Normas de Estágio para modalidades: Remunerado e Voluntário



Baixar 12,69 Kb.
Encontro30.03.2018
Tamanho12,69 Kb.

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório para modalidades: Remunerado e Não Remunerado

Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes

- Psicologia -




Objetivos do estágio

O estágio, em consonância com o currículo do curso de Psicologia da Feevale, tem por objetivo dar ao aluno a possibilidade de exercitar, em atividades práticas, as competências relativas às habilidades desenvolvidas no núcleo básico de formação de psicólogo. As atividades dos estágios também serão eminentemente práticas, incluindo avaliações, planejamento e execução de intervenções nas áreas de Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, Saúde Mental, Trabalho e Organizações ou Saúde Mental e Esporte. As atividades devem permitir ao acadêmico estagiário ampliar seus conhecimentos e colocar-se em contato com a realidade da atuação do profissional de Psicologia.

O estagiário de Psicologia poderá atuar em instituições públicas e privadas, como : empresas, hospitais,unidades básicas de saúde, escolas, creches e universidades.

Critérios:

Somente será permitido o estágio extracurricular após a conclusão das disciplinas de Estágio Básico I e II.

Não é permitido ao estagiário executar atividades privativas do psicólogo, previstas em lei, sem a supervisão e acompanhamento de psicólogo devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia, que deverá estar presente durante o período de permanência do estagiário na instituição.

O estagiário deve exercer as atividades de estágio sempre acompanhado de seu supervisor local.

O exercício de atividades na qualidade de psicólogo por parte de estudantes de Psicologia configura exercício ilegal da profissão. Portanto, o acadêmico não poderá substituir o psicólogo do setor ou da unidade na ausência do mesmo.

A instituição de saúde contratante deve inteirar-se do calendário escolar e horário das aulas do curso de graduação em Psicologia, evitando, com isso, prejuízo na formação dos acadêmicos.

O planejamento, supervisão e avaliação das atividades de estágio extracurricular deverão ser realizados pelo psicólogo que atua na instituição concedente de estágio, com a co-responsabilidade da instituição de ensino.

Atividades de estágio a serem desenvolvidas:


  • auxiliar em processos de avaliação psicológica;

  • auxiliar em entrevistas individuais e coletivas;

  • auxiliar em entrevistas de acolhimentos e triagem;

  • auxiliar na organização de grupos;

  • auxiliar no recrutamento, seleção e acompanhamento funcional;

  • auxiliar em assessorias a chefias.

Normas relacionadas à estágio do conselho profissional, sindicato, etc...

A Resolução CFP nº 18/00 (Art. 50) estabelece que o psicólogo supervisor de estágio deve estar inscrito no Conselho Regional da jurisdição onde exerce sua atividade; será responsável direto pela aplicação adequada dos métodos e técnicas psicológicas e pelo respeito à ética profissional e deverá respeitar a legislação federal específica sobre estágio. Só pode ser estagiário de Psicologia estudante do ciclo profissional de Curso de Graduação de Psicologia, regularmente matriculado, cursando disciplina profissionalizante, devendo o curso estar com situação regular junto ao MEC.



Como regularizar um estágio?

A instituição, entidade ou empresa interessada em conceder estágio deve formalizar seu interesse junto à instituição de ensino, descrevendo as atividades que terá o estagiário e os horários, encaminhando também o curriculum vitae do psicólogo responsável. A instituição de ensino, com base nas informações e julgando pertinente para a formação dos alunos, providenciará a formalização de um Convênio ou instrumento similar e informará quais os alunos que dispõem de condições, em função das disciplinas cursadas. A instituição concedente poderá, então, proceder à inscrição e realizar processo seletivo com os inscritos, formalizando Termo de Compromisso com os selecionados, com a interveniência da instituição de ensino. Em períodos regulares, o estagiário e o psicólogo da instituição concedente encaminharão relatórios à instituição de ensino sobre as atividades desenvolvidas, para acompanhamento e avaliação. Estágios realizados em locais onde não há psicólogo contratado será possível, desde que um psicólogo/professor do curso se disponha a supervisionar as atividades, assumindo a responsabilidade pelos mesmos. Os Conselhos de Psicologia, em parceria com a ABEP e as Instituições de Ensino, estão empenhados na busca contínua da regularização e qualificação dos estágios de Psicologia.



Áreas de atuação:

  • Psicologia Institucional;

  • Psicologia Organizacional;

  • Psicologia Comunitária;

  • Psicologia Escolar;

Novo Hamburgo, 01 de junho de 2004.

Profª Ms. Ana Beatriz Guerra Mello


Coordenadora do curso de Psicologia





Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa