O “revelar” da(S) infância(S) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital paraense



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O “REVELAR” DA(S) INFÂNCIA(S) PELAS FOTOGRAFIAS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA CAPITAL PARAENSE.
Elianne Barreto Sabino*

Lívia Sousa da Silva**

Sebastião Valério Silveira do Nascimento***

Laura Maria Silva Araújo Alves****



RESUMO: Este ensaio versa sobre a importância da fotografia enquanto documento histórico, que revela múltiplos significados; importando, sobretudo, o seu potencial enquanto linguagem representativa da infância e ou de uma concepção de infância construída no cenário da cidade de Belém do Pará, no período que compreende a primeira metade do século XX. O seguinte texto se constitui a partir de conexões entre aspectos sociais e discursivos envolvidos na fotografia, na medida em que o discurso de um se inscreve no discurso do outro; de onde se reflete sobre o que é ocultado ou revelado; neste sentido, linguagem e sociedade são indissociáveis. Desta forma, destacam-se duas seções principais: na primeira seção, discute-se a importância da fotografia enquanto documento histórico; quanto à segunda, detém analises sobre uma série de imagens de álbuns de família e revistas. Tomam-se como conclusivas as constatações a cerca da marginalização da infância pobre, que não se faz representada e cuja história não se conta por meio das fotografias da mesma forma como a infância das classes favorecidas, demonstrando o tratamento sociocultural diferenciado a depender das condições econômicas.
ABSTRACT: This essay focuses on the importance of photography as a historical document that reveals the multiple meanings in the matter here, its potential as a language of childhood and representative or a concept of childhood in the scenario built the city of Belem do Para, which includes the first half of the twentieth century. The text is, therefore, from the connections between discursive and social aspects involved in photography, to the extent that one's speech is part of the speech of others, leaving us to consider the extent to which it is hidden or revealed, the approach which, language and society are inseparable. To present the results of this research, we present two main sections: the first section, we discuss the importance of photography as historical document, with regard to the second, we analyzed a series of images from family albums and journals of the time, the latter the only medium in which image registration is found of poor children. We take as conclusive findings about the marginalization of poor children who are not represented and whose history does not account, by means of photographs in the same way as the children of the upper classes, demonstrating the socio-cultural differential treatment depending on the conditions economic.




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