Oportunidade de aprender Figura 1 Apresentação do trabalho pelos alunos portugueses



Baixar 0,66 Mb.
Encontro09.08.2018
Tamanho0,66 Mb.

Oportunidade de aprender


Figura 1 - Apresentação do trabalho pelos alunos portugueses
Até há alguns anos considerava-se que a aprendizagem consistia em acumular conhecimentos. Organizavam-se programas, definiam-se unidades elementares a que se chamava conteúdos e considerava-se que quem mais aprendia era quem mais acumulava conteúdos. A Psicologia do Desenvolvimento alertou-nos para o fato de haver muitas aprendizagens que ultrapassavam esta visão e que, pelo menos tão importante como adquirir conhecimentos, havia o desenvolvimento de capacidades e competências que nos permitem adquirir novos conhecimentos e relacioná-los entre si.

Vem esta reflexão a propósito duma deslocação de alunos e professores à escola Gymnasium an der Stenner, em lserlohn, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha, no âmbito do projeto Food on Europe’s Table em que a escola está a participar ao abrigo do programa Erasmus+ (Ação Chave 2)





Figura 2 - Aeroporto de Colónia



Figura 3 - Quinta de criação de gado leiteiro

Todos concordarão que esta atividade constituiu uma excelente oportunidade de aprendizagem. Se quiséssemos enumerar todos os conhecimentos que proporcionou teríamos de percorrer os programas de várias disciplinas e acumular conteúdos tão diversos como: a influência da Meteorologia nos Sistemas de transporte na Europa; a organização do Sistema Político e Administrativo da Alemanha; o exemplo da gastronomia para o estudo da população migrante; o papel do chocolate na Economia Global; a organização duma pequena exploração pecuária na região da Renânia do Norte-Vestfália, entre muitos outros.

Estes são apenas alguns exemplos que, apesar de terem títulos sugestivos para alguns projetos de investigação, não recobrem a riqueza de atividades que os alunos participantes realizaram quer nos trabalhos preparatórios antes da viagem, quer durante a estadia na Alemanha e nos relatos que realizaram posteriormente.





Figura 4 - Visita à Câmara Municipal de Iserlohn



Figura 5 - Cozinhar em equipa

Mas, e sobretudo, esta enumeração de conteúdos deixa de lado a riqueza de situações vividas por todos os participantes no contato diário com as famílias de alojamento, nas atividades de colaboração entre alunos de diferentes países e na descoberta de pessoas e contextos desconhecidos.

Por estas razões esta foi uma oportunidade de aprendizagem que não será facilmente esquecida e em que os alunos portugueses deixaram uma imagem de qualidade do trabalho realizado e da sua capacidade de relacionamento, que nos deve orgulhar a todos na escola.





Figura 6 - Museu do chocolate em Colónia




Figura 7- e ficaram saudades...

Francisco Melo Ferreira

Professor de Geografia
: pluginfile.php -> 65678 -> mod data -> content
pluginfile.php -> A formação social da mente
pluginfile.php -> Neylane paz ribeiro bezerra rosangela do socorro sousa costa rosely da silva barbosa silva
pluginfile.php -> Img src= data: image/jpeg
pluginfile.php -> Relatório de estágio de observaçÃo e de regência do ensino fundamental
pluginfile.php -> Pesquisa interventiva em instituiçÃO: etnografia, cartografia
pluginfile.php -> Universidade federal do pará instituto de ciências sociais aplicadas faculdade de administraçÃo curso de bacharelado em administraçÃo pública alessandra Lousada e Lousada Letícia Rodrigues de Oliveira Santos Rogério de Aguiar Morais
pluginfile.php -> Universidade federal do pará instituto de ciências sociais aplicadas faculdade de administraçÃo curso de bacharelado em administraçÃo pública alessandra Lousada e Lousada Letícia Rodrigues de Oliveira Santos
pluginfile.php -> Objeto: Sistema Psicológico


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal