Ofício Nº 001/98



Baixar 100,02 Kb.
Encontro05.05.2018
Tamanho100,02 Kb.



RESOLUÇÃO UNIPAR N.º ___/____/___



de ___ de ___________ de _______






COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Lato Sensu






FORMULÁRIO PARA CURSO NA MODALIDADE PRESENCIAL





LOCAL DE REALIZAÇÃO: Unidade de Toledo
TÍTULO: ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO HUMANA COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM: NUTRIÇÃO CLÍNICA E ALIMENTAÇÃO INSTITUCIONAL
DURAÇÃO: (20) meses
PERÍODO: de 03/2013 a 10/2014






GESTOR(A) PEDAGÓGICO(A): Francielle Richetti Anschau






GESTORA: Célia Macorin Gomes - COPLS



SUMÁRIO







JUSTIFICATIVA



OBJETIVOS



DISCIPLINAS / EMENTAS / CARGA HORÁRIA



MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA



ESTÁGIO PROFISSIONAL



PÚBLICO ALVO



VAGAS



CARGA HORÁRIA



DURAÇÃO DO CURSO



PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO



VALOR DO INVESTIMENTO



DOCUMENTOS



CALENDÁRIO



TITULAÇÃO DO(A) GESTOR(A) PEDAGÓGICO(A)


1. JUSTIFICATIVA

A Nutrição é uma das áreas da saúde que está em expansão, devido à busca pela qualidade de vida da população, uma vez que a alimentação adequada pode contribuir para melhoria e manutenção das condições da saúde. Por outro lado, os hábitos alimentares inadequados têm contribuído para o surgimento de diversos tipos de doenças crônico-degenerativas que podem interferir na saúde do indivíduo e da população em geral.

Considerando que o curso de Nutrição da UNIPAR/Campus Toledo está entregando profissionais para o mercado de trabalho há nove anos; que o aperfeiçoamento profissional é condição fundamental e imprescindível para a competitividade no mercado de trabalho e que nossa região é deficiente em cursos de especialização em áreas relacionadas à Nutrição, este projeto corrobora às necessidades da clientela formada pelo curso de Nutrição da UNIPAR/Campus Toledo e outras universidades da região oeste do Paraná.

Além disso, o curso de especialização em Nutrição Humana tem o diferencial de apresentar duas áreas de concentração: Nutrição Clínica e Alimentação Institucional, o que pode contribuir para suprir as expectativas e interesses de parcela significativa dos profissionais nutricionistas que atuam na região.





2. OBJETIVOS

Geral:

  • Formar em nível Lato Sensu, profissionais capacitados para desenvolver ações diferenciadas no campo da nutrição humana;

Específico:

  • Aprofundar conhecimentos em áreas específicas da nutrição humana, para prestar atendimento à população sadia e enferma;

  • Desenvolver habilidades em relação ao atendimento nutricional para indivíduos e coletividades.




3. DISCIPLINAS/EMENTAS/CARGA HORÁRIA




Disciplina:

Avaliação do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar

C/H:

15

Ementa:

Avaliação e diagnóstico do estado nutricional. Avaliação no ciclo vital e situações especiais. Inquéritos dietéticos, antropometria. Avaliação da composição corporal (CC): componentes, compartimentos corporais, fatores que afetam a CC, BIA e Futrex.




Disciplina:

Alimentos funcionais

C/H:

10

Ementa:

Tipos de substâncias nutrientes e não-nutrientes com características funcionais. Benefícios à saúde. Efeitos de fatores físicos, químicos e bioquímicos sobre os alimentos funcionais. Biodisponibilidade. Influência das técnicas de processamento.




Disciplina:

Psicologia aplicada à Nutrição

C/H:

10

Ementa:

O que é psicologia. Relacionamento interpessoal, linguagem corporal, processos grupais. Aspectos psicológicos da alimentação. O acompanhamento psicológico x nutricionista no tratamento de distúrbios alimentares e obesidade.




Disciplina:

Nutrição e Gastronomia aplicada a Clínica e UAN’s

C/H:

15

Ementa:

Introdução ao estudo da gastronomia; enogastronomia; tendências e atualidades. Pesos e medidas. Índices de conversão de alimentos. Elaboração de fichas técnicas e especificação de alimentos. Critérios de seleção, técnicas de preparo e repercussão sobre o valor nutritivo dos alimentos. Métodos gerais de preparo de alimentos.




Disciplina:

Metodologia da Pesquisa Científica

C/H:

30

Ementa:

Subsídios para realização de trabalho monográfico e artigo científico.

Professor(a):

Francielle Richetti Anschau




Disciplina:

Recomendações Nutricionais e Guias Alimentares

C/H:

15

Ementa:

Recomendações nutricionais: conceituação, necessidades de nutrientes e calorias, e, aplicação na prática da dietética. Guias alimentares: instrumentos de orientações e informações à população.




Disciplina:

Bioestatística aplicada à Saúde

C/H:

15

Ementa:

Estudo dos conceitos básicos de estatística. Apresentação gráfica. Estatística descritiva. Medidas de tendência central e de dispersão. Amostragem. Distribuição Normal. Métodos estatísticos aplicados à nutrição.




Disciplina:

Estratégias de Marketing em Nutrição

C/H:

10

Ementa:

Aplicabilidade e conceitos de marketing em nutrição. Estratégias aplicadas ao marketing: ferramentas, relacionamento, fidelidade. Administração de vendas, conceitos e abrangências. Estratégias e abordagens mercadológicas voltadas a nutrição. Atitude empreendedora. Erros frequentes cometidos no atendimento. Métodos de avaliação da clientela.




Disciplina:

Fundamentos da qualidade de alimentos: Legislação, Procedimentos e Normas

C/H:

15

Ementa:

Leis, decretos e portarias. Análise das condições físicas, ambientais e organizacionais. Aplicação prática do Sistema APPCC. Procedimento Padrão Operacional (POP). Manual de boas práticas de fabricação de alimentos. Controle higiênico-sanitário pessoal e do ambiente, controle de qualidade de alimentos. Aspectos técnicos e ecológicos do descarte de alimentos.




Disciplina:

Adequação estrutural e funcional de UAN’s

C/H:

15

Ementa:

Legislação brasileira e planejamento físico de Unidade de Alimentação e Nutrição. Requisitos para planejamento físico-funcional. Tendências no dimensionamento e planejamento dos setores da UAN. Controle integrado e vetores e pragas x planejamento físico. Dimensionamento, seleção e aquisição de equipamentos para UAN. Utensílios e equipamentos existentes no mercado. Avaliação, diagnóstico e adequação da edificação e instalações para atender as boas práticas de manipulação. Logística de produção.




Disciplina:

Tecnologia de alimentos aplicada a UAN’s

C/H:

15

Ementa:

Considerações gerais e composição química dos principais produtos processados. Estudo dos métodos de conservação de alimentos, principais técnicas de processamento de produtos de origem animal e vegetal e seus respectivos fluxogramas. Pós-colheita de frutas e hortaliças. Alimentos minimamente processados. Embalagens para alimentos. Inovações tecnológicas.




Disciplina:

Gestão Financeira e de Recursos Humanos

C/H:

15

Ementa:

Planilhas de controle, custos de produção, custos diretos, custos indiretos, lucro, preço de venda, evasão de faturamento. Análise de custos como ferramenta de gestão. Análise gerencial. Alternativas de redução de custos.

Conceitos e visão geral sobre os principais assuntos voltados à administração de recursos humanos; Administração, treinamento, comportamento e motivação dos recursos humanos na organização. Avaliação de desempenho, motivação, liderança, modelos de gestão de pessoas.






Disciplina:

Ergonomia e saúde no trabalho

C/H:

10

Ementa:

Ergonomia e saúde no trabalho. Equipamentos de proteção individual. Fatores condicionantes para melhoria do trabalho. Conseqüências indesejáveis no trabalho e as doenças ocupacionais. Métodos de investigação ergonômica do trabalho: análise, check list para avaliação de risco, limite de peso recomendado. Medições e interpretações das variáveis de conforto ambiental.




Disciplina:

Gastronomia aplicada à UAN’s

C/H:

15

Ementa:

Introdução ao estudo da gastronomia; enogastronomia; tendências e atualidades. Técnicas de pré-preparo e preparo. Noções de molhos e bases para preparações, cortes e preparo de vegetais, carnes, legumes, frutas; cereais, bebidas, técnicas gastronômicas. Planejamento de eventos; Cozinha brasileira e Internacional.




Disciplina:

Avaliação Física e Interpretação de Exames Laboratoriais

C/H:

15

Ementa:

Parâmetros clínicos e bioquímicos relacionados à avaliação do estado nutricional (AEN), aplicação da Avaliação Subjetiva Global (ANSG), Risco Nutricional e Níveis de Assistência, dados para a emissão do perfil nutricional do paciente, prescrição da conduta dietética adequada nas diferentes situações clínicas e direcionamento da forma e periodicidade da monitorização do estado nutricional. Evolução em prontuário no formato Soap (subjetivo, objetivo, análise e plano).




Disciplina:

Bases Metabólicas da Nutrição

C/H:

15

Ementa:

Vias do metabolismo energético, propriedades químicas e fisiológicas dos nutrientes e integração do metabolismo nos estados absortivo e jejum.




Disciplina:

Biodisponibilidade de Nutrientes

C/H:

15

Ementa:

Fornecer o arcabouço teórico-metodológico da fisiologia da nutrição e da biodisponibilidade para a nutrição clínica e alimentação de coletividades humanas. A compreensão de fatores relacionados à fisiologia da digestão, aos mecanismos e fatores que interferem na absorção de nutrientes e fitoquímicos e ao metabolismo de nutrientes no organismo humano.




Disciplina:

Personal Diet e Terapia Nutricional domiciliar

C/H:

15

Ementa:

Postura e Ética. Estruturação dos serviços e custos. Rol de atividades do Personal e noções práticas de execução. Diagnóstico e planejamento do atendimento personalizado. Conceitos básicos de nutrição enteral. Regulamentação, planejamento e execução do atendimento domiciliar.




Disciplina:

Nutrição e Esportes

C/H:

15

Ementa:

Fisiologia do exercício. Nutrição para o praticante de atividade física e nutrição para o atleta (pré, durante e pós-competição). Exercícios e redução de peso. Cálculos de gasto energético. Considerações sobre anabolizantes e suplementação.




Disciplina:

Terapia Nutricional nos distúrbios do trato digestório e órgãos anexos

C/H:

15

Ementa:

Terapia nutricional nos distúrbios dos órgãos do TGI e órgãos anexos (glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas).




Disciplina:

Terapia Nutricional na Insuficiência Renal

C/H:

15

Ementa:

Atualização em terapia nutricional oral, enteral e parenteral e métodos de avaliação do estado nutricional aplicados a indivíduos adultos e portadores de enfermidade glomerular, não glomerular, aguda ou crônica e transplante renal.




Disciplina:

Terapia Nutricional na Síndrome Plurimetabólica

C/H:

15

Ementa:

Aspectos fisiológicos da síndrome plurimetabólica; complicações e prognóstico clínico, avaliação e terapia nutricional, tratamento clínico e recomendações nutricionais.




Disciplina:

Cuidados Nutricionais no Câncer e Nutrientes Imunomoduladores

C/H:

15

Ementa:

Aspectos fisiopatológicos do câncer e medidas de intervenção nutricional de prevenção e tratamento. Nutrientes imunomoduladores, mecanismos de ação e aplicação na prática clínica. Prós e contras dos nutrientes imunomoduladores.




Disciplina:

Atenção Nutricional no Paciente Grave

C/H:

15

Ementa:

Conceitos em terapia intensiva. Tipos de estresse fisiológico e metabólico dos pacientes graves. Abordagem terapêutica e monitorização da avaliação nutricional. Escores de gravidade. Dietoterapia nos diferentes níveis de estresse de pacientes graves.




Disciplina:

Nutrição Enteral e Parenteral na Prática Clínica

C/H:

15

Ementa:

Conceitos sobre nutrição enteral e parenteral. Vias de acesso, tipo de fórmulas, indicações, tipos de infusão, fracionamento. Prescrição dietética. Terapia nutricional enteral nas diferentes patologias. Regulamentação sobre nutrição enteral e parenteral.




4. MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA

Será aceita a matrícula em disciplina isolada no curso, desde que atendida a Instrução Normativa da Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação de 09/10/2009.




5. ESTÁGIO PROFISSIONAL

Em atendimento a Lei de Estágio nº 11.788/2008, o Curso de Especialização em Nutrição Humana com área de concentração em Nutrição Clínica e Alimentação Institucional, visa em sua proposta pedagógica à realização de estágio não obrigatório. Havendo a realização do Estágio Profissional não obrigatório, o(a) coordenador(a) do curso será o responsável em fazer o acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário, bem como, assinar os relatórios dos estágios encaminhados pela parte concedente.




6. PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados em Nutrição.




7. VAGAS

Mínimo: 24 vagas




8. CARGA HORÁRIA (No mínimo, 360 h/a em sala de aula. As orientações do Trabalho de Conclusão de Curso não são computadas na carga horária do curso).

370 h/a




9. DURAÇÃO DO CURSO

Início das Aulas: (08 de março de 2013)

Término das Aulas: (30 de junho de 2014)

Tipo de trabalho de conclusão: ( ) Monografia

( X ) Outros – Especifique: Artigo científico



Período para orientações: junho a setembro de 2014

Prazo para entrega de Trabalho de Conclusão de Curso: outubro de 2014




10. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições são online e o Contrato se encontra disponível no portal da UNIPAR (www.unipar.br)

Período: de novembro de 2012 a março de 2013.




11. VALOR DO INVESTIMENTO

Inscrição: R$ 70,00

20 mensalidades de: R$ 350,00



Programa de Fidelidade e de Benefícios:

20% de desconto para egresso de 2012: 20 mensalidades de R$ 280,00

10% de desconto para egressos de anos anteriores a 2012: 20 mensalidades de R$ 315,00

50% de desconto para colaboradores: 20 mensalidades de R$ 175,00





12. DOCUMENTOS

11.1 - Fotocópia do Diploma

11.2 - Fotocópia do RG

11.3 - Fotocópia do CPF

11.4 – 01 Foto 3X4 recente



11.5 - Formulário a ser preenchido no ato da inscrição




13. CALENDÁRIO

Período

Semanal

Quinzenal

Outros




( )

( X )

( )

Dias

Manhã

8:00-12:00

Tarde

13:00-18:00

Noite

19:00-23:00

Quinta-feira

( )

( )

( )

Sexta-feira

( )

( )

( X )

Sábado

( X )

( X )

( )

Domingo

( )

( )

( )




14. GESTOR(A) PEDAGÓGICO(A)

Nome: Francielle Richetti Anschau

e-mail: franciellea@unipar.br

Titulação: Mestre

Área de Conhecimento: Saúde Coletiva

Instituição onde obteve o título: UEL




















Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
terapia intensiva
Conselho nacional
Curriculum vitae
oficial prefeitura
ensino médio
minas gerais
Boletim oficial
Concurso público
educaçÃo infantil
Universidade estadual
seletivo simplificado
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
Dispõe sobre
outras providências
recursos humanos
secretaria municipal
Conselho municipal
psicologia programa
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
Relatório técnico
Corte interamericana
público federal
ministério público