Plano de ensino Psicologia I (pse I)



Baixar 92,51 Kb.
Página1/3
Encontro10.04.2018
Tamanho92,51 Kb.
  1   2   3






UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT




PLANO DE ENSINO







DEPARTAMENTO:

FÍSICA







DISCIPLINA:

FÍSICA GERAL II

SIGLA:

FGE2001







CARGA HORÁRIA TOTAL:

72

TEORIA:

00

PRÁTICA:

72

CRÉDITO:

04







CURSO:

ENGENHARIA ELÉTRICA










1. EMENTA:
Oscilações mecânicas. Estática e dinâmica dos fluidos. Ondas mecânicas e acústicas. Temperatura. Calor. Teoria cinética dos gases. Leis da Termodinâmica. Máquinas térmicas. Refrigeradores. Entropia.
2. OBJETIVO GERAL:
Estudar e aplicar métodos básicos de Ondas e da Termodinâmica Clássica, através do uso de métodos algébricos, do cálculo vetorial, diferencial e integral em aplicações físicas de interesse didático e/ou prático.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar o movimento harmônico simples, a partir das leis de Newton e Hooke, sua descrição matemática e sua relação com o movimento circular uniforme. Definir e calcular as energias cinética e potencial associadas a um oscilador harmônico simples. Estudar diferentes tipos de pêndulos e osciladores.
Estabelecer os conceitos de pressão e densidade para um fluido ideal em equilíbrio hidrostático. Estudar os princípios básicos da Hidrostática, ou seja, de Pascal e de Arquimedes. Estudar o escoamento de um fluido ideal newtoniano, e a equação de Bernoulli. Definir e estudar o escoamento laminar e tubo de corrente. Obter noções de escoamento de fluidos reais.
Estudar a propagação de ondas transversais em meios contínuos. Descrever uma onda progressiva na corda. Obter a velocidade, a energia e a potência de uma onda progressiva. Estabelecer o princípio de superposição e estudar a interferência de ondas. Definir e calcular a velocidade de propagação de ondas sonoras. Definir e calcular intensidade e nível sonoro. Estudar o batimento e o efeito Doppler em ondas sonoras.
Definir temperatura, estudar as escalas térmicas e sua medição. Estabelecer a lei zero da Termodinâmica e definir equilíbrio térmico. Estudar a dilatação térmica, suas consequências e suas aplicações tecnológicas. Estudar e comparar as dilatações linear, superficial e volumétrica dos sólidos e líquidos.
Definir calor e trabalho associados a um processo termodinâmico. Estabelecer e aplicar a primeira lei da Termodinâmica. Estudar os casos especiais desta lei e suas aplicações. Modelar e estudar a condução do calor. Definir fluxo térmico estacionário. Estudar a teoria cinética dos gases e descrever microscopicamente pressão e temperatura. Obter a energia cinética, o livre caminho médio e a distribuição de velocidades de um gás ideal.
Definir e calcular os calores específicos molares a pressão e a volume constantes, para um gás ideal. Estudar o princípio de equipartição de energia e suas implicações. Analisar um gás ideal no limite de baixas temperaturas. Estudar expansão adiabática de um gás e calcular o trabalho. Definir a eficiência de máquinas térmicas ideais e reais. Definir a performance de um refrigerador. Estabelecer e estudar a segunda lei da Termodinâmica, o ciclo de Carnot e outros ciclos. Definir e calcular a Entropia. Estudar processos reversíveis e irreversíveis.
4. METODOLOGIA:
A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas, com a eventual utilização de recursos multimídia e experimentos demonstrativos.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal