ProduçÃo matemática, software wingeom e ead online



Baixar 89.99 Kb.
Página1/9
Encontro07.09.2018
Tamanho89.99 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9



ALGUMAS FACETAS DA PRODUÇÃO MATEMÁTICA EM UM CURSO A DISTÂNCIA ONLINE
Silvana Claudia Santos1

GPIMEM, UNESP, Rio Claro, SP

ssantos@rc.unesp.br
Marcelo de Carvalho Borba2

GPIMEM, UNESP, Rio Claro, SP

mborba@rc.unesp.br
Introdução
Pesquisas têm sido realizadas para investigar como que a Internet tem se inserido no cenário educacional (BORBA, 2005; KENSKI, 2003; GRACIAS, 2003; BAIRRAL, 2002 entre outras). E a Educação a Distância tem sido uma das temáticas de pesquisas no GPIMEM desde 2000, quando começou a ser oferecido a professores de matemática, pelo IGCE, UNESP, campus de Rio Claro, o curso de extensão universitária intitulado "Tendências em Educação Matemática", ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. De acordo com Gracias (2003, p. 36) “as interações proporcionadas pelas redes telemáticas, correio eletrônico, listas e grupos de discussão e sites, dentre outros, apresentam a vantagem de combinar a flexibilidade da interação humana com a independência no tempo e no espaço, sem perda de velocidade”.

Sendo assim, Borba (2004) passou a se preocupar como os problemas matemáticos poderiam ser discutidos em um curso à distância a partir da Internet e, como esta poderia vir a se tornar co-autora da produção matemática, assim como softwares educacionais já haviam se tornado. Buscando fomentar essa discussão Santos (2006) analisou a produção matemática dos participantes no curso a distância “Tendências em Educação Matemática” oferecido em 2005, os quais utilizaram as salas de bate-papo do ambiente TelEduc3, para discutirem sobre as conjecturas formuladas durante as construções geométricas realizadas com o software Wingeom.

A geometria é um ramo da Matemática que está intimamente ligada ao aspecto visual. Neste sentido, do ponto de vista pedagógico, o uso de tecnologias informáticas pode acarretar contribuições consideráveis com relação à aprendizagem. Isso é evidenciado com relação ao uso de softwares, como o Wingeom, devido às possibilidades que estes apresentam a uma abordagem que valoriza a experimentação. Mas como a Internet participa desse processo?

Como afirma Borba (2001, p. 138), “ela [a informática] é uma nova extensão de memória, com diferenças qualitativas em relação às outras tecnologias da inteligência e permite que a linearidade de raciocínios seja desafiada por modos de pensar, baseados na simulação, na experimentação e em uma nova linguagem que envolve escrita, oralidade, imagens e comunicação instantânea”.

Neste sentido, atividades realizadas com o uso do Wingeom podem proporcionar situações de investigação que os estudantes necessitam para construírem conhecimento geométrico. Contudo, outras questões emergem quando essa discussão passa a ocorrer à distância, via Internet, utilizando basicamente uma sala de bate-papo. E, assim, passamos a vislumbrar uma tensão: como implementar recursos digitais para ensinar e aprender Matemática, com auxílio de softwares e à distância?

A crescente evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), principalmente com o acelerado uso da Internet, tem provocado inúmeras mudanças no âmbito educacional, exigindo a produção de novos conhecimentos. O advento da Internet tem feito com que haja uma necessidade de refletir sobre a educação. Segundo Oliveira (2003, p.34) “essa modalidade de educação se reveste de imensa potencialidade, não como solução para todos os problemas, mas cumprindo papel relevante como modalidade de educação do futuro, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em via de desenvolvimento”.

Gracias (2003, p.33) acredita que a "EaD não pode ser entendida apenas como conseqüência da evolução das tecnologias; ela deve ser considerada também como uma possibilidade de superação de alguns desafios educacionais contemporâneos". Kenski (2003) acredita que o fato de se utilizar a Internet na Educação não significa que o espaço educacional presencial será suprimido, mas pelo contrário, ela o ampliará.

Para ilustrar algumas das possibilidades de produção matemática a distância, por meio da Internet, neste artigo apresentamos dois exemplos de como atividades de geometria euclidiana espacial foram propostas, desenvolvidas e discutidas em um curso a distância a partir de uma proposta pedagógica que privilegia a interação e a investigação. Além disso, nos apoiamos em uma visão teórica que valoriza a relação dialógica que existe entre atores humanos e mídias, já que dependendo da tecnologia utilizada a produção matemática apresenta características qualitativamente diferentes.



Catálogo: files -> ix enem -> Comunicacao Cientifica -> Trabalhos
Trabalhos -> Psicologia e educaçÃo matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no brasil nos últimos anos
Trabalhos -> As representaçÕes pictóricas externas: uma análise qualitativa
Trabalhos -> Confundiu multiplicaçÃo com adiçÃO
Trabalhos -> As atitudes e o desempenho em aritmética do ponto de vista da aprendizagem signifcativa
Trabalhos -> 4 a linguagem matemática
Trabalhos -> Este trabalho aborda o tema estratégias gráficas no ensino e aprendizagem matemática, de modo especial, no ensino e aprendizag
Trabalhos -> Capítulo I: a educaçÃo infantil
Trabalhos -> AlteraçÕes neuropsicológicas e atividade matemática: contribuiçÕes para a prática docente
Trabalhos -> FormaçÃo contínua na práxis pedagógica: professores de matemática em atividades de ensino

Baixar 89.99 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa