Polo ead: cabo frio aluna: velnides coutinho pereira



Baixar 10,15 Kb.
Encontro11.11.2019
Tamanho10,15 Kb.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

POLO EAD: CABO FRIO

ALUNA: VELNIDES COUTINHO PEREIRA

PETÍODO: 7º

INSCRIÇÃO: 201102306819

PROFESSOR: JULIANA DENSIDERO



Relatório sobre “A pesquisa como objeto de estudo do assistente social”

O centro de estudos escolhido para a elaboração deste relatório foi o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM). O Centro “tem como finalidade principal produzir, organizar e difundir conhecimentos sobre a sexualidade na perspectiva dos direitos humanos, buscando, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades de gênero e para o fortalecimento da luta contra a discriminação das minorias sexuais na região. Através do diálogo entre a universidade, movimentos sociais e formuladores de políticas públicas na América Latina, o Centro articula pesquisadores, militantes e outros parceiros interessados em fomentar o debate sobre a sexualidade e os direitos sexuais, coordenando atividades regionais no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Criado em 2002, o Centro é um projeto do Programa de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição que há muitos anos desenvolve pesquisas em sexualidade, gênero e saúde.” As parcerias fomentadas pelo CLAM são estabelecidas com a sociedade civil através dos movimentos sociais, universidades e formuladores de políticas públicas na América-latina.

A principal área de atuação do CLAM é o desenvolvimento de pesquisas em sexualidade, gênero e saúde na perspectiva dos direitos humanos. A equipe de pesquisadores é composta por 21 profissionais envolvidos na área de projetos de pesquisa que atuam em diversas áreas como: antropologia social, ciências sociais, psicologia e jornalismo. Sobre o número de pesquisas e estudos desenvolvidos não foi possível contabilizar o quantitativo de pesquisas desenvolvidas pelo centro de pesquisas. Entretanto, serão destacadas algumas pesquisas realizadas: Pesquisa “Contracepção e planejamento reprodutivo na percepção de usuárias do Sistema Único de Saúde”, que “trata-se de uma pesquisa multicêntrica que tem o objetivo de avaliar o acesso e a qualidade do atendimento em contracepção e planejamento reprodutivo na rede pública de saúde do Brasil, na perspectiva de usuárias residentes em áreas urbanas e rurais”; Pesquisa “Heterossexualidades: contracepção e aborto”, que é um estudo, coordenado por Maria Luiza Heilborn, e “está sendo desenvolvido em três cidades: Buenos Aires (Argentina), Rio de Janeiro (Brasil) e Bogotá (Colômbia). Nos três países a pesquisa começou em janeiro de 2007, estando prevista a apresentação de seus resultados finais para junho de 2008. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as articulações entre o exercício da heterossexualidade e as questões relacionadas à contracepção e ao aborto”; Pesquisa em “Sexualidade, ciência e profissão na América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru” que teve como objetivo “mapear o campo profissional da sexologia em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. A questão de fundo que move a investigação como um todo é a chamada ‘medicalização da sexualidade’.”

O processo de escolha dos temas para pesquisa tem por base a dimensão da sexualidade na esfera pública. O que se torna objeto de pesquisa para o Centro é articulação da sexualidade com a saúde pública, com os valores culturais de determinada localidade, as discussões sobre o corpo e sua articulação com a mídia, o consumo e a indústria farmacêutica entre outros parâmetros que relacionam a sexualidade fora do âmbito privado. A principal metodologia utilizada pelo CLAM é a aplicação de questionários nos espaços de manifestação dos fatos que orientam o tema abordado como as paradas do orgulho LGBT, unidades de saúde, o espaço universitário, etc. Há também o uso da análise documental como metodologia, como a pesquisa “Sexo e gênero no discurso médico brasileiro da segunda metade do século XIX ao início do século XX”, coordenada pela pesquisadora Fabíola Rohden. Esta pesquisa, ainda em desenvolvimento, consiste na análise do “conjunto de teses de conclusão de curso apresentadas à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro entre 1833 e 1940.”

A importância da pesquisa em Serviço Social reflete-se na busca permanente pelo conhecimento que proporciona ao profissional de Serviço Social maior entendimento do contexto estudado para propor ações que possibilitem modificar ou até mesmo transformar uma determinada realidade.

O trabalho do profissional de Serviço Social dentro do CLAM tem grande relevância, partindo do entendimento que o seu fazer se dá onde existe a possibilidade de transformação de uma dada realidade, do inconformismo e a não aceitação de situações discriminatórias. A atuação do assistente social a partir da década de 1950 no Brasil ganhou status de profissão regulamentada e reconhecida como uma categoria capacitada para atuar em diversas frentes de trabalho, ampliando com isso um leque de possibilidades. Seu trabalho no CLAM trás um olhar mais amplo das questões porque passam a sociedade, não de forma factual em uma perspectiva positivista, mas dentro de um entendimento que as diversas situações societárias são mutantes, que os problemas sociais e relacionais são causas e efeitos dessas transformações. Ao tratar das questões de gênero, sexualidade e saúde juntamente com outros profissionais, o Serviço Social busca contribuir na inserção e promoção dos diversos grupos sociais.



Referências bibliográficas

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos. Acesso em Acesso em 21 de maio de 2015.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa