Piaget e a cognição o desenvolvimento cognitivo



Baixar 73.88 Kb.
Encontro07.09.2018
Tamanho73.88 Kb.

Piaget e a cognição

O desenvolvimento cognitivo

A psicologia está dominada por duas correntes que se opõem:

. O gestaltismo – defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; conhecimentos inatos;

. O behaviorismo – considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio; conhecimentos adquiridos pelo meio;

Piaget vai afastar-se das posições extremadas das duas correntes, propondo um novo modelo explicativo: o sujeito constrói os seus conhecimentos pelas suas próprias acções.

Piaget defende uma posição interacionista: o sujeito é um elemento decisivo nas mudanças que ocorrem nas estruturas do conhecimento, da inteligência. Assim, o conhecimento depende da interacção entre as estruturas inatas do sujeito e os dados provenientes do meio.

Este processo interactivo desenvolve-se por etapas, que Piaget designa de estágios de desenvolvimento. Esta concepção construtivista e interaccionista do autor supera a dicotomia inato/adquirido que marca a história do pensamento.

Para Piaget era importante entender como a inteligência se desenvolve para conseguir entender o comportamento humano.

O ser humano manifesta-se através da inteligência. Onde tem origem? Como se desenvolve?

Para compreender a inteligência humana, o autor desenvolve cinco conceitos.

. Esquemas;

. Adaptação;

. Assimilação;

. Acomodação;

. Equilibração;

Esquemas – por esquemas entende o autor conjunto de acções executadas pelo ser humano, sejam elas físicas (apreensão, sucção, mobilidade motora, etc.) ou intelectuais (comparar, medir, organizar, etc.)

Adaptação – para nos adaptarmos ao mundo exterior, para pudermos desenvolver os nossos esquemas teremos de encontrar forma de adaptar os nossos esquemas internos à informação exterior. Isto é a adaptação do nosso comportamento.

Assimilação – este conceito explica a forma como integramos o nosso conhecimento que constantemente provêm dos dados exteriores integrando-os nos esquemas previamente desenvolvidos.

Acomodação – processo que explica a forma como o nosso organismo (estruturas mentais) se modifica para acolher novas informações e para formar novos esquemas.

Equilibração – sempre que integramos novas informações através da assimilação e procuramos acomodá-las às nossas estruturas. Desejamos o equilíbrio entre ambas.

Exemplo: uma criança de dois anos não conseguirá assimilar informação própria para uma criança de 7/8 anos porque as suas estruturas mentais ainda não estão preparadas ou desenvolvidas para acomodar essa informação. Assim não vale a pena estimular exageradamente uma criança porque ela entra em desequilíbrios entre aquilo que querem que ela assimile e aquilo que ela consegue acomodar.



A criança nasce com alguns esquemas (mentais e físicos) e a partir daí, pela interacção com o meio (assimila) vai acomodar e desenvolver em cada fase, o seu conhecimento (de forma equilibrada).

Piaget diz haver quatro estágios do desenvolvimento da inteligência (cognitiva) da criança/individuo.

. Período sensório – motor

. Período pré – operatório

. Período das operações concretas



. Período das operações formais/abstractas

Período sensório – motor: este período desenvolve-se entre os 0 anos e os 2 anos. É caracterizado pelo desenvolvimento da inteligência prática. O bebe já nasce com esquemas de conhecimento, a partir dos quais constrói a sua inteligência futura. A aprendizagem mais importante desta fase prende-se com locomoção, o equilíbrio motor. Ao mesmo tempo a criança, que é o centro do mundo, descobre que os objectos permanecem quando os escondemos.

Baixar 73.88 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa