Parecer de reconhecimento do curso de biologia da uva



Baixar 139,07 Kb.
Página1/2
Encontro31.03.2018
Tamanho139,07 Kb.
  1   2




GOVERNO DO ESTADO DO CEARA

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ



CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL


INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA


EMENTA: Reconhece o Curso de Graduação em Biologia-Licenciatura Plena, ministrado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, para os alunos que cursaram ou ainda estão cursando, até o ingresso em 2002.


RELATORA: Meirecele Calíope Leitinho

SPU Nº 01255669-6

PARECER Nº 0606/2002

APROVADO EM:24.09.2002


I - HISTÓRICO
O Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Professor José Teodoro Soares, mediante ofício Nº 87-A, de 27 de setembro de 2001, enviado ao Presidente deste Conselho, Professor Marcondes Rosa de Sousa, solicita a este egrégio Colegiado a análise do processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Biologia-Licenciatura Plena.
Para avaliar o curso foi designada uma comissão de especialistas integrada pelos professores: João Batista Sales Sampaio Neto, Ana Emília Ramos de Matos Brito e Rita Liduina Alencar Rolim.
A comissão apresentou um relatório com parecer final, que será apresentado a seguir nos seus aspectos mais relevantes.


  1. INFORMAÇÕES GERAIS




    1. Características Gerais da Instituição


A entidade mantenedora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) é a Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (FUVA), instituída em 1984 (Lei Nº 10.933) como Autarquia, e transformada em Fundação em 1993 (Art. 5o da Lei Nº 12.077-A). A Fundação assegura a manutenção e o desenvolvimento institucional da UVA...
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), instituição autônoma, com sede na cidade de Sobral, tem como objetivo ministrar ensino superior, realizar pesquisas, desenvolver extensão nos diversos ramos das ciências, letras, artes e tecnologia.
Cont. Par. Nº 0606/2002
A UVA foi reconhecida pelo Parecer No 318/94, deste Conselho, e pela Portaria 821/94, do Ministério da Educação e Cultura-MEC, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/94.
Integram a UVA os 08(oito) Centros seguintes:


  • Centro de Ciências Exatas, Agrárias e de Tecnologia

  • Centro de Ciências da Saúde

  • Centro de Ciências Humanas

  • Centro de Letras e Artes

  • Centro de Ciências Sociais Aplicadas

  • Centro de Ciências da Educação

  • Centro de Filosofia e Ciências da Religião

  • Centro de Ciências Jurídicas


São oferecidos pela Instituição 18(dezoito) cursos regulares de graduação, dos quais 11(onze) são reconhecidos e 07(sete) encontram-se em processo de reconhecimento. Recentemente, foi criado o Curso de Medicina em parceria com a Universidade Federal do Ceará-UFC, a Prefeitura Municipal e a Diocese de Sobral.
A Universidade conta também com cursos de pós-graduação lato sensu. São oferecidos 24(vinte e quatro) Cursos de Especialização e 08(oito)de Mestrado, além de Cursos Seqüenciais e Cursos em Programas Especiais (Especial de Formação Pedagógica e Pedagogia em Regime Especial).
São beneficiados direta ou indiretamente pela UVA, através da oferta de cursos, 52 (cinqüenta e dois) municípios das 09(nove) microregiões seguintes: Camocim e Acaraú (onze municípios), Ibiapaba (oito municípios), Coreaú (quatro municípios), Meruoca (dois municípios), Sobral (doze municípios), Ipu(seis municípios), Uruburetama (quatro municípios), Santa Quitéria (três municípios) e Crateús (um município).
A UVA mantém diversos convênios com instituições de ensino e pesquisa e com órgãos públicos de administração do Estado, em parcerias regionais, nacionais e internacionais. Conta também com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (FUNCAP) para programas de bolsas de alunos e professores.

Cont. Par. Nº 0606/2002


O Centro Social Universitário (CESU) é um projeto de extensão, resultado de parceria entre a Prefeitura, a Arquidiocese de Sobral e a UVA.


    1. Estrutura Física


As instalações da Universidade Vale do Acaraú estão localizadas em quatro campi no município de Sobral: Betânia, Cidao, Junco e Derby, além dos campi avançados de Camocim, Nova Russas, Tianguá, Santa Quitéria, Aracaú e Canindé.
As instalações da UVA dispõem de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, quadras de esporte, piscina, alojamentos, fazenda, salas de professores, salas de coordenação, sala de prefeitura, copas, pátios e/ou praças.


      1. Recursos didáticos relacionados com o curso


O Curso de Licenciatura Plena em Biologia funciona no Campus Betânia e possui as seguintes dependências: nove salas de aula, salas de professores, sala de coordenação de curso e seis laboratórios.


      1. Laboratórios


Os laboratórios apresentam dimensões e instrumentos adequados a aulas práticas. São laboratórios utilizados pelos alunos de Biologia.
Na área de Química

  • Química Geral e Química Inorgânica

  • Química Analítica

  • Química Orgânica


Na área de Biologia (utilizados pelos Cursos de Biologia, Enfermagem, Zootecnia e Química)


  • Biologia Geral

  • Biologia Vegetal

  • Biologia Animal (inaugurado durante a visita)

  • Herbário

  • Microbiologia

  • Bioquímica e Análise de Alimentos

Cont. Par. Nº 0606/2002
Outros laboratórios também usados pelo Curso de Biologia:


  • Laboratório de Computação, com 30 computadores 32 Mb e 20 computadores Petium III 64 Mb

  • Laboratório de Educação Ambiental (do Curso de Geografia)

  • Laboratório de Anatomia Humana (Curso de Enfermagem)


1.2.3. Biblioteca
A Universidade Estadual Vale do Acaraúo-UVA dispõe de uma Biblioteca Central e 05(cinco) Setoriais, dispondo de um acervo total de 34.561(trinta e quatro mil, quinhentos e sessenta e um) exemplares.



As bibliotecas estão informatizadas e ligadas à Internet.
O acervo de livros na área de Biologia é o seguinte:







Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal