Personalidade



Baixar 155,38 Kb.
Página1/37
Encontro24.03.2018
Tamanho155,38 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37


Profa Marilene Olivier

Comportamento Organizacional - UFES


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

APOSTILA SOBRE PERSONALIDADE

2004/1

PERSONALIDADE

1. Conceito

Para os médicos e psicólogos na sua generalidade a palavra Personalidade corresponde a padrões persistentes de comportamentos, pensamentos e sentimentos que as pessoas seguem durante a vida.

Mas a maneira como as pessoas se comportam depende de inúmeros fatores. Os traços mais profundos e persistentes da personalidade, são aqueles que estão presentes durante a infância até ao fim da vida e que dificilmente as pessoas conseguem modificar, apesar de todas as circunstâncias. Eles estão relacionados à carga genética de cada um. Por exemplo ser emocionalmente estável ou instável poderá estar condicionado pela atividade do tipo do sistema nervoso simpático herdado (e como se sabe este sistema controla a tensão arterial, a freqüência cardíaca, a respiração, etc.), embora possam existir fatores de má orientação psíquica que provocam situações emocionais semelhantes. Outros aspectos da personalidade são modelados por acontecimentos externos e resultam sobretudo da aprendizagem e adaptação ao mundo externo.

Os principais autores relacionados ao tema são: Sigmund Freud, Carl Jung, Alfred Adler, Perls, William James, Reich e Rogers.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   37


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal