Pensamento Para se cogitar sobre ações de segurança, não despreze suas sensações de medo. É prudente. O autor. ÍNdice



Baixar 89,16 Kb.
Página1/10
Encontro10.03.2018
Tamanho89,16 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10

Sandive José de Santana

Reflexões sobre:

SEGURANÇA

Recomendado para leitura recreativa dos Profissionais das áreas de:

Segurança, Inteligência e Defesa.

Rio de janeiro / RJ.

Set/2016

Pensamento

Para se cogitar sobre ações de segurança, não despreze suas sensações de medo. É prudente.

O autor.

ÍNDICE

Apresentação, 04

1 – SEGURANÇA É UMA MERA SENSAÇÃO, 05

2 – INIMIGO OU INIMIGA INTERNO (A)?, 06

3 – SOBRE CONVERSÃO E ARREPENDIMENTOS, 08

4 – TERRORISMO NO BRASIL. NÃO,.. ISSO NÃO,09

5 – MENTIR É ÚTIL? ATÉ QUE PONTO?, 10

6 – TRAIÇÃO: QUEM A TEME , MORRE, 12

7 – REALIDADE DA SEGURANÇA OU IMAGINAÇÃO, 14

8 – FÉ, SEGURANÇA E DEMOCRACIA, 15

9 – INVAÇÃO, PROGRESSIVA , NO BRASIL,16

10 – INTELIGÊNCIAS E “OS TOPEIRAS”, 18

11 – SOBRE SEGURANÇA, 20

12 – SOBRE INTELIGÊNCIA NO CAMPO, 21

***

Apresentação
Rio de janeiro, 22 de setembro de 2016.
Cresci ouvindo que O HOMEM É PRODUTO DO MEIO.
O tempo passou e confirmou está frase, aliás, muito útil, te-la em mente.
Fui filho de militar do Exército, afilhado de Policial da Polícia civil, ouvi algumas histórias sobre o Delegado Padilha e tudo isso, sem pedir, pois era assunto comum na minha família.
Estudei no Colégio Militar de Recife e lá me percebi com olhares para a atividade de Segurança e o DOPS – Departamento de Ordem Política e Social chamava minha atenção, embrora eu não passasse um menino e nesta mesma época, ouvi falar da Polícia Federal e sobre uma seleta Escola de Informações em Brasília.
O tempo passou, as visões sobre vida, família e destino, foram sendo alteradas, mas assuntos de Segurança sempre me interessaram mas, não da mesma forma e abordagens que os profissionais desta área. Sabia que não poderia escrever nada á respeito, sem ter vivência e vivência nunca tive, mas o tema me povou a mente durante décadas, até, depois de como escritor amaador ter escrito sobre muitos temas, resolvi, com um pouc de receio de ser mal interpretado, escrever umas linhas, pensamentos, sobre SEGURANÇA, mas mais para fazer pensar e ainda assim nas horas de descanso dos profissionais do meio.
Embora tenha alguns textos sobre Inteligência, igualmente não conheci senão algo e pela mídia, no governo Fernando Collor de Mello, que exisnguiu o SNI – Serviço Nacional de Informações e tempos depois, e já no Governo do Fernando Herinque Cardoso, com apoio do General Alberto Mendes Cardoso surge a ABIN – Agência Brasileira de Inteligência e com ela, o SISBIN – Sistema Brasileiro de Inteligência trazendo a novidade sobre PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO, assunto, que me levou a olhar com mais atenção o setor e me fez ir o ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA, numa universidade, e onde assisti palestras minitradas por Militares da Polícia, Forças Armadas e Empresários do Setor. Achei interessante, mas a vida me manteve em outro caminho com Arquiteto e professor.
Assim, sem desejar ser um entrão, mas com o objetivo claro e declarado de com simplicidade deixar fluir o que trago dentro de mim, devido a minha origem, é que passo ás mãos de vocês, este livro, que além, de simples e bem pequeno, poderá ser, depois de lido, fonte de especulativos bate papos, entre amigos que pensam sobre SEGURANÇA e de uma forma mais elevada.
No mais, desejo á todos e todas,... UMA BOA LEITURA.

Sandive Santana / RJ.

Autor.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal