OrganizaçÃo do primário no rio grande do norte (1937-1945)i



Baixar 65,52 Kb.
Página1/4
Encontro14.12.2019
Tamanho65,52 Kb.
  1   2   3   4

ORGANIZAÇÃO DO PRIMÁRIO NO RIO GRANDE DO NORTE (1937-1945)i
Maria Antônia Teixeira da Costa

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

E-mail: toniatc@terra.com.br
Palavras –Chave: Cultura Escolar, Ensino Primário, Rio Grande do Norte

A presente comunicação pretende caracterizar e analisar o ensino primário do Rio Grande do Norte no período de 1937 a 1945. Questionamos: que objetivos eram definidos para o ensino primário? Que conteúdos escolares eram trabalhados e como eram selecionados? Como eram trabalhados estes conteúdos? Como os professores avaliavam seus alunos? Que normas disciplinares eram determinadas? Quanto à escolha dos anos citados, deu-se em virtude do ensino ser estabelecido por cada Estado, não havendo uma legislação nacional que regulamentasse a organização escolar do ensino primário, até a publicação da Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946.

Como referencial, o estudo parte de Vinão Frago (2000), o qual trata da cultura escolar como um conjunto de normas, princípios, idéias praticadas ao longo da história das instituições escolares, de Dominique Julia (2001) que também aborda a cultura escolar relacionando-a com o período histórico; as fontes documentais são: o Jornal A República, a legislação localizada no Arquivo Público do Estado; recorremos às obras de Fagundes (1940), Araújo (1998), Mariz e Suassuna (2001), Nóvoa e Finger (1988) e a memória autobiográfica da professora Severina Silva do Nascimento.

Constatamos que no Rio Grande do Norte nos anos de 1937 a 1945 a cultura escolar do ensino primário era baseada em proposições de educadores norteriograndenses, como: Nestor dos Santos Lima; Antônio da Rocha Fagundes, Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti. Os objetivos, os conteúdos, as metodologias do ensino primário estavam expostos na Lei 405, de 29 de novembro de 1916.



: novo -> congressos -> cbhe6 -> anais vi cbhe -> conteudo -> file
file -> História das ideias pedagógicas: contribuiçÕes da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para o ensino de crianças pequenas
file -> Nova leitora
file -> A semiologia do escolar construída pelo dr. Ugo pizzoli
file -> Um livro proveitoso para a mocidade estudiosa da belém do pará no começo do século XX: alma e coraçÃO
file -> A escrita da História da Educação no Brasil: formando professores
file -> A psicologia Tradicional e o espontaneísmo na educação de crianÇas menores de 03 anos: uma análise dos Documentos Oficiais norteadores da Educação Infantil no Brasil (1998-2006)
file -> História da escola normal de natal (rio grande do norte, 1908-1971)
file -> Cláudia Maria Mendes Gontijo2
file -> O grêmio das Violetas, a Cruz Vermelha Paranaense e as discussões sobre a saúde infantil


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal