O trabalho do psicólogo no patronato de campo mourão aline Fernanda Cordeiro1, Sonia Maria Yassue Okido Rodrigues



Baixar 10,05 Kb.
Encontro02.03.2019
Tamanho10,05 Kb.

http://conccepar.grupointegrado.br/resumo/ltpgto-trabalho-do-psicampoacutelogo-no-patronato-de-campo-mourampatildeoltpgt/4125/3906

O TRABALHO DO PSICÓLOGO NO PATRONATO DE CAMPO MOURÃO

Aline Fernanda Cordeiro1, Sonia Maria Yassue Okido Rodrigues 1, Any Emanuela Sielski2

1 Unespar

2 Unicampo

Palavras-chave:

Programa Patronato, Psicologia Jurídica, Direitos Humanos, Ressocialização

Introdução e Objetivo

Este trabalho tem por objetivo conhecer as atividades realizadas pelo setor de Psicologia do Programa de Campo Mourão. O Programa Patronato é um órgão de execução penal em meio aberto e tem o intuito de promover ações de inclusão social dos assistidos através de fiscalização e acompanhamento do cumprimento das Penas Alternativas. O programa é formado por uma equipe multidisciplinar na qual o psicólogo faz parte, realizando triagens, para obter dados sobre a escolaridade, trabalho, relacionamento familiar e profissional, saúde mental, uso de substâncias psicoativas e expectativas futuras do assistido. Após esse processo, é realizada uma reunião com toda a equipe e  o assistido é  encaminhado para instituições em que melhor se enquadre, segundo as necessidades da instituição e do perfil psicológico do assistido. A Psicologia contribui com o Programa Patronato pela humanização do cumprimento das Alternativas Penais e a realização de mudanças positivas na vida do assistido.



Metodologia

A presente pesquisa surgiu com o desejo de conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre o Programa Patronato, mas especificamente as atividades realizadas pelo setor de Psicologia. Para tanto, utilizamos fichas de Entrevista Inicial, documentos que norteiam a prática sigilosa do Psicólogo, lista de instituições parceira, listas de mutirões, cartilhas e Relatórios realizados mensalmente por cada setor do Programa Patronato.



Resultados

           

O Programa Patronato de Campo Mourão é financiado com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)  e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) do Estado do Paraná. Para o desenvolvimento de suas atividades, conta com uma equipe multidisciplinar e o setor de Psicologia, realiza a entrevista psicológica, onde se busca o obter conhecimento a cerca do delito, vida do assistido, escolaridade, trabalho, saúde (psicológica e física), uso de substâncias psicoativas, relações com familiares e amigos, expectativas futuras, possíveis sofrimentos, elaboração do delito ou do tempo que passou na cadeia e expectativas futuras. Semanalmente é realizado uma reunião multidisciplinar, no qual o psicólogo compartilha com a equipe apenas informações necessárias, apresentando o perfil psicológico do assistido, para o melhor encaminhamento para a Prestação de Serviço Comunitário (PSC). Esta entrevista não possui caráter terapêutico, mas é ofertado atendimento psicológico para o assistido e familiares. O setor de psicologia é também como os demais, responsável por encontrar instituições parceiras mais adequado ao perfil do assistido, encaminhar e fiscalizar os assistidos em sua PSC. O Setor de Psicologia é responsável por agendar os mutirões, que são a PSC realizado de forma coletiva, além de planejar e preparar o sub-programa Saiba, o qual este tem por objetivo esclarecer os assistidos  acerca do uso de entorpecentes, que tem como princípio  a redução de danos. O trabalho do Psicólogo contribui grandemente com a equipe multidisciplinar, cuja finalidade última é a (efetivação da cidadania) e reinserção social.

Considerações Finais

O presente trabalho objetivou compreender o funcionamento, e significado do trabalho desenvolvido pelo Setor de Psicologia do Programa Patronato de Campo Mourão, bem como descrever as atividades realizadas que contribuem para a reinserção dos assistidos. Com isso percebemos a importância do trabalho do psicólogo na compreensão da estrutura e funcionamento da psique humana,  auxiliando-o no processo de ressocialização.



CONCCEPAR (1.:IX CONCCEPAR : Campo Mourão, PR).

Anais do IX CONCCEPAR: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná / Centro Universitário Integrado de Campo Mourão. - Campo Mourão, PR: Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, 2018.
1 . Eletrônica
ISSN 1983-7178



Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa