às 13h horas, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Universitário do Guamá, sito à Rua Augusto Corrêa, 01, CEP: 66.075-110, Belém, Pará.

3.2- A inscrição do(a) candidato(a) será gratuita.

3.3- Não serão aceitas inscrições condicionais, via fax, via correio eletrônico ou fora do prazo.

3.4- No momento da inscrição, o (a) candidato (a) deverá anexar os seguintes documentos:

a) Formulário de inscrição, disponível no Anexo II deste Edital, devidamente preenchido, acompanhado de foto 3x4 recente e previamente colada no formulário de inscrição.

b) Fotocópia da carteira de identidade e CPF.

c) Fotocópia e original do Diploma de Curso de Graduação em Psicologia ou área afim (constando o reconhecimento do curso), emitido por Instituição de Ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação ou comprovante de conclusão de curso.

c.1- O candidato estrangeiro deverá apresentar o diploma devidamente reconhecido e validado por universidade brasileira na ocasião da inscrição para a seleção.

c.2- Os candidatos que estiverem cursando o último semestre de curso de graduação, deverão entregar uma declaração de formando, assinada pelo coordenador de seu curso de graduação. O diploma será substituído por certidão ou ata de colação de grau, cuja fotocópia e original deverá ser apresentada por ocasião da matrícula.

d) Fotocópia e original do Histórico Escolar do Curso de Graduação em Psicologia ou área afim.

e) Duas cópias encadernadas do Curriculum Lattes, conforme modelo da plataforma do CNPq, (http://www.cnpq.br), comprovado por meio de cópias legíveis (produção não comprovada não será pontuada) e devidamente encadernado.

f) Duas cópias encadernadas do projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Programa, elaborado pelo candidato de acordo com as informações apresentadas no Anexo IV deste Edital.
3.5. No caso das inscrições realizadas pelo correio, os documentos relacionados no item 3.4., juntamente com a inscrição, poderão ser remetidos pelo correio – via SEDEX, desde que a documentação esteja completa e que a postagem ocorra até o último dia previsto para as inscrições (22 de outubro de 2012).
3.6. Endereço para envio/entrega da inscrição: Universidade Federal do Pará– Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Campus Universitário – Rua Augusto Corrêa, 1, Bairro do Guamá –– CEP: 66.075-110 — Belém, PA.
3.7. O candidato poderá inscrever-se por meio de procuração específica para esse fim, sendo necessário anexar o respectivo Termo de Procuração (que não precisará ter firma reconhecida), cópia legível de documento oficial de identidade do procurador e do candidato (que não precisarão de autenticação). Nesta hipótese, o candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros do seu procurador.
3.8. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
3.9. O resultado da homologação da inscrição será divulgado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia no dia 29 de outubro de 2012, a partir das 09h00 horas, disponibilizado por ordem alfabética, somente as inscrições homologadas.
3.10. Os candidatos não aprovados na seleção deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa, até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final do processo seletivo. Findo este prazo os documentos serão encaminhados para a reciclagem de papel.
3.11. O candidato somente será considerado inscrito no Processo Seletivo após ter cumprido todas as instruções descritas no item 3 (três) deste edital e de todos os seus subitens. A falta de um dos documentos exigidos invalidará a inscrição do (a) candidato (a).
4. DAS ETAPAS DA SELEÇÃO

4.1- O Processo Seletivo será composto de:

a) Prova escrita, de caráter eliminatório, será realizada na sala de aulas do Programa e terá início às 09h00 (nove) horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos e duração de 04 (quatro) horas para sua elaboração. Deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, de forma legível, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitação de condição especial. A prova constará de uma questão geral da Psicologia e duas questões específicas da linha de pesquisa para a qual o candidato se inscreveu, devendo contemplar, em sua resposta, pelo menos, parte da bibliografia recomendada no Anexo I e será avaliada de acordo com critérios de pontuação apresentados no Anexo V deste Edital;

b) Análise do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório, levará em conta a sua qualidade e viabilidade de execução, de acordo com critérios de pontuação apresentados no Anexo IV deste Edital;

c) Entrevista, de caráter eliminatório, com duração de até 30 (trinta) minutos, de acordo com critérios de pontuação apresentados no Anexo VI deste Edital.

d) Análise do Currículo, de caráter classificatório, levará em conta a formação e a experiência científica, de acordo com critérios de pontuação apresentados no Anexo III deste Edital.

e) Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês ou Inglês), de caráter obrigatório e classificatório, sendo computado no resultado final.

Obs.: Caso o (a) candidato (a) não obtenha o conceito mínimo (REG), no Exame de Língua Estrangeira durante o processo de seleção deverá submeter-se a nova prova que ateste sua proficiência até, no máximo, a realização do exame de qualificação.

f) Para a aprovação na seleção o rendimento final dos candidatos não pode ser inferior a 70% (setenta por cento), correspondendo ao conceito “BOM”.
5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1- Os resultados parciais e final do Processo Seletivo serão divulgados no site da UFPA (http://www.portal.ufpa.br), na home page do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (http://www.ppgp.ufpa.br), por meio de cartazes fixados na Secretaria do referido Programa e no quadro de avisos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UFPA.
6. MATRÍCULA

6.1- Os candidatos classificados para as vagas existentes de acordo com este Edital, obedecendo à estrita ordem de classificação, deverão comparecer à secretaria do Programa de Pós-graduação em Psicologia no período de 04 a 08 de março de 2013, das 09h00 às 12h00 horas, para proceder à matrícula. O não comparecimento no referido período, implicará na eliminação do candidato.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS:

    1. Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas disponíveis, que serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos na seleção;

    2. A admissão de recurso deverá seguir as normas vigentes cabíveis, encaminhados à Coordenação do Programa formalmente, para ser avaliado pela Comissão do Processo Seletivo. O recurso deverá ser interposto no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado final.

    3. A aprovação e classificação não asseguram a concessão de Bolsa ou auxílio financeiro por parte do Programa.

    4. Os casos omissos serão avaliados e resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo e homologados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Belém/PA; 03 de setembro de 2012.


Comissão do Processo Seletivo

Flávia Cristina Silveira Lemos

Carlos Alberto Batista Maciel

Adelma Gonçalves Pimentel

Airle Miranda de Souza

Ana Cleide Guedes Moreira

Alcindo Antônio Ferla

Ernani Pinheiro Chaves

Janari da Silva Pedroso

Maurício Rodrigues de Souza

Paulo de Tarso R. de Oliveira

Paulo Roberto Ceccarelli

Pedro Paulo Freire Piani

Roseane Freitas Nicolau





Baixar 141.42 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa