O museu de Arte Contemporânea, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, recebe, no dia 24 de junho, três artistas e suas exposições que vão de pintura à instalação, até na parte externa do museu



Baixar 7,99 Kb.
Encontro30.09.2018
Tamanho7,99 Kb.

Propostas contemporâneas

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (R. Desembargador Westphalen, 16 - Centro), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta as exposições dos artistas Carlos Zílio (RJ), Flávia Duzzo (RS) e Geraldo Zamproni (PR) que trabalham com propostas contemporâneas distintas que vão da pintura à instalação, até na parte externa do museu. As mostras têm entrada franca e permanecem em cartaz até o dia 12 de setembro.

O carioca Carlos Zílio vai expor pela primeira vez em Curitiba. Em conversa com a direção do Museu, o artista escolheu como espaço para suas obras a Sala Theodoro de Bonna. O trabalho de Zilio investiga as possibilidades do campo pictórico e tem sua prática artística, atualmente, marcada pelo conceitualismo. Nessa exposição ele faz uma reavaliação do modernismo brasileiro, que lhe exige repensar a própria maneira de conceber a história e a arte. “Um problema do meu trabalho é esse: estou sempre rompendo comigo mesmo”, diz o artista. As obras são representações de tamanduás, dentro do campo abstrato e da reduzida paleta de três cores em esmalte sintético, acentuado pelas margens brancas das telas.

Carlos Zilio é pintor e professor. Dedica-se às artes plásticas desde 1965. Estudou com Iberê Camargo. Formado pelo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro e, posteriormente, cursou Psicologia. Fez doutorado em História da Arte na França.

Na exposição de Flávia Duzzo o procedimento é padrão: vários círculos pequenos feitos à caneta sobre um plano branco. Essas bolinhas têm tamanhos pouco variados e as cores seguem tons parecidos em cada obra, cores de canetas esferográficas mesmo. “De longe, é uma massa de cor que varia sutilmente em cada área e de perto, podemos enxergar o minucioso desenho que a compõe”, explica a artista.

Flávia Duzzo é artista, pesquisadora e professora. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), especialização em Linguagem Artística Contemporânea pela UDESC (2000), graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984).

O trabalho do arquiteto Geraldo Zamproni, da série Sustentabilidade, é formado por elementos arquitetônicos que passam a idéia do inacabado, do que ainda está em processo de construção. São colunas, blocos de concreto, jardins e outros materiais que compõem módulos ligados por um zíper. Fazendo relação a algo que pode ser trocado de lugar a qualquer momento, soltos e presos com facilidade, de acordo as a necessidade do ambiente. Segundo o artista, usar o zíper para conectar elementos arquitetônicos aborda a rápida possibilidade de construção ou desconstrução de estruturas e aproxima a arquitetura do campo da moda, onde as tendências passam rápido.

Geraldo Zamproni é formado em Arquitetura e Urbanismo, já participou de exposições em diferentes lugares do Brasil, como São Paulo, Paraíba, Ceará e Bahia, e também no exterior – Argentina, Espanha, Estados Unidos e Japão.


Serviço:

Exposições de Carlos Zílio (RJ), Flávia Duzzo (RS) e Geraldo Zamproni (PR) no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Rua Des. Westphalen, 16 - Curitiba), do dia 24 de junho a 12 de setembro. Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Entrada franca.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa