Os ecos da modernidade no norte do brasil



Baixar 49,73 Kb.
Página1/4
Encontro24.06.2018
Tamanho49,73 Kb.
  1   2   3   4

OS ECOS DA MODERNIDADE NO NORTE DO BRASIL:

BOA VISTA/RR NA DÉCADA DE 1950
Carla Monteiro de Souza

Dep. História e PPGLetras /UFRR

carlamont59@uol.com.br

Este texto apresenta aspectos preliminares do projeto de pesquisa História e Memória de Boa Vista na década de 1950, que conta com o apoio financeiro pelo CNPq (Edital Universal 2009), o qual enfoca um período de grandes mudanças político-administrativas e sociais ocorridas na mais setentrional das capitais brasileiras. Tem como objetivo construir uma história da capital do estado de Roraima, abordando a década de 1950, se propondo situar a relação existente entre a memória narrada por antigos moradores e o espaço urbano de Boa Vista, apontando a sua importância na produção historiográfica sobre a cidade.

Além de expor aspectos relevantes sobre essa cidade localizada na fronteira mais setentrional do Brasil, meu intento é destacar a importância do uso da metodologia da história oral na constituição das fontes, ressaltando a sua fecundidade na abordagem da polifonia intrínseca às urbes e na construção de uma cartografia de significados, de redes de sentido, de identidades e de representações sobre e da cidade de Boa Vista.

Cumpre destacar que o projeto, em um primeiro momento, vem constituindo um corpus documental. Neste sentido, a precariedade das fontes disponíveis para o estudo da história da cidade e do estado é um fator que dificulta a pesquisa de e em Roraima, pois o estado não possui um arquivo público estruturado ou qualquer outra instituição com esta função. Boa parte da documentação escrita ainda está sob a guarda de particulares ou está dispersa e sem catalogação, não se apresentando também interesses ou ações de órgãos públicos ou privados na organização de seus acervos e disponibilização para consulta.

O projeto abarcará a recolha de dois tipos de fontes:




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal