Percepção das cores X Daltonismo



Baixar 7.4 Kb.
Encontro24.04.2018
Tamanho7.4 Kb.

Percepção das cores x Daltonismo

Alguns autores conceituam a percepção como um conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes de estímulos ambientais, sendo assim a percepção é uma forma de conhecer o mundo. Muitas vezes descrita como a interpretação das sensações (Epstein, Rogers, 1995; Goodale, 2000a, 2000b; Kosslyn, Osherson, 1995; Marr, 1982; Pomerantz, 2003).


Dos processos cognitivos existentes em nosso desenvolvimento intelectual, a percepção é o mais básico do qual surge todos os outros(Neisser, 1976), porém é um processo de alta complexidade, pois depende tanto do meio, quanto da pessoa que percebe.
A metodologia utilizada nessa pesquisa , foi a analise documental, onde foram feitos estudos e analises em livros de autores renomados, a respeito da percepção enquanto processo cognitivo. Onde foi analisado com mais profundidade a respeito da percepção das cores, e das possíveis anomalias que podem ocorrer nesse processo de identificação e interpretação das cores, como o déficit perceptivo de cor.
O déficit perceptivo de cor também chamado de daltonismo, que é uma anomalia da percepção visual, que vai de um mau funcionamento de um dos mecanismos de percepção da cor até o não funcionamento dos cones oculares (células fotoreceptoras da retina), células essas responsáveis pela diferenciação de todas ou algumas cores. A origem desse déficit perceptivo de cor está relacionado, principalmente, a hereditariedade , sendo mais comuns em homens que em mulheres e caracteriza-se pela dificuldade de enxergar as cores verde ou vermelha, podendo ser também adquirido, através de lesões no nervo ótico, na retina ou no córtex cerebral - região do cérebro responsável pelo reconhecimento de imagens. Esse caso de daltonismo pode se desenvolver em igual frequência em homens e mulheres (Sternberg, 2009; Dorotéia Matsuura, 2015).
Esse trabalho se torna relevante no diagnostico de crianças que sofrem de daltonismo seja ela na forma congênita ou na adquirida, sendo que, na forma congênita não tem cura, enquanto que na adquirida quando se há um diagnostico precoce, pode haver um tratamento dependendo da causa do problema, onde só se consegue a estabilização da doença, quando a causa do defeito visual é sanada, ou seja, quando essa lesão no nervo ótico, retina ou córtex cerebral é tratada.
Pode-se concluir então que indivíduos com essa síndrome têm dificuldades de distinguir algumas cores. Como por exemplo, as dificuldades de distinção entre cores verde e vermelho, vermelho e bege, verde e azul, amarelo e vermelho claro. Temos também a menos comum das anomalias, porém a mais grave, que é quando a pessoa não consegue ver nenhuma cor, só enxergam tons cinzas.
Todos os estudos feitos estima que na maioria dos casos, os indivíduo nasce com daltonismo, as dificuldades não afetam seu processo de aprendizagem, pois, eles conseguem se adaptarem a deficiência, tendo uma vida adulta totalmente normal e sem distinção dos demais indivíduos.

Autores: Raíta Francesca de Jesus e Camila Carneiro Silva Queija

Referencias Bibliográficas:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/5334-entenda-o-que-e-o-daltonismo-e-como-e-feito-o-diagnostico-precoce

STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva/ Robert J. Sternberg; (5 ed. norte-americana) : tradução Anna Maria Luche, Roberto Galman; revisão técnica José Mauro Nunes. - São Paulo : Cegange Learning, 2012.



Davidoff, Linda L. Introdução À Psicologia (3 ed.) : tradução Lenke Peres; revisão técnica José Fernando Bittencourt Lômaco. - São Paulo : Pearson Makron Books, 2001.

Baixar 7.4 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa