Pensando ajudar os alunos da Rede Municipal



Baixar 41,21 Kb.
Encontro11.10.2018
Tamanho41,21 Kb.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM



Secretaria de Comunicação Social

imprensa@itanhaem.sp.gov.brwww.itanhaem.sp.gov.br

10.03.09
ORIENTAÇÃO – a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes almeja orientar e sanar as dificuldades relacionadas ao cotidiano dos alunos da Rede Municipal de Ensino
Educação prioriza bem estar dos alunos dentro e fora da sala de aula
O atendimento é realizado através da equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e assistentes sociais
Almejando orientar e sanar as dificuldades relacionadas ao cotidiano dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realiza um trabalho de comprometimento com a educação, buscando o bem estar dos estudantes através de uma equipe multidisciplinar. Este trabalho é composto por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e assistentes sociais para atuar nas unidades escolares e projetos educacionais da Cidade.
Os atendimentos acontecem normalmente nas dependências do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), onde os profissionais possuem salas para o atendimento. “O acompanhamento fora da sala de aula é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, afirmou a psicóloga Eliana Rita Pinheiro de Barros.
É bastante comum que as dificuldades e os problemas sejam detectados dentro da unidade escolar, pois são os professores, coordenadores e orientadores que percebem a necessidade do estudante terem um acompanhamento especializado. Os psicólogos atuam no processo de identificação das condutas relacionadas às alterações emocionais e comportamentais, através de ações como triagem, psicodiagnósticos e acompanhamento. E quando necessário, estreitam o contato com pais e professores.
Na fisioterapia, o profissional orienta a equipe da escola sobre os distúrbios que os alunos apresentam, dizendo como surge e como pode ser trabalhada a parte cognitiva, motora e comportamental da criança. Inclusive, caso seja identificado, o aluno pode ser encaminhado para o Centro Municipal de Reabilitação (CMR).
Os fonoaudiólogos possuem um papel muito importante no processo educacional, minimizando os problemas relacionados à comunicação que interferem na aprendizagem. Já os assistentes sociais elaboram ações junto às famílias e alunos, com a finalidade de melhorar o desempenho dos estudantes por meio de entrevistas, visitas domiciliares, cuidados no desenvolvimento escolar e encaminhamentos aos serviços oferecidos pelo Município.
Segundo a dona de casa Regina Rodrigues da Silva, mãe de um aluno da 4ª série da E.M. Maria Cristina Macedo Gomes, que troca as letras durante a fala, o trabalho desenvolvido com seu filho vem trazendo excelentes resultados. “O meu filho está freqüentando sessões com a fonoaudióloga há três meses. Já percebi as melhorias, inclusive que a dificuldade está sendo amenizada, e seu desempenho na escola vem crescendo a cada dia”, relatou.
“A maioria das crianças que estão em acompanhamento apresentam dificuldades de aprendizagem devido aos fatores emocionais e sociais, e não por comprometimento orgânico ou intelectual. A participação dos pais no acompanhamento é fundamental para o progresso da criança, sem falar na troca de informação que fazemos entre a equipe multidisciplinar e os educadores da unidade escolar para que o desenvolvimento da criança seja ainda mais completo”, afirmou a fonoaudióloga que trabalha na área há 9 anos, Tatiana de Ângelo.
Os alunos do Município contam ainda com uma pedagoga que visita as escolas freqüentemente explicando aos professores as melhores abordagens pedagógicas para alunos com deficiência.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131– Centro

Telefax.: (13) 3421.1700


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal