Planodeensin o departamento



Baixar 41,27 Kb.
Encontro11.10.2018
Tamanho41,27 Kb.



UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQMC



P L A N O D E E N S I N O




DEPARTAMENTO: Química PROFESSOR: Jailson de Jesus




DISCIPLINA: Química Geral para Engenharia Elétrica SIGLA: QEE0001




CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 TEORIA: 72 PRÁTICA: 18




CURSO: Engenharia Elétrica SEMESTRE/ANO : 02/2016



EMENTA:

Introdução à química. Teoria Atômica. Ligações químicas. Termoquímica. Equilíbrio Químico e iônico. Teoria da Oxidação e Redução. Eletroquímica.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:

Permitir o acesso aos conhecimentos produzidos na área da Química ao futuro profissional, com a finalidade de auxiliar-lhe quando no exercício de sua profissão.






OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA :

• Apresentar de forma geral alguns conceitos e teorias utilizados na área de Química;

• Possibilitar que o aluno seja capaz de entender os princípios básicos da química moderna, dos modelos atômicos, das ligações químicas, da termoquímica, das reações de oxi-redução, do equilíbrio químico e da eletroquímica;

• Desenvolver nos alunos a habilidades de reconhecer as características mais importantes de cada teoria trabalhada em aula, identificando a sua validade e as suas limitações para interpretar as propriedades da matéria;

• Promover mudança de comportamento dos alunos para o ensino de nível superior, onde estes deverão ter responsabilidades pelo seu processo de aprendizagem;

• Ampliar a capacidade dos estudantes de buscar informações na literatura química, publicada como livros didáticos e periódicos, das informações que podem estar representadas na forma escrita, de tabelas e gráficos.





CARGA HOR. CONTEÚDOS

CONTEÚDOS PROGRAMATICOS

AVALIAÇÃO


04 h/aula

Introdução à Química: Matéria e Energia, Propriedades Físicas e Químicas, Elementos e Átomos, Compostos, Moléculas e Íons,

Nomenclatura dos Compostos, Misturas e Soluções.



Prova 1



10 h/aula

Estrutura do Átomo. Radiação Eletromagnética, Quanta e Fótons, Dualidade onda-partícula, Princípio da Incerteza, Funções de onda, Espectros atômicos e Níveis de Energia, Números Quânticos, Orbitais Atômicos, Spin eletrônico, Estrutura Atômica do Hidrogênio, Estrutura de átomos com muitos elétrons, Energias dos Orbitais, Princípio da Construção (Aufbau), Configurações Eletrônicas do Estado Fundamental.

Prova 1



16 h/aula

Ligações Químicas: Ligações Iônicas, Interações entre íons, Configurações eletrônicas dos íons, Símbolos de Lewis, Ligações covalentes, Estruturas de Lewis, Ressonância, Carga Formal, Exceções à regra do octeto, Ácidos e Bases de Lewis, Eletronegatividade e Polarizabilidade, Forças e comprimentos das ligações covalentes, As formas das moléculas e dos íons, O modelo VSEPR, Moléculas Polares, Teoria da Ligação de Valência, Ligações sigma e pi, Hibridização de orbitais atômicos, Teoria dos Orbitais Moleculares, Configurações eletrônicas de moléculas diatômicas, Teoria de Bandas nos Sólidos, Gases, Líquidos e Sólidos, Forças Intermoleculares, Ligação de Hidrogênio, Sólidos Metálicos, iônicos, moleculares e reticulares, Cristais Líquidos.

Prova 1/Prova 2




10 h/aula

Termoquímica: Sistema, estados e energia. Entalpia, entalpia da reação química. Calor de formação; calor de combustão, energia de ligação. Lei de Hess

Prova 2


10 h/aula

Equilíbrio químico: Constante de equilíbrio, deslocamento do equilíbrio.

Equilíbrio Iônico: Ácido e Bases, pH e pOH, equilíbrio da água, titulação.

Prova 2

6 h/aula

Teoria de Oxidação e Redução: Conceitos, reações redox, semi-reações.

Prova 3

10 h/aula

Eletroquímica: Células galvânicas, potenciais padrão, pilhas. Eletrólise. Impacto nos materiais, aplicação da eletrólise, corrosão.

Prova 3

06 h/aula

Avaliação




18 h/aula

Práticas: Apresentação de laboratório e normas de segurança, medidas; reações e equações químicas; efeitos da concentração sobre a velocidade reacional; equilíbrio químico; eletroquímica e corrosão.













90 horas

Carga horária total teórica/prática - 90 horas







METODOLOGIA:

Não será usado um único método para mediar o processo de ensino–aprendizagem, será dada ênfase aos trabalhos em grupos. Serão aplicadas as seguintes técnicas de ensino: aulas expositivas utilizando, quando necessário, recursos áudio visuais como data show, estudo dirigido, resolução de exercícios, aulas práticas de laboratório.






AVALIAÇÃO:

Os critérios para a avaliação a serem utilizados pelo professor serão baseados nas seguintes atividades: assiduidade e pontualidade; participação em sala de aula e nos trabalhos de grupos; provas escritas.



A nota do semestre será o resultado da média das provas que terão um peso de 75 %, somado a média das notas das demais atividades desenvolvidas (laboratório), que terão um peso de 25%. As condições de aprovação na disciplina são as previstas no Regimento da Universidade.

Avaliação 1 – 24/09

Avaliação 2 – 05/11

Avaliação 3 – 03/12

Exame - 07/12




BIBLIOGRAFIA:

  1. ATKINS, P e. JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman. 2001.

  2. RUSSEL, J. B. Química Geral. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1994, v. 1 e 2.

  3. ALLINGER, N. et al., “Química Orgânica”, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1988.

  4. BRADY, J. E. e HUMISTON, G. E. Química geral. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

  5. ARTIGOS FORNECIDOS PELO PROFESSOR








Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal