Nascido em sorali, vila na regiao de viatka, no ano de 1857, teve uma infancia dificil. Teve a chance de estudar numa das escolas mais antigas da Russia. Seguindo para a Academia Militar Medica de Sao Peterburgo em 1873



Baixar 41 Kb.
Encontro11.05.2018
Tamanho41 Kb.

bechterev

nascido em sorali, vila na regiao de viatka, no ano de 1857, teve uma infancia dificil. Teve a chance de estudar numa das escolas mais antigas da Russia. Seguindo para a Academia Militar Medica de Sao Peterburgo em 1873. Simultaneamente começou a atender a Academia Medica e Cirurgiã de Sao Peterburgo, onde desenvolveu seu interesse por neuropatologia e psiquiatria. Russia entra em guerra com o Imperio Ottomano, Bechterev voluntaria-se como medico. Ao retornar da guerra, retorna aos estudos e estagia numa clinica para doenças mentais e do sistema nervoso, no Instituto do Desenvolvimento Medico. Neste momento, por volta de 1876, Bechterev começa suas pesquisas. Ao graduar-se, Bechterev começa a trabalhar em uma clinica psiquiatrica onde inspira-se para começar seus estudos sobre a anatomia e fisiologia do cerebro.

Em 1880 Bechterev começa a publicar suas pesquisas. Em 1881 recebe seu doutorado com a tese "Estudos clinicos de temperaturas em alguns tipos de problemas mentais", assim tornando-se docente em diagnosticos de doenças do sistema nervoso.
Em 1882 destaca-se com uma de suas pesquisas: Os caminhos condutores do cerebro e medula espinhal. Em 1884 publica 58 trabalhos cientificos sobre as funções do cerebro. Realizou trabalhos juntos das grandes mentes da psicologia e psiquiatria como Wundt. Entao, em 1886, montou o primeiro laboratorio de psicologia experimental da Russia para estudar o sistema nervoso e as estruturas do cerebro. Bechterev com seus estudos deduz que ha zonas dentro do cerebro e cada zona possui funçoes especificas. Seguindo uma troca de universidades e cargos, então retornando a Academia Militar Medica de Sao Peterburgo como diretor do departamento de doenças mentais e nervosas. Espoca no qual apresentou entre 14 e 24 trabalhos cientificos, lançou a revista Nevrologichesky Vestinik, primeira revista russa sobre doenças do sistema nervoso. Começa então a lançar suas teorias não apenas como teses isoladas, mas em livros completos: Caminhos do Cerebro e Medula Ossea; Mente e a Vida; Teoria dos Fundamentos das Funções Cerebrais. Este ultimo onde sugere uma teoria sobre o reflexo. No ser humano o reflexo é mediado pelo Arco Reflexo, uma ligaçnao nervosa responsavel pela ação do reflexo. Bechterev acreditava que o cerebro possuia uma energia ativa que buscava centralizar-se ao centro do proprio cerebro, e quando isso acontecia, as outras regioes do cerebro ficavam em estado inibido, propicio ao comportamento de reflexo. Sua teoria levaria ao conceito de estimulo e resposta ou behaviorismo. Ao que Bechterev iniciava seus estudos sobre reflexo, simultanea Ivan Pavlov fazia o mesmo. Seus estudos de reflexos associados a respostas de mudanças no ambiente, levaram Pavlov e Bechterev a uma grande rivalidade. Seus estudos paralelos chegavam a mesma conclusões e nomeclaturas similares: o que para um nomeava reflexo condicionado o outro nomeava reflexo associado. Ambos viriam a criticarem um ao outro por muito tempo. As teorias e pesquisas de Bechterev viriam a influenciar e incorporarem a Reflexologia, Gestalt e o behaviorism.
Ivan Petrovich Pavlov

Nascido em Ryazan no ano de 1849. Formado em fisiologia na universidade de Sao Petesburgo e conquistou o doutorado em 1879.

Durante a decada de 1890, Pavlov começa seus estudos do funcionamento das funções gastricas. Seu estudo era baseado na coleta e analise da saliva de cães em resposta a comida em diferentes circuntâncias. Em ordem para realizar tais estudos, Pavlov cortava a linha maxilar dos cães anexando a elas coletores. Outros cães permaneciam com o abdomem aberto de forma a expor seu aparelho digestivo. Para induzir ao reflexo da salivação, Pavlov passou a estudar o comportamento animal. Utilizando conceitos de estimulo e resposta. Em 1904 ganhou o Premio Nobel de fisiologia por seus estudos sobre o aparelho digestivo publicados em O Funcionamentos Das Glândulas Digestivas. Seus estudos envolviam extrair porções do sistema digestivo animal, cortar ligações nervosas para determinar seu efeito, implantar fistulas entre orgãos digestivos e instalar uma bolsa exterior para examinar os conteúdos dos orgãos. Pavlov estende seus estudos a varias áreas de fisiologia e neurologia. Estuda Temperamento, condicionamento, ações de reflexo involuntário.

Seus estudos seguiram por reflexo involuntário ao estresse e dor. Estudo ao qual deliberou sobre as definições dos quatro temperamentos; os agrupando em nova nomeclatura para: Tipo forte e impetuoso, o tipo equilibrado forte e quieto, o tipo equilibrado e vivaz e o tipo fraco. Seus estudos seguiram para a Inibição Transmarginal (TMI). Este estudo mostrou como todos temperamentos responderam ao estimulo da mesma forma. Porem diferentes temperamentos possuem tempo de resposta diferenciados.

Seus trabalhos tiveram uma certa dificuldade em serem expostos fora da Russia e, principalmente, fora da União Soviética. As traduções acredita-se eram realizadas com a ajuda de seu assistente Ivan Filippovitch Tolochinov. Seus trabalhos foram então "descobertos" por John B. Watson.
John B. Watson

Nascido no ano de 1878 em Travelers Rest, Carolina do Sul, EUA. Estudante precoce, entrou na universidade na idade de 16 anos, a deixando com a idade de 21 e um diploma de mestre em fisiologia. Retornando aos estudos na Universidade de Chigado para estudar filosofia, foi muito influenciado por fisiologistas que acreditavam na química e fisica como responsáveis pelo comportamento, e não uma suposta força vital, afirmando que todo comportamento era ditado por instinto e respostas a estímulos aprendidos.

Durante seus estudos de filosofia, Watson aprendeu muito sobre análise objetiva. Nessa mesma época tem acesso aos trabalhos de Ivan Mikhailovich Sechenov e Vladimir Bekhterev. Mais tarde conhecendo e tornando-se interessado nos trabalhos de Ivan Pavlov.

Em 1913 Watson publica o artigo Psicologia Como os Behavioristas a Vêem. Na segunda frase do primeiro parágrafo Watson parafraseia a definição de behaviorismo feita por Pavlov por volta de 1904: "A finalidade teórica é a previsão e controle do comportamento". Seu artigo falha em delimitar os princípios do comportamento. Watson negligenciava estudos das áreas subjetivas da mente, isolando sua área de estudo. Apenas em 1916 considera a porção maior dos estudos de Pavlov utilizando sua definição de comportamento. Watson não teve impacto no meio filosófico e suas obras foram desconsideradas por sua fragilidade teórica e falta de estrutura básica, não afetando a eugemonia que o Estruturalismo tinha na época. Watson depois apresentou outra teoria de sobre como o pensamento era uma forma de fala subvocal. Teoria que também não era dele (pertência a H. S. curtis).

Sua teoria behaviorista focava na reação com o ambiente, o comportamento externo, em parte ignorando a parte interna, o estado mental dos pesquisados. Assim insistia sobre o estudo objetivo e metódico do comportamento humano de forma quantificável. Sua tese muito se contribuía de principios evolucionários e o empirismo.

Watson insistia que podia programar o comportamento de qualquer pessoa, criança ou animal. Afirmação não comprovada.

John B. Watson torna-se apenas uma figura central quando seus estudos são adicionados ao estudo acadêmico da Psicologia em 1950. Seus artigos não especificarem o fundamento de suas idéias (reconhecendo suas fontes) ignorando os Soviéticos e a Guerra Fria denotam um fato importante.

Mais tarde Watson ainda a copiar Pavlov realiza o experimento chamado Pequeno Albert, onde tenta instalar uma fobia em um bebê de 11 meses. Estudo que Pavlov estava realizando pouco antes.


Com isso fechamos o Behaviorismo Clássico. Sua definição sendo o Stimulus-Response, onde o estímulo ambiental (externo) gera uma reação de reflexo em certas funções comportamentais. Este reflexo podendo ser programado para reações construídas. Nota-se que muitos comportamentos não puderam ser modelados pela técnica utilizada neste período do behaviorismo.
O Neobehaviorismo ou Behaviorismo Radical

Skinner, um estudante rebelde e impaciente, matricula-se no departamento de Psicologia da Universidade de Harvard aos 24 anos. Controverse ao que considerava idéias uninteligíveis. Em William Crozier, diretor do Departamento de Fisiologia, encontrou um mentor tao caustico quanto. E o incentivo a experimentação comportamental tomou forma.

Uma variação do behaviorismo clássico. Onde o conceito dicotomico (stimulus-response):

S --> R


O estímulo ambiental causa uma resposta fisiológica. Reações involuntárias: chorar descascando cebola, piscar os olhos com um cisco, recuar a parte do corpo ferida no momento de dor, etc.

Esta teoria torna-se tricotômica quando Burrhus F. Skinner adiciona o comportamento operante. Este comportamento adiciona a capacidade de gerar a mudança ambiental. Através do estímulo ambiental aumenta a probablidade de uma resposta (Sd = estímulo discriminativo), reconhecendo uma consequência (R = resposta) e, então, um estímulo de reforço podendo este ser positivo ou negativo incentivando ou inibindo o comportamento em situações similares posteriores (Sr = estímulo reforçador).

Sd --> R --> Sr

Skinner então percebeu que o ser humano (e outros animais), atuam mudando e explorando seu ambiente a todo o tempo e como essa ação gerava aprendizado. Ao ajustar as contigências do reforço produzidos pelo estímulo, podia criar o aprendizado de um comportamento padrão. Esta nova abordagem ao behaviorismo foi publicada por Skinner em 1945 sob o título Ciência E O Comportamento Humano.

Assim o Behaviorismo Radical propõe o modelo de seleção por consequências. Modelo de condicionamento não-linear e probabilístico.

Skinner seguiu então a definir os comportamentos como selecionados através da tríplice contigência:

1 - Nível filogenético

Aspectos biológicos da espécie e hereditariedade individual.

2 - Nível ontogenético

Referencia toda história de vida individual (experimentações já realizadas).

3 - Nível cultural

Conduta humana influência pela cultura.

A interação dessas três forças geraria a seleção de comportamentos.
Analise Comportamental

A partir de 2007, a analise comportamental, ou behaviorismo moderno, continua a desenvolver-se. Seus interesses variam enormemente. Entre eles: autismo, psicologia cultural, psicologia clinica, comportamento verbal, gerenciamento comportamental de organizações (OBM), etc. Novas abordagens descritas como Pós-Skinner surgem com certa força como o desenvolvimento de estudos e aplicações relacionada a linguagem e cognição na RFT (Relational Frame Theory / Teoria da moldura relacionada).


Limitações do Behaviorismo

O Behaviorismo Radical de Skinner apresenta grande evolução em relação aos conceitos de Pavlov e Bechterev. Ainda assim, Skinner buscava uma ciência empírica e materialista. Não permitia influência por parte psicologia cognitiva. No início dos anos 70, onde a Física encontrava-se presa em uma 'rua sem saída', a reavaliação do universo como não apenas o perceptível pelos 5 sentidos (Visão, audição, paladar, tato e olfato), junto a reavaliação do postulado de expansão universal de Einstein, permitiu a esta e outras ciências voltassem a avançar em suas formas de análise. Entre seu novo postulado estava a afirmação dos valores abstratos como imaginação e sua relação com o funcionamento do cérebro. Estes conceitos e avanços tecnológicos levaram todo o foco as neurociências. Este foco permitiu grande incentivo aos conceitos cognitivos. Como behavioristas e cognitivistas nunca estiveram em paz, a atual supremacia de um significa a atual infeiorização do outro.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa