Politicas públicas de segurançA



Baixar 247,36 Kb.
Página1/8
Encontro05.12.2019
Tamanho247,36 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

GT 23-Corrupción, violencia social, crimen organizado y seguridad
POLITICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA: Um estudo sociológico sobre o reflexo da formação dos Oficiais da PMPA no cotidiano operacional a dinâmica entre o ideal e o real 1.

Sônia da Costa Passos2

Universidade Federal do Pará –Belém- Pará-Brasil

Email: sscpassos_10@yahoo.com.br

RESUMO: Este estudo é resultado parcial de pesquisa de campo de construção de minha tese. O Período que corresponde de 2002 a 2014, período que é implantado a Secretária Nacional de Segurança Pública, dando ênfase para uma política de formação com uma visão mais preventiva e menos repreensiva. A pesquisa foi de campo e documental realizada por meio de aplicação de questionários, utilizando o método dedutivo e com a abordagem quantitativa descritiva. A primeira parte da pesquisa foi realizada pesquisa por meio da aplicação de questionários com 95 alunos do Curso de Formação da Polícia Militar do Pará, sendo 45 do ultimo ano do curso de Formação e 45 do 2º ano. A segunda parte da pesquisa será realizada por meio de entrevistas com 10 policiais (oficiais) que passaram pelo processo de formação e já atuaram no serviço de policiamento de rua.

Palavra - Chaves: Formação , Matriz Curricular Nacional, Policial Militar



  1. Introdução

O objetivo deste estudo é mostrar como se dá o processo de formação do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Pará a partir da implantação da matriz curricular nacional. Este estudo permite refletir que mesmo com a Diretriz da Matriz Curricular nacional como um novo olhar sobre o ato de ensinar ainda existe uma microviolência que fica escondida dentro dos muros do ambiente de todo esse processo de formação, assim como pode formar um policial com uma identidade voltada para a inculcação da cultura militar pode também deformar no sentido de que este profissional ao receber toda a carga de humilhações achando inconscientemente que isto é certo, possa vir a reproduzir isso em sua prática profissional. Dessa maneira tal estudo é importante, pois visa compreender que o espírito militar é fomentado através da construção de tradições e simbologias que exercitam atributos da área afetiva como a disciplina, o respeito, a coragem, a abnegação, a lealdade, o comprometimento, a ética, a honestidade, a empatia, a justiça, a legalidade, a cortesia, a verdade, a discrição, a fé na missão policial militar. Tais valores são de extrema importância para entender com eles se reproduzem na prática de atuação da atividade policial militar.


: acta -> 2015 -> GT-23
2015 -> Migrantes Libaneses Drusos: entre rupturas e continuidades
2015 -> MigraçÃO, trabalho e seletividade no estado do ceará1
2015 -> MigraçÃO, trabalho e seletividade no estado do ceará
2015 -> Universidad Latinoamericana: interpelaciones y desafíos
2015 -> Bullying enquanto elemento socializador juvenil1 Jamile Guimarães
2015 -> Regulando feminilidades: a construçÃo da identidade de gênero no processo de socializaçÃo juvenil jamile Guimarães
2015 -> António Pedro Barbosa Cardoso brasil doutorando capes/pecpg da pucrs
GT-23 -> O envolvimento dos Estados Unidos da America na atuação do Estado Islâmico
GT-23 -> Alas 015 29 de noviembre al de diciembre 2015
GT-23 -> Polícia militar: uma análise política e social do crime e da violência. Policía militar : un análisis y política social del delito y la violencia edison Nunes1 Pedro Luiz Ferro2 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo puc/sp resumo


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal