Personalidade



Baixar 1,65 Mb.
Página1/4
Encontro03.03.2019
Tamanho1,65 Mb.
  1   2   3   4

função da psicologia da personalidade humana e a visão holística.

Personalidade – Pag 65



é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.






O conceito de personalidade é bastante amplo, pois inclui conceitos e termos como sejam os de traços, estados, qualidades e atributos, todos eles variáveis na constância ou nas alterações de comportamento, referem-se estes, por exemplo, às motivações, aos estilos de atenção, às manifestações emotivas ou à eficácia (AUWEELE, CUYPER, MELE E RZEWNICKL, 1993)

MODELO ESTRUTURA – PAG 66





TRANSTORNO DE PERSONALIDADE – PAG 67

Também referidos como perturbações da personalidade, formam uma classe de transtorno mental que se caracteriza por padrões de interação interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido. Na maior parte das vezes, os sintomas são vivenciados pelo indivíduo como "normais" 



TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE



  1. Transtorno de Paranoide

Pessoas com Transtorno de personalidade paranoide estão sempre em guarda, acreditando que os outros estão constantemente tentando rebaixar, prejudicar ou ameaçá-las.

Esquizoide



Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide também tendem a ser distantes, individualistas, e indiferente aos relacionamentos sociais. Elas geralmente são solitárias, preferem atividades solitárias e raramente expressam emoções forte

  1. Esquizotípica

Pacientes com transtorno de personalidade esquizotípica não têm amigos ou confidentes, exceto parentes de primeiro grau. Eles não se sentem à vontade em se relacionar com as pessoas. Eles interagem com as pessoas como se fosse uma obrigação, mas preferem não interagir porque acham que são diferentes e não são bem-vindos. 

  1. Antis-social

Não se sabe ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade antissocial. É muito provável que o fator genético esteja envolvido, mas há indícios de que fator ambiental também esteja relacionado ao aparecimento desse transtorno, principalmente na infância. Por exemplo, sabe que crianças que foram abusadas na infância ou que cresceram com pais alcoólatras ou que tinham o transtorno de personalidade antissocial tem maior tendência a desenvolver a condição.

  1. Borderline

As características mais comuns das pessoas que têm a Síndrome de Borderline são:



  • Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal