Plano de Cargos, Carreira e Salários



Baixar 1,47 Mb.
Página1/130
Encontro16.09.2018
Tamanho1,47 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   130

Minuta do Minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários

MINUTA DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

COMPANHIA NACIONAL

DE ABASTECIMENTO – CONAB

2008

ÍNDICE


Parte I – Diagnóstico da Situação Atual

Dentre as diversas iniciativas administrativas e estratégicas implementadas pela gestão, identificou-se a necessidade de mudança do Plano de Cargos atual, uma vez que o mesmo, vigente desde 1991, não é mais compatível com os desafios organizacionais da CONAB. A identificação desta incompatibilidade levou a CONAB a iniciar um processo licitatório para a contratação de uma empresa externa, objetivando a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A elaboração do novo PCCS foi incluída entre os objetivos estratégicos da Companhia, dada a sua importância à efetividade das ações de gestão de pessoas.

A PwC, como empresa escolhida no processo licitatório para a elaboração do PCCS, iniciou os trabalhos pelo entendimento da situação atual da CONAB, que teve como objetivo clarificar as dificuldades existentes e definir diretrizes para o novo plano. Partimos do entendimento dos Direcionadores Estratégicos da Empresa, do Modelo de Organização e Gestão e das Políticas e Processos de Recursos Humanos para identificar oportunidades de melhorias no Modelo Atual de Gestão de Pessoas. Além disto consideramos os problemas percebidos no Plano de Cargos e Salários Atual, as expectativas sobre o novo Plano e os desafios e demandas existentes para a sua implementação.

Para tal, foi realizada uma série de atividades, dentre as quais podemos destacar:



    • Entrevistas com o Presidente e os Diretores para entendimento das diretrizes estratégicas da CONAB para os próximos anos.

    • Entrevistas com os Superintendentes para entendimento da estrutura organizacional da CONAB, principais responsabilidades e projetos existentes nas áreas.

    • Mapeamento de aspectos positivos e problemas no PCS atual sob o ponto de vista dos gestores (Presidente, Diretores e Superintendentes).

    • Análise aprofundada do PCS atual (1991) e identificação das mudanças ocorridas desde a sua implementação.

    • Mapeamento das políticas, práticas e processos atuais de recursos humanos, bem como da estrutura da Superintendência de Recursos Humanos.

Acreditamos que o alinhamento destes elementos determina fortemente os resultados apresentados pela área de recursos humanos, seja em termos de melhoria do desempenho e produtividade dos indivíduos e equipes, maior comprometimento com os objetivos organizacionais, maior satisfação no trabalho ou estímulo a uma cultura de aprendizado contínuo. A Figura 1 sintetiza esta visão.

Figura 1: Visão da PwC sobre integração do PCCS com a estratégia e modelo de gestão e organização da Companhia.





1. Direcionadores Estratégicos

Desde a fusão das empresas Cobal, CFP e Cibrazem, em 1990, a CONAB vem passando por uma série de mudanças significativas.

A fim de consolidar as três diferentes culturas que adviriam, juntamente com os empregados, de cada uma das empresas, a CONAB se viu obrigada a estabelecer novas políticas de gestão.

Ocorre que, nos últimos 14 anos, houve a adaptação de tais políticas, de forma que muitos processos de trabalho foram sendo estabelecidos sem uma abordagem sistêmica.

Em 2004, portanto, foi realizado um Diagnóstico Organizacional, no qual identificou-se que a CONAB teria a necessidade de realinhar sua estratégia e adotar uma ferramenta de integração e controle das suas diversas iniciativas.

Como conclusão deste diagnóstico, definiu-se que a ferramenta de controle a ser utilizada para sanar as dificuldades apresentadas seria o BSC – Balanced Scorecard.

Com base nesta ferramenta, foi elaborado o Mapa Estratégico da empresa, o qual é dotado de 21 objetivos, cada qual com seus indicadores, metas e iniciativas estratégicas estabelecidas. O Mapa Estratégico da CONAB é apresentado na Figura 2.



Dentre os 21 objetivos estratégicos que compõem o Mapa da CONAB, dois estão focados em Gestão de Pessoas, sendo eles:

    • Manter equipes continuamente capacitadas e compatíveis com as necessidades

    • Criar ambiente interno participativo, integrado e motivado

De uma maneira geral, o novo PCCS deve contribuir para realização destes dois objetivos estratégicos. Contudo para um melhor direcionamento do trabalho, estas diretrizes foram detalhadas e validadas pela diretoria da CONAB. A Figura 3 apresenta este detalhamento.

Figura 2: Mapa Estratégico da CONAB

Figura 3: Desafios e Demandas para Implementação da Estratégia, para a Gestão de Pessoas e para o novo PCCS.











Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   130


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
terapia intensiva
Conselho nacional
Curriculum vitae
oficial prefeitura
ensino médio
minas gerais
Boletim oficial
Concurso público
educaçÃo infantil
Universidade estadual
seletivo simplificado
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
Dispõe sobre
outras providências
recursos humanos
secretaria municipal
Conselho municipal
psicologia programa
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
Relatório técnico
Corte interamericana
público federal
ministério público