O sr. Luiz bittencourt (pmdb-go) Pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras e Srs Deputados



Baixar 7.58 Kb.
Encontro10.05.2018
Tamanho7.58 Kb.

O SR. LUIZ BITTENCOURT (PMDB-GO) Pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras e Srs Deputados. A comunidade católica da Paróquia São Paulo Apóstolo, que abrange o Setor Oeste, um dos mais populosos de Goiânia, está festejando com muito júbilo, os quatro decênios da ordenação sacerdotal do padre Geraldo Dias, ocorrida em Roma, no dia 19 de março de 1963. Pertencente à Pequena Obra da Divina Providência, ordem religiosa fundada por Dom Luís Orione, ele deu início ao seu ministério em Belo Horizonte, continuando depois na cidade paulista de Guararapes, em Juiz de Fora e em Araguaína, tornando-se nesta última cidade um dos principais colaboradores do bispo Dom Cornélio Chizzini, que administrou por muito tempo a Diocese de Tocantinópolis, hoje integrante do Estado do Tocantins.

Há oito anos está o padre Geraldo Dias em Goiânia e é o pároco da Igreja São Paulo Apóstolo, ali realizando uma obra social do mais alto alcance, sobretudo no que se refere ao trabalho assistencial às pessoas da Terceira Idade. Sob a sua administração constrói atualmente nas imediações da cidade a Casa do Idoso, constituída de três grandes blocos que deverão abrigar mais de 100 idosos. Ela está sendo instalada no Jardim Mirabel e a sua inauguração é prevista para o fim deste ano, eis que o respectivo projeto vem sendo executado com rapidez, contando com recursos provenientes de paroquianos e doadores de instituições privadas.

O padre Geraldo Dias é um homem de excepcional dinamismo, que não descansa no trabalho do seu ministério sacerdotal nem se deixa desanimar por eventuais obstáculos. Luta com denodo e vai perseguindo com obstinação o seu objetivo, sempre centrado na Doutrina Social da Igreja e obediente às normas disciplinares da Congregação Orionita. Em Belo Horizonte, Guararapes e Juiz de Fora realizou um trabalho magnífico de aconselhamento da juventude, principalmente na formação de seminaristas e de menores internos em diversas escolas, marcando presença também no magistério superior no exercício da cátedra de Filosofia e Teologia. Em sua missão pastoral esteve ainda em Curitiba e ali, na Cidade dos Meninos, realizou um trabalho de exitoso sucesso, pois muitos dos adolescentes por ele assistidos têm hoje famílias bem constituídas e ocupam funções de destaque na sociedade paranaense.

Na Paróquia São Paulo Apóstolo tem como coadjutores os padres Omar Dante Santúrio e Antônio Dalmasso, ambos orionitas que se dedicam integralmente ao serviço da Igreja e se encarregam de Pastorais como as da Saúde, da Juventude, da Família, do Dízimo e várias outras relativas à catequese. A Pastoral da Saúde por exemplo, atende nas especialidades de cardiologia, urologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, infectologia, ortopedia, clínica geral, odontologia, nutrição e psicologia. Conta com a ajuda de médicos e odontólogos paroquianos que seguem a orientação ditada conforme o humanismo e o sentimento de fraternidade cristã.



Preciso é dizer, nesta oportunidade, que o padre Geraldo Dias exerce o seu apostolado absolutamente fiel à cátedra de Pedro, exemplarmente também seguindo as regras de Dom Orione, que recebeu no mês de janeiro de 1902, a incumbência de Pio X para evangelizar a periferia de Roma. O beato fundador da Pequena Obra da Divina Providência esteve no Brasil em duas ocasiões e os meus discípulos se espalharam por diversas regiões do país, assumindo a responsabilidade do ensino e de tarefas vinculadas aos problemas sociais, entregando também aos seus missionários o encargo de anunciar o Evangelho com a máxima devoção à palavra bíblica. O pároco da Igreja São Paulo Apóstolo é um incansável evangelizador, intérprete fiel da Sagrada Escritura, missionário do bem, cidadão de modelar conduta, benfeitor dos desfavorecidos, conselheiro diligente dos jovens e de fluente palavra na pregação cotidiana da doutrina católica.

Apraz-me, Sr. Presidente, Sras e Srs Deputados, registrar os 40 anos de ordenação sacerdotal do padre Geraldo Dias, que conheço desde quando esteve à frente da Paróquia Rosa Mística, do Setor Bueno, bairro de Goiânia onde resido com a minha família. Quero deixar consignado nos anais da Câmara Federal as minhas efusivas congratulações ao benemérito religioso orionita e formular os meus mais sinceros votos para que prossiga a sua admirável trajetória de bem servir a Igreja e contribuir com o seu espirito de fé e solidariedade humana para divulgar o Evangelho na sua comunidade. É um registro que faço com a melhor satisfação pois é de justiça que se diga tratar esse homem de Deus como um sacerdote de integral dedicação a Deus e à Pátria. Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

Baixar 7.58 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa