OrientaçÕs necessárias para uma atividade segura



Baixar 71,66 Kb.
Página1/14
Encontro28.02.2019
Tamanho71,66 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14

ORIENTAÇÕS NECESSÁRIAS PARA UMA ATIVIDADE SEGURA.

Antes da execução da atividade deve haver um breve aquecimento e em seguida um breve alongamento, isso se faz necessário para a preparação do corpo para receber exercícios físicos variados, para assim haver um melhor aproveitamento. Relativamente aos exercícios de alongamentos é necessário ter alguns cuidados, o alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade. Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio.


É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
Além do alongamento, outro ponto importante antes de fazer um exercício físico é aquecer o corpo. Com essa etapa, você consegue obter um maior rendimento e evitar futuras lesões.
A duração do aquecimento depende da intensidade da atividade física que você vai praticar. Quanto mais intensa, maior o período de aquecimento.
Normalmente o tempo dedicado é de 10 ou 15 minutos. Pronto agora você já pode começar sua atividade psicomotora.
Psicomotricidade

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.


SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES:
engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal