Noção De Socialização



Baixar 37,08 Kb.
Página1/12
Encontro11.08.2018
Tamanho37,08 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12

RESUMO DE SOCIOLOGIA
Unidade letiva 3

3.1. Socialização – Caraterísticas, Mecanismos e Agentes


Noção De Socialização


Socialização → processo de carácter dinâmico, duradouro, global e interativo através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas próprias da sociedade a que pertencem. Deste modo, tem como objetivo a integração do indivíduo nos variados grupos a que irá pertencer ao longo da sua vida.

Socialização Primária E Socialização Secundária (X)


O processo de socialização, ainda que particularmente significativo durante a infância e a adolescência, continua presente durante o resto da vida dos indivíduos, o que os leva a aprender e modificar os seus comportamentos de uma forma contínua e constante:
Na infância e adolescência, os indivíduos aprendem os valores fundamentais e as condutas básicas que lhes permitem comunicar com os outros agentes sociais e adquirem os primeiros conhecimentos do mundo que os rodeia – socialização primária.
Após esta fase inicial do processo de socialização, embora permanecendo a aprender e a interiorizar comportamentos e a adaptar-se a normas sociais, os indivíduos têm de fazer face a novas situações, como arranjar um emprego ou formar uma família – socialização secundária.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal