O dep. Flávio bezerra



Baixar 6.78 Kb.
Encontro15.08.2018
Tamanho6.78 Kb.

O Dep. FLÁVIO BEZERRA (PMDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Senhor Presidente, Senhoras e senhores Deputados;

Venho hoje a esta Tribuna para falar de esporte. Como todos sabem, o esporte movimenta milhões de pessoas e de dólares em todo o planeta. Muitos praticam por dinheiro, outros por prazer e ainda há os que praticam para manter a saúde perfeita.

O esporte, sem dúvida, deve fazer parte do cotidiano de todo ser humano, pois, é comprovado que qualquer atividade esportiva exerce uma influência benéfica muito relevante na vida de quem pratica, especialmente os esportes radicais.

Mas o que são esportes radicais? Tais esportes são assim considerados porque oferecem mais riscos do que os esportes em geral, o que os tornam mais emocionantes, já que exigem um maior esforço físico e maior controle emocional. Eles também são assim chamados porque estão envolvidos em situações extremas de limite físico ou psicológico dos participantes.

No início, eram considerados esportes radicais a prática do pára-quedismo, snow board e vôo livre. Com o tempo, atividades como o rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos esportes de aventura.

Segundo especialistas, estas atividades fazem muito bem à saúde, mas exigem um certo preparo físico. Por isso, antes de investir em qualquer uma destas práticas o atleta iniciante deve se informar do que é preciso saber ou fazer para exercitar-se com segurança.

Na maior parte dos casos, o principal motivo das pessoas abandonarem o conforto das cidades grandes para praticar o esporte radical é que a atividade esportiva funciona como uma válvula de escape para o stress urbano, originado por excesso de trabalho, má alimentação, violência e o caos do trânsito. A prática dos esportes de aventura pode auxiliar ainda na perda de peso. Quem não se lembra da escalada? Uma prática pioneira entre os esportes radicais considerada inimiga do excesso de calorias.

Nosso corpo não foi feito para andar de carro ou ficar sentado em um escritório o dia todo. Muita gente sofre de dores lombares por falta de exercícios físicos, pois, fomos feitos para correr, nadar, escalar e muito mais. Precisamos explorar o verdadeiro potencial dessa máquina chamada corpo humano.

É pensando no bem estar de todos, que cobro do Governo Federal mais investimentos na área esportiva. Precisamos incentivar o brasileiro a praticar esporte, assim, teremos uma redução no número de pessoas com nervos atrofiados, problemas de coluna e dores lombares procurando os hospitais para se tratarem. Teremos também a redução no índice de violência uma vez que o esporte é um meio de inclusão social que resgata a dignidade da pessoa e ressocializa aqueles que já se envolveram com algum tipo de crime.

Quem sabe assim, no futuro, teremos mais competidores preparados para as olimpíadas, porque até agora o Brasil não tem sido destaque nem aqui e nem na China.



Era o que tinha a dizer. Muito obrigado Sr. Presidente.

Baixar 6.78 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa